Logo Zignet branco

| Blog

Faixa azul para motos: como funciona essa nova faixa de trânsito?

Faixa Azul para motos
Índice do conteúdo

Entenda a implantação da faixa azul no trânsito da capital Paulista

O trânsito de São Paulo é, sem dúvidas, um dos mais complexos do país, com milhões de veículos percorrendo a capital diariamente, aumentando o risco de acidente em níveis extremos, principalmente para os usuários de motos.

Esse público conta com mais de 1,3 milhões de motocicletas trafegando todos os dias entre ônibus, carros, caminhões e bicicletas pelas ruas — além de pedestres que transitam erroneamente pelas ruas, não atravessando a rua na faixa de pedestre.

Pensando melhor na viabilidade e segurança dos motociclistas, a cidade de São Paulo iniciou a implantação da faixa azul no começo de 2022, visando, além da segurança, melhorar o fluxo das vias. Para você entender melhor sobre como essa faixa funciona, a Zignet separou alguns tópicos pertinentes ao assunto para te auxiliar, além de ressaltar como essa faixa para motos ajuda a diminuir os acidentes em vias. Continue na página e boa leitura!

O que é a faixa azul para motos?

A faixa azul é um projeto adotado pela cidade em janeiro de 2022, ele consiste na segurança para motos, a fim de reduzir o número de acidentes e proporcionar um trânsito mais contínuo para as motocicletas.

Segundo a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa deve ser usada quando houver congestionamento, ajudando no fluxo e organização das vias.

Ou seja, a faixa azul funciona como se fosse o famoso “corredor”, mas com uma distância mais segura tanto para motos quanto para outros veículos. Além disso, o uso da via é opcional, ficando a critério do motociclista usá-la ou não.

A cor da faixa foi pensada nos conceitos de psicologia, área em que a cor azul passa um sentimento de tranquilidade e segurança.

Qual a velocidade máxima na faixa azul?

Conforme as informações do CET-SP, a velocidade máxima que o motociclista deve respeitar é 60 km/h. Entretanto, em momentos que o trânsito estiver lento, deve ser adotada uma velocidade adequada para o ritmo momentâneo e, em caso do trânsito totalmente parado, as motos não devem transitar em velocidade superior a 30 km/h.

Leia mais: rodízio SP — saiba como funciona o rodízio de carros em São Paulo

A faixa azul ajuda a diminuir acidentes?

Desde sua implantação, o índice de acidentes diminui após alguns meses, alcançando resultados muito positivos! Segundo um levantamento da CET-SP para a Avenida 23 de Maio, a faixa azul é utilizada por pelo menos 90% dos motociclistas.

Os dados apresentados são muito positivos, com uma queda de 71% de acidentes com vítimas no terceiro trimestre comparado com o período anterior. Em relação aos acidentes sem vítimas, esse número caiu 40%, também no terceiro trimestre.

Motociclista que cruzar a faixa azul pode levar multa?

O motociclista que cruzar a faixa não será multado, desde que faça o uso correto das setas e siga as sinalizações da via — lembrando que a não utilização de seta é considerada uma infração grave, além de poder acarretar acidentes!

Leia mais: como identificar e quanto tempo demora para multa aparecer no Detran?

Quais as avenidas de São Paulo com faixa azul?

No momento a cidade conta com apenas duas faixas azuis funcionais, mas há projetos para serem implantadas mais faixas com essa função por toda a cidade, a fim de melhorar ainda mais o trânsito pela capital.

Locais implantados com a faixa azul:

  • Avenida 23 de Maio;
  • Avenida dos Bandeirantes.

Próximos locais para a implantação da faixa azul:

  • Avenida Rubem Berta, Zona Sul;
  • Avenida Santos Dumont;
  • Avenida Tiradentes;
  • Avenida Prestes Maia;
  • Centro.

Gradualmente esse projeto será implantado em boa parte da cidade, em mais vias com mais contato com pedestres, que até então, dos trajetos com a faixa azul, são em vias não transitadas por esse público.

Confira também: quais são as principais multas de trânsito, penalidades e como evitá-las.

Segundo uma pesquisa feita pelo G1, tanto para motociclistas quanto para motoristas de outros veículos, a implantação desse projeto vem sendo bem aceita e elogiada pela facilidade e segurança que causou no trânsito paulista. Para o grupo favorecido pela faixa azul, muitos comentam que foi a melhor coisa que ocorreu e desejam que essa faixa continue a ser usada.

Para outros motoristas, comentam que também notaram a facilidade e melhora para dirigir, visto que sua visibilidade da via melhorou, causando menos preocupação a eles para com os motociclistas, notando mais respeito entre as faixas. Além disso, para o presidente do sindicato dos motociclistas, a inserção dessa faixa aumentou a segurança do trabalho e locomoção nas vias.

Portanto, esse é um projeto que vem auxiliando muito os motoristas, facilitando a direção, diminuindo os índices de acidentes, deixando o trânsito mais fluido e menos caótico.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido sobre como a faixa azul funciona! Para mais informações sobre trânsito e pagamentos de débitos veiculares — continue seguindo o blog da Zignet! Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações