Logo Zignet branco

| Blog

Search

Faixa azul para motos: como funciona essa nova faixa de trânsito?

faixa azul para motos
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

Entenda a implantação da faixa azul no trânsito da capital Paulista

O trânsito de São Paulo é, sem dúvidas, um dos mais complexos do país, com milhões de veículos percorrendo a capital diariamente, aumentando o risco de acidente em níveis extremos, principalmente para os usuários de motos.

Esse público conta com mais de 1,3 milhões de motocicletas trafegando todos os dias entre ônibus, carros, caminhões e bicicletas pelas ruas — além de pedestres que transitam erroneamente pelas ruas, não atravessando a rua na faixa de pedestre.

Pensando melhor na viabilidade e segurança dos motociclistas, a cidade de São Paulo iniciou a implantação da faixa azul no começo de 2022, visando, além da segurança, melhorar o fluxo das vias. Para você entender melhor sobre como essa faixa funciona, a Zignet separou alguns tópicos pertinentes ao assunto para te auxiliar, além de ressaltar como essa faixa para motos ajuda a diminuir os acidentes em vias. Continue na página e boa leitura!

O que é a faixa azul para motos?

A faixa azul é um projeto adotado pela cidade em janeiro de 2022, ele consiste na segurança para motos, a fim de reduzir o número de acidentes e proporcionar um trânsito mais contínuo para as motocicletas.

Segundo a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa deve ser usada quando houver congestionamento, ajudando no fluxo e organização das vias.

Ou seja, a faixa azul funciona como se fosse o famoso “corredor”, mas com uma distância mais segura tanto para motos quanto para outros veículos. Além disso, o uso da via é opcional, ficando a critério do motociclista usá-la ou não.

A cor da faixa foi pensada nos conceitos de psicologia, área em que a cor azul passa um sentimento de tranquilidade e segurança.

Qual a velocidade máxima na faixa azul?

Conforme as informações do CET-SP, a velocidade máxima que o motociclista deve respeitar é 60 km/h. Entretanto, em momentos que o trânsito estiver lento, deve ser adotada uma velocidade adequada para o ritmo momentâneo e, em caso do trânsito totalmente parado, as motos não devem transitar em velocidade superior a 30 km/h.

Leia mais: rodízio SP — saiba como funciona o rodízio de carros em São Paulo

A faixa azul ajuda a diminuir acidentes?

Desde sua implantação, o índice de acidentes diminui após alguns meses, alcançando resultados muito positivos! Segundo um levantamento da CET-SP para a Avenida 23 de Maio, a faixa azul é utilizada por pelo menos 90% dos motociclistas.

Os dados apresentados são muito positivos, com uma queda de 71% de acidentes com vítimas no terceiro trimestre comparado com o período anterior. Em relação aos acidentes sem vítimas, esse número caiu 40%, também no terceiro trimestre.

Motociclista que cruzar a faixa azul pode levar multa?

O motociclista que cruzar a faixa não será multado, desde que faça o uso correto das setas e siga as sinalizações da via — lembrando que a não utilização de seta é considerada uma infração grave, além de poder acarretar acidentes!

Leia mais: como identificar e quanto tempo demora para multa aparecer no Detran?

Quais as avenidas de São Paulo com faixa azul?

No momento a cidade conta com apenas duas faixas azuis funcionais, mas há projetos para serem implantadas mais faixas com essa função por toda a cidade, a fim de melhorar ainda mais o trânsito pela capital.

Locais implantados com a faixa azul:

  • Avenida 23 de Maio;
  • Avenida dos Bandeirantes.

Próximos locais para a implantação da faixa azul:

  • Avenida Rubem Berta, Zona Sul;
  • Avenida Santos Dumont;
  • Avenida Tiradentes;
  • Avenida Prestes Maia;
  • Centro.

Gradualmente esse projeto será implantado em boa parte da cidade, em mais vias com mais contato com pedestres, que até então, dos trajetos com a faixa azul, são em vias não transitadas por esse público.

Confira também: quais são as principais multas de trânsito, penalidades e como evitá-las.

Segundo uma pesquisa feita pelo G1, tanto para motociclistas quanto para motoristas de outros veículos, a implantação desse projeto vem sendo bem aceita e elogiada pela facilidade e segurança que causou no trânsito paulista. Para o grupo favorecido pela faixa azul, muitos comentam que foi a melhor coisa que ocorreu e desejam que essa faixa continue a ser usada.

Para outros motoristas, comentam que também notaram a facilidade e melhora para dirigir, visto que sua visibilidade da via melhorou, causando menos preocupação a eles para com os motociclistas, notando mais respeito entre as faixas. Além disso, para o presidente do sindicato dos motociclistas, a inserção dessa faixa aumentou a segurança do trabalho e locomoção nas vias.

Portanto, esse é um projeto que vem auxiliando muito os motoristas, facilitando a direção, diminuindo os índices de acidentes, deixando o trânsito mais fluido e menos caótico.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido sobre como a faixa azul funciona! Para mais informações sobre trânsito e pagamentos de débitos veiculares — continue seguindo o blog da Zignet! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações