Logo Zignet branco

| Blog

Como adicionar uma categoria na CNH

Tempo de leitura: 5 minutos
Adicionar-nova-categoria-na-CNH
Índice do conteúdo
Rate this post

Quer dirigir profissionalmente ou comprou um veículo novo? Conheça o passo a passo para mudar a categoria da CNH!

Se você comprou um veículo bem maior ou mais pesado do que o atual, quer dirigir profissionalmente ou precisa operar algum tipo de reboque, por exemplo, é preciso adicionar ou mudar a categoria da CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.

Porém, esse é um processo que demanda alguns requisitos específicos, que precisam ser cumpridos para que você obtenha a autorização para conduzir o novo veículo legalmente.

Leia esse artigo da Zignet até o fim e saiba tudo o que é preciso para mudar a categoria da CNH!

 

Descubra o que é preciso para adicionar categoria na CNH

Antes de mais nada, é preciso preencher algumas exigências prévias. A primeira delas é ter toda a documentação em dia, sem nenhum tipo de restrição ou irregularidade. 

Assim, é preciso ter uma CNH com foto e em situação regular, ser habilitado na categoria A para adição da categoria B; ser habilitado nas categorias B, C, D ou E para adicionar a categoria A e fazer exame toxicológico; ter habilitação há pelo menos 1 anos para mudar categoria CNH B para C; e estar habilitado há no mínimo 2 anos na categoria B, ou 1 ano na categoria C para adição da categoria D. 

Além disso, a avaliação psicológica é obrigatória para quem exerce atividade remunerada (EAR), como os taxistas, motoristas de caminhão e ônibus e qualquer outra atividade remunerada de transporte de pessoas ou cargas.

 

Conheça o passo a passo para mudar a categoria da CNH

Cada Detran tem autonomia para estabelecer os procedimentos necessários para mudar a categoria da CNH, mas, de modo geral, eles são bem parecidos. No Detran SP, por exemplo, você pode começar averiguando pelo próprio site se há alguma restrição à sua CNH e solicitando a certidão do prontuário.

Aproveite para separar os documentos necessários: original da CNH (versão digital ou impressa), comprovante de pagamento da taxa de serviço e comprovante de residência, caso seja preciso cadastrar novo endereço de domicílio.

Já o pedido de adição de categoria pode ser feito pela internet ou feito presencialmente em um dos postos do Detran SP.

Se for mudar as categorias da CNH C, D ou E para a A, é preciso marcar o exame toxicológico. Só depois essas categorias podem fazer o exame médico, a partir de um intervalo de 90 dias. 

Para as demais o exame médico de avaliação física também é obrigatório e a taxa deve ser paga diretamente ao médico credenciado e indicado pelo Detran.

A avaliação psicológica também é obrigatória para quem exerce atividade remunerada (EAR). A taxa também deve ser paga diretamente ao psicólogo indicado pelo Detran na data da consulta.

Cursos necessários

Depois que for considerado apto em todos os exames, é hora de se matricular no curso prático. A matrícula deve ser feita em um Curso de Formação de Condutores (CFC) credenciado que ofereça aulas no veículo desejado para a nova habilitação.

Mas atenção: não esqueça de conferir se o CFC é devidamente credenciado no Detran da sua região. Quando o curso for concluído, a própria autoescola marcará a data da prova prática depois que você pagar a taxa referente ao exame.

Lembre-se de ir muito bem preparado e bem disposto para a prova. Inclusive, apesar de o exame ser prático, é muito importante que você também esteja afiado na legislação de trânsito, porque qualquer deslize pode ser prejudicial. 

Então estude ou relembre o Código Nacional de Trânsito e suas leis, assim como toda a sinalização e a dicas para uma boa direção defensiva.

Procure dormir bem na véspera e não ingerir bebidas alcoólicas para evitar sono ou ressaca. Uma boa hidratação também ajuda no bem estar do corpo e na memória.

Aprovado na prova prática? É hora de pegar sua nova CNH

Depois de aprovado na prova prática é hora de pegar sua CNH com a nova categoria adicionada, mas antes é preciso pagar uma taxa. 

A carteira de motorista física (impressa) costuma ficar pronta em até 14 dias e é entregue pelos Correios no seu endereço de domicílio cadastrado no Detran. 

Mas apenas 3 dias depois de todo o processo concluído a versão digital de CNH já  estará disponível para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. Lembre-se que a CNH digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, que, por isso, não é mais obrigatória.

 

Cuidados com sua nova CNH

Depois que fizer a adição de categoria da CNH, há aspectos importantes que merecem atenção. Um deles é a validade, que passou de 5 anos para 10 anos, mas apenas para os motoristas entre 18 e 50 anos.

Para quem tem 51 anos a 70 anos, a validade é de 5 anos; e, acima disso, apenas de 3 anos. Portanto, fique atento aos prazos para não perder a renovação.

Cuidado também para não acumular pontos na carteira devido às infrações, que podem acabar causando suspensão ou bloqueio da CNH. E não deixe os débitos veiculares estragarem a regularidade da sua atividade. 

Mantenha impostos e taxas em dia, e não esqueça de pagar as multas para evitar gastos extras desnecessários. Para isso, o ideal é conferir regularmente as dívidas relacionadas ao seu veículo na Zignet.

Basta colocar a placa do carro, moto ou caminhão na plataforma da Zignet e todos os débitos veiculares aparecem de uma só vez. E você pode quitar todos em até 12X no cartão de crédito com toda segurança, tranquilidade e economia. 

Assim você não deixa nenhum pagamento atrasar e pode andar tranquilo por todas as ruas e estradas com sua nova CNH.

 

A Zignet ajuda você a rodar tranquilo

Não se preocupe se o pagamento do IPVA atrasou ou as multas acumularam. Aqui na Zignet você quita tudo sem pesar no orçamento, escolhendo o cartão de crédito de sua preferência para parcelar em até 12X.

E no nosso Blog você tem todas as informações e dicas que precisa para ficar em dia com suas obrigações, entender seus direitos e ajudar a construir um trânsito cada vez mais seguro.

Venha conferir as facilidades no site da Zignet e busque mais informações no nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações