Logo Zignet branco

| Blog

Revisão do carro para viajar no carnaval

Revisão veicular antes da viagem do Carnaval
Índice do conteúdo

Aproveite muito mais a viagem de carnaval colocando a revisão do carro na bagagem e caia na estrada com toda a segurança que o feriadão merece!

Estradas cheias, motoristas apressados e engarrafamentos. Nada disso afeta a animação de quem esperou o ano inteiro pela viagem de carnaval. Mas, junto com a alegria e o bom humor da ocasião, é preciso levar na bagagem muita atenção ao trânsito e providenciar um item indispensável: a revisão do carro.

E revisão de carro é um assunto que precisa ser levado a sério. Além dos problemas mecânicos que podem aparecer em peças antigas ou defeituosas por causa do percurso longo ou pelo “anda e para” dos congestionamentos, o descuido com o veículo pode gerar infrações e penalidades.

Por isso, se você já está planejando a viagem de carnaval, leia até o fim esse artigo e saiba tudo o que é preciso sobre a revisão de carro antes de viajar!

 

O que é a revisão de carro e por que é tão importante

Antes de pegar a estrada é muito importante colocar o funcionamento do veículo em dia e isso só é possível com uma revisão de carro. Essa é a oportunidade para checar itens essenciais para o bom funcionamento do motor, da parte elétrica e da aderência à pista, garantindo estabilidade e conforto ao viajar, inclusive em condições adversas.

A revisão de carro antes da viagem é muito importante para a segurança no trânsito e para evitar gastos e aborrecimentos sem necessidade, mas, acima de tudo e independente de viagens, é fundamental que qualquer tipo de veículo passe por manutenções regulares.

Conheça os tipos de manutenção

Basicamente há 3 tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva. A preventiva é uma forma de manter o funcionamento do veículo o mais próximo possível das condições originais de fábrica. 

Ela visa prolongar a vida útil do automóvel, garantindo também a segurança e o desempenho do veículo, identificando problemas logo em seu início e evitando que se tornem uma dor de cabeça.

Já a preditiva é uma manutenção cujo foco é o acompanhamento da atividade do veículo, e deve ocorrer sempre que for detectado algo estranho, como um barulho diferente ou qualquer comportamento incomum. 

Segundo estudo da McKinsey, a manutenção preditiva aumenta a vida útil da máquina entre 20% e 40%. Para quem trabalha com o carro, atenção: o levantamento mostra que ela reduz entre 30% e 50% o tempo de inatividade do motor para reparo.

 

Saiba o que verificar na revisão de carro antes da viagem de carnaval

A revisão de carro aumenta o conforto ao viajar, aumenta a estabilidade ao dirigir e ainda promove a diminuição de ruídos/barulhos que podem atrapalhar a viagem de carnaval.

Para isso, é interessante conhecer os principais itens que devem ser checados e que vão te ajudar a ter uma viagem tranquila, mesmo que o destino seja distante ou a estrada esteja cheia. Veja quais são:

Pneus

Eles devem ser checados regularmente, mas antes de viajar é fundamental verificar as condições de rodagem dos 5 pneus (não esqueça do estepe). 

Dependendo do desgaste, pode ser preciso trocá-los. Essa verificação você faz pelo TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu), aquelas saliências localizadas entre as ranhuras do pneu. 

As elevações de borracha presentes no sulco, não devem ser inferiores a 1,6 mm de altura. Se estiverem, o pneu é considerado “careca” e perigoso para rodar por causa da falta de aderência.

Atenção também à calibragem, que deve considerar o peso dos passageiros e da bagagem. As libras devem seguir as orientações do fabricante para cada caso.

Óleos, fluidos e filtros

É muito importante que o óleo seja trocado conforme as instruções no manual do fabricante, sempre com o produto indicado por ele. Como não dá para saber visualmente se ele está bom ou não, é preciso seguir o calendário de troca à risca. 

Mas fumaça saindo pelo escapamento é sinal de problema sério no motor e a manutenção deve ser feita imediatamente. 

Verifique o estado e a necessidade de troca dos filtros de óleo, do motor e do combustível, assim como do ar-condicionado. Os fluidos merecem a mesma atenção.

Freios

A revisão de carro deve incluir discos e pastilhas de freios, principalmente se houver chiados ou ruídos ao frear. Verifique também o freio de mão. Qualquer falha no sistema pode causar acidentes graves.

Sistema elétrico

O sistema elétrico inclui a bateria, alternador, fusíveis e todas as luzes internas e externas do veículo, inclusive faróis, lanternas e luz de ré. Esses itens são essenciais para o bom funcionamento do carro, mas ainda mais importantes em casos de chuva, neblina ou direção noturna.

Vidros e espelhos

Todos os vidros do veículo devem estar inteiros, sem qualquer rachadura – e o limpador do para-brisa tem que estar funcionando. Providencie a substituição se houver uma lanterna quebrada, por exemplo, mesmo que seja um pedaço ínfimo.

 

Falta de revisão do carro pode gerar multas

Para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a falta de revisão de carro não é apenas uma questão de descuido. Para a legislação, o motorista pode estar cometendo uma infração – leve, média, grave ou gravíssima, dependendo do item quebrado ou se houver um acidente causado pelo mau estado de conservação do veículo.

Além disso, só o fato de o veículo estar mal conservado já é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo. 

Para o CTB, algumas das características que geram multa são danos na lataria, bancos soltos, ausência de cinto de segurança, defeito no volante, para-brisas trincado e pneu careca. 

 

Mantenha a manutenção do carro em dia e viaje com segurança no carnaval

Como você viu, a revisão do carro é essencial para fazer uma viagem de carnaval tranquila e segura, sem preocupação com problemas mecânicos ou elétricos, nem com a fiscalização.

Manter o carro em bom estado de conservação é uma atitude responsável consigo mesmo, seus passageiros e também com as outras pessoas nas estradas. 

No Blog da Zignet você se mantêm sempre bem informado sobre direção defensiva e segurança no trânsito, além de receber as melhores dicas para manter toda a documentação em dia.

Pensando em trocar de carro? Então aproveite para conhecer as vantagens e desvantagens de ter um carro elétrico!

Avalie este post
Foto de Paulo Lofreta Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações