Logo Zignet branco

| Blog

Carro automático: vale a pena? Principais vantagens e desvantagens

Carros com câmbio automático
Índice do conteúdo

Sabia que o carro automático está cada vez mais popular? Conheça agora as vantagens e desvantagens desse tipo de câmbio!

Não resta dúvida que o conforto de ter um veículo bem equipado faz toda diferença durante a mobilidade. E a preferência nacional pelo carro automático é uma prova disso. 

De acordo com a consultoria S&P Global, em 2022, 60% dos carros vendidos no Brasil eram automáticos. E, segundo um levantamento da Bright Consulting, até 2030 apenas 5% dos carros terão câmbio manual. 

Mesmo assim, a previsão mostra que este percentual será restrito a alguns nichos, como os dos carros esportivos ou dos que são produzidos sob encomenda.

Mas o que faz o carro automático ser tão especial? Será que vale mesmo a pena? Leia esse artigo até o fim para descobrir as vantagens e desvantagens que a Zignet levantou sobre esse tipo de transmissão!

 

Antes de tudo, saiba a principal diferença entre um carro automático e manual

Principalmente para quem fica muitas horas no trânsito, o carro automático oferece um conforto significativo. Sem pedal de embreagem nem necessidade de trocar de marchas, esse modelo de transmissão vem se tornando cada vez mais popular.

Na verdade há vários tipos de câmbio, mas o automático e o manual são os principais. E é importante entender a diferença entre eles para escolher o melhor modelo de carro na hora da compra.

Câmbio manual

O câmbio manual é o mais comum, composto por várias peças, como embreagem, pedal da embreagem e a alavanca do câmbio.

Assim, como o próprio nome já diz, o motorista precisa fazer a troca de marcha manualmente pela alavanca, sempre apertando o pedal da embreagem, que controla a força gerada pelo motor. 

No câmbio manual, presente nas autoescolas, o motorista tem mais flexibilidade e controle sobre a velocidade e a potência desejada. É o modelo preferido por quem realmente gosta e entende de direção, como os pilotos profissionais esportivos, por exemplo.

Câmbio automático

Já o câmbio automático faz praticamente tudo sozinho. Para começar, não existe pedal de embreagem, funcionando através de um conversor de torque e um conjunto de discos. Assim, o sistema tecnológico identifica a hora de trocar a marcha e controla os discos. 

O carro automático também tem uma alavanca de câmbio, mas, apesar da diferença entre os vários modelos, de um modo geral a troca é bem menos frequente do que na manual. Basicamente ela é feita para marchas de força, ré e ponto morto (neutro).

 

Conheça as principais vantagens de carros com câmbio automático

Não é à toa que o carro automático tem sido a escolha cada vez mais frequente no país. Conheça agora as suas principais vantagens:

Maior conforto e suavidade ao dirigir

O câmbio automático permite que o motorista descanse a perna esquerda por não ter pedal de embreagem e não precise adequar a marcha frequentemente. 

Assim a direção fica muito mais confortável, principalmente em engarrafamentos. Aliás, sem o pedal da embreagem, que precisa ser tocado com muita frequência, a tendência é que as dores nas costas sejam reduzidas ou eliminadas.

Por outro lado, a transmissão automática faz a troca de marchas de forma mais precisa, rápida e suave, favorecendo a performance geral do carro.

Durabilidade e segurança do veículo

Como o motorista não precisa ficar trocando de marchas, as duas mãos podem ficar mais tempo no volante, melhorando a segurança no trânsito. Aliás, ela também é beneficiada pelo conforto, já que há menos desgaste físico de quem está dirigindo, já que o cansaço também influencia na perda de foco na direção.

Além disso, como o câmbio automático é projetado para ter a maior eficiência possível, todo o sistema opera dentro dos parâmetros determinados pelo fabricante. Dessa forma há menos desgaste dos componentes, aumentando a sua durabilidade.

 

Agora, fique por dentro dos pontos negativos

Apesar das vantagens significativas, também há pontos negativos no carro automático. Veja quais são:

Valor de compra e manutenção mais caros

Não há dúvida de que o câmbio automático está cada vez mais popular, porém mesmo assim ele ainda é mais caro do que o manual. Isso acaba se revertendo em uma diferença de preço significativa em relação ao modelo tradicional.

Então, como o sistema é mais caro de ser produzido, o automóvel também tem seu preço final maior do que o mesmo modelo com câmbio manual.

A manutenção também é mais cara, uma vez que todo o sistema é mais complexo. A tecnologia demanda profissionais especializados e oficinas muito bem equipadas para os reparos serem realizados de forma eficiente.

Por outro lado, o câmbio automático precisa de trocas regulares do óleo da caixa de marcha, o que também demanda mais atenção com as manutenções preventivas.

Maior consumo de combustível

Um ponto importante é que o sistema automático é mais pesado do que o manual, exigindo também mais potência do motor, até porque a maioria prioriza a troca na maior faixa de torque. 

Assim, essa demora na troca de marcha, aliada ao peso do sistema, impacta o consumo de combustível do carro automático, que acaba sendo maior.

Entretanto, já existem caixas automáticas mais modernas combinadas com motores mais potentes que deixam o consumo bem próximo do carro manual. E, além disso, a prática de uma direção segura e econômica também pode reduzir o consumo do carro automático.

 

A Zignet te ajuda a fazer a melhor escolha!

Para escolher entre carro automático ou manual, é importante pensar no que você precisa. Se o orçamento anda apertado e o que você precisa é de um carro econômico, o câmbio manual é a melhor opção.

Mas se você está cansado de dirigir ou usa o carro com muita frequência, o câmbio automático vai oferecer mais vantagens. 

Seja como for, a Zignet te ajuda com as melhores informações sobre direção e segurança no trânsito, com dicas importantes no nosso Blog.

Nós te ajudamos também a manter toda a documentação em dia e não ter dívidas vinculadas à sua placa. Basta colocar o número na placa na plataforma Zignet e em instantes você conhece todos os débitos veiculares e pode quitar tudo em até 12X no cartão de crédito.

Venha conferir todas as facilidades no site da Zignet e siga tranquilo!

Avalie este post

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações