Logo Zignet branco

| Blog

Maio Amarelo: como promover a paz e a segurança no trânsito?

Leia em 5 minutos
Trânsito amarelo
Índice do conteúdo

O trânsito é um assunto que pode causar muita preocupação, já que muitos motoristas podem infringir a lei, descumprindo regras e ocasionando acidentes de diversas naturezas.

Nesse sentido, conscientizar as pessoas a respeito de um trânsito mais seguro é uma das formas de garantir que mais pessoas tenham cautela ao dirigir e saibam cumprir às regras de trânsito, diminuindo as chances de acidentes e garantindo mais segurança a todos.

Com isso em vista, foi criada a campanha do Maio Amarelo, que discute temas importantes como a segurança veicular e várias reflexões ao redor desse tema. Para entender e conferir mais sobre essa temática, continue com a Zignet e aproveite a leitura!

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo foi criado para conscientizar as pessoas sobre os perigos do trânsito e as irregularidades cometidas em ruas e rodovias. Esse é um movimento internacional, com intenção de chamar a atenção das pessoas a respeito dele, mostrando taxas e índices de acidentes e os motivos para eles acontecerem.

Dessa forma, várias instituições e organizações fazem projetos para movimentar a mídia, com vídeos, banners, imagens e uma série de materiais para fazer um conteúdo rico que conscientize o público.

Além do mês do Maio Amarelo, aqui no Brasil, temos a Semana Nacional de Trânsito, que também trata de conscientizar as pessoas para essa questão. Leia sobre depois!

Por que lembrar da campanha “Maio amarelo” todos os anos?

Com o amarelo à frente da campanha, que traz o significado de atenção e advertência, podemos entender que ela deve ser lembrada, anualmente, justamente por isso, para nos alertar dos perigos do trânsito, mostrando dados e promovendo consciência sobre o que diz a respeito de acidentes e regras de condução.

Nesse sentido, é possível que tanto pessoas mais novas entendam sobre o Maio Amarelo, criando mais empatia e discernimento a respeito da campanha, quanto que os outros condutores mais experientes relembrem algumas regras de trânsito e reflitam como é a sua conduta diária.

Dessa maneira, é um ótimo momento para promover ações que tragam dados exatos, com números de acidentes que tiveram no último ano e quais foram as principais causas, com isso, as pessoas podem visualizar melhor e, consequentemente, serem mais impactadas.

Alerta: números de acidentes em 2023

O número de acidentes aumentou consideravelmente no ano de 2023 em comparação com 2022. De acordo com levantamentos, em praticamente todas as capitais brasileiras o nível de acidentes de trânsito se elevou. Em São Paulo (SP), em fevereiro, o crescimento no número de mortes foi de 53% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Além disso, outras cidades estão com o índice maior de acidentes, como o Distrito Federal e Porto Alegre, tornando-se as mais perigosas quando o assunto é direção.

Como promover um trânsito cada vez mais seguro?

Atentar-se a alguns tópicos é fundamental para que você mude sua conduta no trânsito, promovendo mais benefícios para você e para outras pessoas. Nesse sentido, preste atenção nos seguintes pontos:

1. Respeite as leis e as placas de trânsito

Esse é um ponto-chave que, por mais que seja óbvio, muitas pessoas não o seguem, visto que, em 2020, cerca de 53,7% dos acidentes foram causados por imprudência e descumprimento da lei. Dessa forma, obedecer aos limites de velocidade, usar cinto de segurança e andar nas faixas corretas, não ultrapassando em locais proibidos, já reduziria esse número elevado de acidentes.

2. Redobre a atenção em áreas de risco

Tenha mais atenção em áreas como cruzamentos, curvas, trechos de obras, escolas e hospitais. Esses são locais que acontecem mais acidentes, visto que contêm um fluxo maior de pessoas em boa parte deles.

Além disso, um tópico que pode te ajudar é a direção defensiva, ou seja, dirija atento para evitar acidentes. Confira mais sobre esse tema depois!

3. Não use o celular ao volante

O uso do celular na direção é um dos principais causadores de acidentes nos últimos anos. O aparelho causa distração no condutor, mesmo uma ação simples, como enviar um áudio, pode causar acidentes de proporções catastróficas, comprometendo a vida de outras pessoas no trânsito.

4. Dê preferência aos pedestres

Sempre dê preferência aos pedestres, ao avistar uma faixa, já reduza a velocidade e pare para a pessoa atravessar. Além de gerar uma gentileza, também evita acidentes, principalmente com pedestres desatentos.

Ah, e não se esqueça dos ciclistas, por mais que estejam em um meio de transporte diferente, eles também utilizam as mesmas vias dos carros (quando não há ciclovia), e muitas vezes são ignorados pelos motoristas.

5. Sempre faça a revisão do seu veículo

Tenha a mecânica sempre em ordem e todo o veículo em boas condições, ou seja, dê atenção para todas as partes do seu veículo, desde a mais simples até a mais complexa e mantenha uma rotina de revisão na sua oficina de confiança.

6. Nunca beba álcool e dirija

Ingerir álcool reduz a capacidade motora, deixando nosso corpo mais relaxado e mole, além de perdermos um pouco da nossa consciência sobre o que estamos vendo, de fato. Além disso, dirigir embriagado infringe a Lei de n.º 11.705, mais conhecida como a Lei Seca.

Portanto, ter mais consciência sobre o trânsito e seguir leis ajuda a melhorar os índices de acidentes e garantir mais segurança para todos que estão nele, sejam motoristas ou pedestres.

Gostou deste conteúdo? Aqui na Zignet, você encontra muito mais sobre conscientização e leis de trânsito. Ah, e não esqueça de conferir as novas leis de trânsito para 2023 e veja tudo o que mudou. Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações