Logo Zignet branco

| Blog

Como transferir pontos da CNH? Entenda todo o assunto!

Leia em 5 minutos
Guarda de trânsito notificando veículo
Índice do conteúdo

Sabemos que nem sempre é a mesma pessoa quem dirige o carro, uma família pode compartilhar o mesmo veículo, ou até mesmo amigos. Ou seja, não é porque está no nome dela que ela vai precisar arcar com todas as consequências, não é mesmo? Pois bem, saiba que você não precisa arcar com toda e qualquer multa e perder seus pontos na carteira.

Dessa maneira, quando chegar uma notificação em seu nome, mas você sabe que ela não é sua, é possível fazer a transferência dos pontos para a pessoa que estava dirigindo durante a infração! Pensando nisso, a Zignet separou alguns tópicos para te explicar melhor sobre essa transferência, quando deve ser feita e qual o prazo. Confira!

Afinal, como funciona a transferência de pontos da CNH?

A transferência de pontos é feita quando, no ato da infração, não foi possível identificar quem era o condutor, como na ultrapassagem do limite de velocidade em um radar, com a tecnologia focada em fotografar a placa do veículo.

O termo “transferência de pontos” não é mencionado na legislação brasileira, mas é citado como a identificação do condutor no Código de Trânsito, que é quando o documento do carro está no nome de uma pessoa e quem estava conduzindo era outra.

Assim como é citado no § 7º do Art. 257 do Código de Trânsito Brasileiro:

Quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de 30 (trinta) dias, contados da notificação da autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e, transcorrido o prazo, se não o fizer, será considerado responsável pela infração o principal condutor ou, em sua ausência, o proprietário do veículo.

Dessa maneira, quando essa situação ocorre é o dono do veículo que deve seguir o procedimento dessa transferência, para que sua carteira não seja afetada e não precise arcar com o valor da multa.

Confira quantos pontos se perdem em cada tipo de infração em nosso post: quantos pontos se perde a CNH? Acesse e veja mais!

Qual o prazo para transferir os pontos da CNH?

Após receber a multa, é necessário realizar o processo em até 30 dias no local informado na notificação do órgão responsável.

Se não for informado que foi outra pessoa que infringiu a lei, a multa e os pontos serão aplicados ao proprietário do veículo.

Como identificar e quanto tempo demora para a multa aparecer no Detran?

Como transferir os pontos de uma multa de trânsito fora do prazo?

Para efetuar a transferência de pontos, é necessário enviar a notificação de autuação e preencher um formulário de identificação do condutor. Dessa maneira, neste formulário deve conter as seguintes informações:

  • Identificação do condutor infrator: documentos de identificação, carteira de habilitação e CPF;
  • Assinatura do proprietário do veículo;
  • Assinatura do infrator;
  • Placa do veículo;
  • Número do Auto de Infração de Trânsito;
  • O motivo de não identificar o condutor durante o ato;
  • Cópia dos documentos do proprietário e do condutor.

Para conferir o formulário, você deve acessar a página principal do Detran da sua localidade. Além disso, é preciso anexar os seguintes documentos com o formulário:

  • Cópia da CNH ou PPD (Permissão para Dirigir): do condutor e do proprietário;
  • Documento com assinaturas reconhecidas em cartório: do condutor e do proprietário.

Quanto tempo demora para serem retirados os pontos na CNH?

A média para se transferir a multa é de 7 dias úteis. É um processo bem rápido, basta apenas se atentar aos documentos e enviá-los corretamente para o órgão específico do seu Estado.

Quais as situações em que a transferência de pontos não é permitida?

Não é permitido transferir multa para alguém que não estava dirigindo o carro no momento da infração, ou seja, que não foi o real infrator.

Esse é um mecanismo muito utilizado para distribuir pontos da carteira entre motoristas. Mas realizar esse procedimento é crime de falsidade ideológica! De acordo com o art. 299 do Código Penal, quem efetua esse ato é passível de pena de reclusão por 5 anos, além de multa.

Confira as novas regras da CNH: como obter, prazos e mudanças?

Portanto, esse processo de transferência de pontos é bem simples e rápido, dessa forma, assim que receber a multa, basta reunir os documentos corretos e enviá-los para o órgão do seu Estado que, em um curto espaço de tempo, já farão a transferência de pontos, limpando a sua carteira.

Se você está pensando em verificar a situação do seu veículo e não sabe como, nós temos uma solução simples, fácil de usar e que fica na sua mão, — o nosso aplicativo ZigAuto! Com ele você pode pesquisar e fazer pagamentos com muito mais agilidade e praticidade! Baixe o aplicativo pela App Store ou na Play Store.

Gostou deste conteúdo? Para entender e ler mais sobre leis e processos de trânsito: acompanhe o blog da Zignet. Até mais!

5/5 - (2 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações