Logo Zignet branco

| Blog

Como consultar multas de trânsito com praticidade? Aprenda!

Leia em 5 minutos
Homem com um óculos na mão verificando algo em um notebook.
Índice do conteúdo

As multas podem ocorrer por diversos fatores, como imprudência ou desatenção. Mas as mais comuns são aquelas que acontecem por dispersão no trânsito, como as de alta velocidade em radares pela cidade ou rodovia.

Dessa maneira, ficar atento sobre a situação do seu veículo é um passo muito importante, visto que é necessário realizar o pagamento dos seus débitos e ficar em dia com os órgãos do governo, garantindo que não haja nenhuma consequência mais grave.

Veja como consultar suas multas de trânsito nos órgãos responsáveis oficiais e nos departamentos autorizados.

Como consultar todas as multas de trânsito em órgãos oficiais?

Existem vários meios para consultar suas multas de trânsito, tais como:

– Detran

Primeiramente, acesse o site do Detran do seu estado e tenha seu documento do veículo e CNH em mãos para conferir os números. Então, basta fazer o seguinte passo a passo:

  • Busque pela página que realiza a consulta;
  • Coloque todas as informações solicitadas.

Como cada site é diferente e único, não há um padrão para seguir. Entretanto, em todos os estados você terá uma experiência bem intuitiva e simples para achar o local de pesquisa.

Você também pode se interessar por esse conteúdo: Veículo com bloqueio diversos? Entenda como resolver!

– SENATRAN

Para utilizar esse meio de consulta, você deve acessar o site da Senatran, ir para a parte de infração e clicar em “Consulte as suas infrações de trânsito”. Basta colocar todas as informações que forem solicitadas, incluindo o CPF.

– Site da PRF

Outro método oficial de consultar a situação dos débitos veiculares é pelo site da Polícia Rodoviária Federal, com o serviço conhecido como “Nada consta”. Para isso, você precisa acessar o site com o número da placa e do Renavam.

Boa parte das multas demoram pelo menos 30 dias para serem registradas. As que são flagradas pela PRF caem com mais agilidade no sistema deles, entretanto, as outras demoram mais para aparecer. Desse modo, você deve pesquisar mais de uma vez.

– CNH Digital

Outra opção de consulta é por meio da versão digital da CNH, no próprio aplicativo. Para conseguir fazer o procedimento, você precisa baixar o aplicativo CNH Digital e fazer o cadastro com todas as informações pessoais e do veículo. Assim, você já vai conseguir encontrar uma aba com as informações de multas.

Como consultar multas de trânsito por instituições credenciadas?

Além das consultas pelos sites e aplicativos oficiais do governo, você também consegue encontrar instituições credenciadas e habilitadas para a consulta e o parcelamento de débitos veiculares. Confira como fazer:

No site da Zignet

Para ter mais facilidade para consultar os seus débitos veiculares, acesse o site da Zignet. Por lá, é possível fazer a consulta apenas com a placa do seu veículo!

Aplicativo ZigAuto

Caso prefira uma opção mobile, a Zignet conta com um aplicativo próprio para essas pesquisas, a ferramenta oferece muito mais facilidade e agilidade! O app te permite consultar suas multas a qualquer momento.

Baixe agora mesmo pelo App Store ou Play Store.

Como saber quantos pontos eu ainda tenho na carteira de habilitação?

Para conferir com quantos pontos a sua CNH está, basta acessar o site do Detran do seu estado, colocar os dados solicitados e procurar pela aba “CNH” e depois “Consultar pontos da CNH”.

Veja maneiras práticas de pagar boletos pelo celular!

Como recorrer das infrações de trânsito?

Para recorrer a uma infração de trânsito é preciso entrar em contato com o Detran do seu estado por algum meio, seja por carta, presencial ou virtualmente. Mas para entender mais, você deve verificar qual é o processo para recorrer à multas no seu estado, visto que isso pode mudar entre eles.

Em quais casos é possível recorrer?

Se você levou uma multa e está pensando em recorrer, você deve entender se o seu caso se enquadra em alguma dessas 3 situações:

  • Quando o veículo levou multa, mas não era o proprietário que estava o conduzindo;
  • Quando é possível contestar levando a lei em consideração, como em casos em que a porcentagem permitida no limite de velocidade não foi atingida.
  • Quando há confusão nos dados da multa.

Leia mais: Como transferir pontos da CNH? Entenda todo o assunto!

É possível parcelar multas pela internet?

Para parcelar suas multas de trânsito, conte com a Zignet! Somos uma empresa credenciada pelo Detran e autorizada para fazer o parcelamento de multas e débitos veiculares. Basta acessar nosso site e ir para o sistema de consulta.

Aqui, você consegue parcelar os valores em até 12x no seu cartão de crédito e garantir mais organização financeira no seu cronograma de contas a pagar.

Portanto, você tem várias opções para consultar suas multas de trânsito e ficar atento sempre para descobrir se levou uma, pagando-a a tempo ou recorrendo, se for o caso!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e entendido como consultar suas multas de trânsito com facilidade! Ah, e se quiser ver mais sobre leis e artigos de trânsitos, navegue por nosso blog e leia muito mais.

5/5 - (18 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações