Logo Zignet branco

| Blog

Como identificar e quanto tempo demora para multa aparecer no Detran?

Imagem de veículos no transito
Índice do conteúdo

Muitas vezes, quando estamos no trânsito, por algum descuido, pensamos na possibilidade de termos infringido alguma regra de trânsito que resultará em alguma multa, seja por conta de um radar escondido ou da não verificação de velocidade atual da via ou por termos passado um pouco do que é permitido pela lei, não é mesmo?

Por mais atenção e cuidado que tenhamos ao volante, por vezes, é normal tomar uma multa, mas como saber se foi realmente multado ou não? E onde é possível verificar as pendências do seu veículo atual? Pensando nisso, a Zignet separou como verificar suas multas no Detran!

Para saber mais, continue rolando e aproveite a leitura:

Como saber se tomei multa?

Mas, afinal, como saber se tomei uma multa? Assim como definir e implementar as regras de trânsito, o trabalho e a função de notificar sobre a multa ao proprietário do veículo é do Detran — sempre quando ocorrer uma multa.

Essa notificação é realizada com remessas postais, para o endereço do proprietário cadastrado no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). E lembre-se de verificar: seu endereço está atualizado no sistema deles? Caso você tenha mudado de residência, é necessário fazer a atualização no Detran do seu estado.

Mas caso você tenha mudado de cidade ou Estado e não atualizou seus dados, assim que o Detran receber a atualização de que não foi entregue a carta de notificação, é da responsabilidade dele de notificar o proprietário por edital. Aqui você consegue entender mais o que é o Detran e suas funções!

Como consultar as multas pelo site?

Cada estado tem um site diferente, mas com designs e escritas parecidas, alguns contam com as escritas: veículos, consulta de veículos, consulta de multas, situação de multas ou até débitos e restrições. Achando o ícone certo do seu estado, será exibida uma página para informar a numeração do RENAVAM.

Pessoa segurando o óculos e mexendo em um notebook

Coloque o número da placa e do RENAVAM. Alguns Detrans pedem também o número do chassi, que também pode ser encontrado no próprio documento do carro. Caso seu carro for anterior ao ano de 2013, deve ter apenas nove dígitos e, para completar, é necessário acrescentar dois zeros à frente para conseguir realizar a consulta.

Feito isso, irão aparecer os débitos do veículo, como está a situação do carro, tanto em relação às multas quanto às outras informações dele. E, assim que você consultar sua multa, você já pode realizar o pagamento dela via online, separamos um post exclusivo para te auxiliar nesse processo: Onde pagar multa de trânsito: opções para quitar débitos!

Como saber se levei uma multa no mesmo dia?

Ainda não é possível verificar se tomou uma multa de trânsito no mesmo dia, uma vez que existe um prazo para essa notificação ser cadastrada no sistema, para que você tenha acesso a ela.

Quantos dias a multa demora para entrar no sistema do Detran?

Isso pode variar de acordo com cada Detran, por mais que eles consigam essas informações da mesma fonte, a maneira que eles fornecem ao usuário muda entre as regiões. Como o CTB e o Contran não determinaram nenhum prazo para ser realmente postada essa multa no sistema, vai depender da agilidade do órgão.

Uma dica para esse caso é: tente fazer uma pesquisa semanalmente, ou até mais de uma vez na semana, para conferir se seu veículo tem alguma multa — ficando muito mais atento!

O que acontece se a multa não cair em 30 dias?

Caso isso ocorra, a multa não é aplicada sobre seu veículo e você se livra desse débito. O Detran tem exatamente 30 dias, contando dias úteis e finais de semana, para lançar essa multa no sistema, para que assim, comece o processo de notificação ao usuário. Caso contrário, a multa não será aplicada!

Como saber a pontuação da minha carteira de motorista?

Para consultar a situação de pontos da sua carteira é bem fácil, basta você consultar pelo site na categoria de “Habilitação” e procurar a sessão “Consultar pontuação da CNH” ou algum campo similar.

Acompanhar a sua pontuação é extremamente necessário, visto que, caso o motorista acumule um total de 40 pontos em menos de 1 ano, sem cometer nenhuma infração gravíssima, ele tem o direito de dirigir suspenso.

É possível recorrer de multas? E em quanto tempo posso fazer isso?

Sim! Caso você receba uma multa e perceba que tenha algo de errado, você pode, sim, recorrer! Você tem um período de até 30 dias para utilizar seu recurso contra uma multa!

Erros acontecem e são normais, talvez a autoridade que aplicou a multa possa ter anotado a placa do carro errada, ou alguma via estava sem as placas para que fosse visível a velocidade permitida, entre muitos outros fatores que podem ocorrer.

Por isso, se você elaborar um recurso bem-feito, é bem provável que sua multa seja, sim, invalidada e dada como uma multa equivocada.

Vimos que esse processo para a consulta de multa é bem simples, mas que você deve ficar atento no sistema, para sempre verificar se há algum débito para seu veículo, e deixar a sua situação cadastral atualizada! Esperamos que esse post tenha te ajudado e tirado suas dúvidas!

E se você quer ter mais facilidade para quitar seus débitos, confira: Regularizar débitos veiculares de forma online e parcelada é opção para quem não quer gastar com despachantes. Até a próxima!

4.8/5 - (5 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações