Logo Zignet branco

| Blog

Ciretran: Entenda o que é e qual sua importância

Atuação do Ciretran no trânsito
Índice do conteúdo

Saiba por que a Ciretran é tão importante para o fluxo de trânsito e entenda como ela ajuda a desafogar os serviços dos Detrans!

É muito importante conhecer bem as leis de trânsito e estar com toda a documentação em dia, mas saber a responsabilidade de cada órgão é igualmente importante para os motoristas cumprirem seus deveres assim como cobrar seus direitos.

Leia até o fim esse artigo para saber exatamente o que é a Circunscrição Regional de Trânsito e qual o seu papel na vida do motorista!

 

Descubra o que é Ciretran e qual sua principal função

A Ciretran é uma subdivisão do Detran que atua como um apoio, descentralizando as responsabilidades do órgão em diversas cidades e no interior dos estados. Dessa forma, os motoristas podem resolver pendências e solicitar serviços sem precisar ir diretamente no órgão principal.

Assim, a Ciretran acumula também todas as responsabilidades pelo trânsito nos horários de rush e orientação de motoristas e pedestres através de seus agentes espalhados pelas ruas.

Além da fiscalização de veículos e condutores, a Ciretran também é responsável pela emissão de documentos, multas, regularização de impostos e taxas, e a aplicação dos exames para a CNH

A ideia é que essa descentralização dos serviços do Detran em determinadas regiões possa gerar também uma administração mais adaptada às necessidades regionais, principalmente em municípios pequenos e nos interiores.

Diferenças entre Contran, Detran e Ciretran

A normatização e fiscalização do trânsito brasileiro conta com 3 departamentos, dos quais um deles é representado pela Ciretran. E saber a diferença entre eles é fundamental para o motorista entender a quem recorrer quando necessário.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão máximo do setor. Com sede em Brasília, é ele quem estabelece as normas e regulamenta toda a política nacional de trânsito.

Além disso, o Contran também é o responsável pelas regras que visam dar mais segurança à fabricação e montagem dos carros e veículos automotores em geral, mas é ele também que responde pelas multas por infrações fora do seu estado de origem.

Abaixo dele, em hierarquia, vem o Detran (Departamento Nacional de Trânsito), responsável pela formação dos condutores e a fiscalização da aplicação das leis definidas pelo Contran. Mas o departamento também é responsável pela ordem do trânsito nas ruas.

Então, como um braço do Detran surge a Ciretran, basicamente com as mesmas funções mas criando um atendimento mais descentralizado em municípios pequenos e no interior dos estados. 

 

Conheça os serviços realizados pela Ciretran

A Ciretran oferece uma gama de serviços online e presenciais relacionados ao trânsito, simplificando o acesso e o atendimento de motoristas e proprietários. 

Entre eles, os mais comuns são as emissões e renovações da CNH, a realização de exames de direção, a transferência de propriedade de veículos e a emissão de licenciamento e o registro de veículos novos. 

Além disso, na Ciretran também é possível dar entrada no processo de regularização de multas, a expedição de autorizações especiais e a prestação de informações sobre infrações e pontuação na CNH, por exemplo.

Mas vários destes serviços e muitos outros também podem ser acessados pela internet. Saiba mais sobre eles a seguir.

Serviços oferecidos online

A Ciretran oferece diversos serviços online, facilitando bastante a vida dos motoristas com a modernização dos processos.

Como a Ciretran atua como um braço do Detran, os serviços de ambos os órgãos são basicamente os mesmos – e devem ser acessados pelo próprio portal do Detran da sua região. No Detran-SP, por exemplo, eles são divididos em 3 categorias: veículos, CNH e infrações.

Veja uma lista o que você pode encontrar online no site da Ciretran da sua região:

  • Cartão para estacionamento em vaga especial;
  • Agendamento de exame médico e toxicológico;
  • Solicitação de curso preventivo de reciclagem;
  • Autorização para conduzir ciclomotor (ACC);
  • Alteração de dados e segunda via da CNH;
  • Acompanhamento de serviços da CNH;
  • Habilitação para outro tipo de veículo;
  • Solicitação de segunda via de multas;
  • Suspensão e cassação da habilitação;
  • Liberação ou desbloqueio de veículo;
  • Consulta, defesa e recurso de multa;
  • Consulta e atualização de endereço;
  • Permissão para dirigir no exterior;
  • Veículo danificado ou recuperado;
  • Agendamento de exame teórico;
  • Veículo danificado ou quitado;
  • Consulta de pontos na CNH;
  • Solicitação de CNH digital;
  • Transferência de veículos;
  • Registro de veículo 0Km;
  • Documento do veículo;
  • Autenticidade da CNH;
  • Mudança de endereço;
  • Pesquisa e certidões;
  • Primeira habilitação;
  • Renovação da CNH.

 

Saiba como consultar a sua situação na Ciretran

É muito importante que o motorista e/ou proprietário acompanhe regularmente a sua situação na Ciretran da sua região. E isso é muito fácil, inclusive para marcar para um atendimento presencial, caso prefira ou ache necessário.

Porém, para marcar um agendamento na Ciretran em São Paulo, por exemplo, é preciso conferir os serviços disponíveis e reservar a data pelo site do Detran-SP. Isso acontece porque o órgão, criado pelo governo de São Paulo em 2013, existe justamente para desafogar o Detran.

Assim, para consultar a situação do seu veículo na Ciretran você deve entrar no portal do Detran-SP, acessar a aba “Veículos” e depois “Documentos”. Depois é só escolher a opção que tem a ver com seu caso.

Em São Paulo há quase uma dezena de Ciretrans espalhadas pelo interior do estado, então você poderá ter seu atendimento na unidade mais próxima.

Mas lembre-se que você também tem acesso a várias informações do seu veículo apenas digitando a placa no site da Zignet. Lá você encontra todos os seus débitos veiculares – taxas, impostos e multas – em um só lugar e ainda regulariza tudo de forma rápida e fácil, parcelando em até 12X no cartão de crédito.

 

Fique por dentro e mantenha seu veículo regular com a Zignet!

Como você viu, a Ciretran atua como um órgão muito importante para motoristas e proprietários terem mais agilidade nos serviços, desafogando os Detrans, mas também na organização e fiscalização das ruas, ajudando a garantir um trânsito mais seguro para todos.

Com a facilidade dos serviços online fica muito mais tranquilo manter a situação do carro regularizada e com as facilidades da Zignet, você resolve seus débitos veiculares com conforto e segurança. 

Saiba mais sobre trânsito responsável no Blog da Zignet e não deixe de conferir os serviços e facilidades disponíveis no site para lidar com débitos veiculares!

Avalie este post

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações