Logo Zignet branco

| Blog

Licenciamento de moto: O Guia completo

Licenciamento de motos
Índice do conteúdo

Quer pilotar com mais tranquilidade? Veja como é fácil fazer o licenciamento de motos e manter todos os seus débitos em dia!

Se você é um entusiasta das duas rodas ou está prestes a embarcar nessa jornada emocionante, entender as nuances do licenciamento é fundamental. 

Neste artigo, você encontra um guia abrangente e fácil sobre requisitos legais e todas as etapas para ter a documentação necessária para sua moto, garantindo a legalidade e promovendo a segurança nas estradas.

Então, continue lendo e embarque nessa jornada de conhecimento que não só vai te tornar um motociclista legal, mas também um condutor seguro. 

 

O que é o licenciamento de moto?

O licenciamento de motos é um processo obrigatório pelo qual uma motocicleta é oficialmente registrada e legalmente autorizada a circular nas vias públicas.

Entretanto, o licenciamento não é voltado apenas para as motos. Todos os veículos automotores, elétricos, articulados, reboque e semirreboque precisam fazer a atualização anual do documento.

Licenciamento é o mesmo que CRLV?

Mas cuidado, não confunda o licenciamento de moto com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, conhecido como CRLV. Apesar de estarem relacionados, são duas coisas diferentes.

Na verdade, o licenciamento de moto é o processo pelo qual a moto é registrada e oficialmente autorizada a circular nas ruas, cumprindo todas as normas e regulamentações necessárias. 

Já o CRLV é o documento físico que serve como prova que o licenciamento foi pago. O Certificado, também conhecido como o “documento da moto”, contém todas as informações sobre o veículo, como número do chassi, placa, modelo e ano de fabricação, e alguns dados do proprietário.

Então o CRLV atualizado é uma indicação de que impostos e taxas foram pagos, porque não é possível tirar o documento sem estar com IPVA e multas em dia, além, é claro, da própria taxa de licenciamento. 

E, sem o CRLV você também não consegue fazer a transferência de proprietário, o que é um empecilho se algum dia quiser vender o veículo para comprar um modelo mais novo, por exemplo.

Mas é também um alerta: na hora de comprar sua próxima moto, exija o CRLV atualizado, porque ele é a garantia de que ela está realmente regularizada.

 

Entenda como realizar o licenciamento da sua moto!

Não há muita dificuldade para fazer o licenciamento da moto, mas é preciso atenção em alguns detalhes. 

Documentos necessários para o licenciamento

Desde que o veículo não tenha débitos pendentes, o proprietário precisa apenas do comprovante de pagamento da taxa de licenciamento e o CRLV atualizado já é gerado automaticamente depois que o valor constar no sistema. 

O ideal é que seja pago no prazo estipulado pelo Detran de cada estado. Após o vencimento, sem o licenciamento pago a moto estará andando de forma irregular. Por isso, é preciso acompanhar o calendário, que também varia conforme o estado de emplacamento.

Taxas e impostos associados ao licenciamento

Porém, apesar do pagamento do licenciamento estar diretamente relacionado à renovação do CRLV, há outras taxas e impostos associados ao processo.

Isso significa que antes de tudo é preciso já estar com multas pagas e IPVA em dia, uma vez que, sem os débitos quitados, não é possível fazer a renovação, mesmo que o licenciamento seja pago. 

O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) também precisa ser pago, assim como qualquer taxa pendente e qualquer bloqueio judicial ou administrativo.

Na Zignet você resolve isso rápido, basta parcelar tudo em até 12X e regularizar a situação da moto. Feito isso, não esqueça de guardar os comprovantes de pagamento.

Como realizar o licenciamento de maneira online?

Na maior parte dos estados o licenciamento de motos pode ser feito online ou presencialmente. Para quem quer conforto, praticidade, rapidez e segurança, a modalidade online é a mais indicada. 

Nos estados em que o Detran dispõe o serviço online, é preciso entrar no site correspondente e encontrar a aba relativa ao licenciamento, seguindo as instruções de cada um para gerar a guia de pagamento do licenciamento. 

Já pela Zignet é muito mais fácil. Basta colocar a placa da moto e todos os débitos relacionados aparecem na mesma página, inclusive a taxa de licenciamento. Então, ali mesmo você já vê se existem dívidas anteriores que possam impedir a renovação da CRLV e quita seus débitos, podendo parcelar em até 12X no cartão de crédito. 

Pronto, rapidamente você paga o que está faltando e renova a CRLV da sua moto, podendo pegar a estrada com toda tranquilidade!

 

Penalidades por falta de licenciamento

Assim como a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), o CRLV renovado é de porte obrigatório e a sua falta ou atraso na atualização acarreta penalidades e multas.

Ao andar sem o documento, de acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário estará cometendo uma infração leve, que gera 3 pontos na carteira, multa de R$ 88,38 e retenção da moto até que o documento válido seja apresentado.

No entanto, a apresentação do licenciamento é tão importante que a sua obrigatoriedade é reforçada no inciso 5 do artigo 230 do CTB. Caso haja flagrante de motorista conduzindo veículo não registrado ou não licenciado, a infração é considerada gravíssima. A multa sobe para R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, além de remoção e apreensão da moto.

 

A Zignet te ajuda a dirigir com responsabilidade e confiança

Ficar com as taxas e impostos da moto em dia é tão libertador quanto viajar sentindo o vento no rosto. Pagar o licenciamento e portar o CRLV do veículo renovado demonstra responsabilidade e é uma tranquilidade ao passar por inspeções e blitz. 

Por isso, fique atento aos calendários de pagamento do Detran do seu estado e monitore regularmente seus débitos pela Zignet. É tão fácil de ver e parcelar em até 12X pela plataforma que você só anda com a moto irregular se quiser.

Aproveite para saber mais sobre trânsito responsável no nosso Blog e não esqueça de compartilhar essas dicas com os seus amigos!

5/5 - (1 vote)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações