Logo Zignet branco

| Blog

CNH Bloqueada: o que é e como resolver?

CNH bloqueada
Índice do conteúdo

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento fundamental para a mobilidade e legalidade ao dirigir. No entanto, quando a CNH é bloqueada, seja por motivos administrativos ou legais, isso se torna um sério problema. Afinal, isso restringe a liberdade de locomoção dos condutores e pode resultar em penalidades legais. 

Por mais que não seja uma penalidade listada no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o bloqueio da carteira de motorista gera prejuízos significativos. Por isso, destacamos a importância do cumprimento de todas as leis de trânsito. Você quer aprender tudo sobre a CNH bloqueada? Então, continue com a Zignet e saiba mais!

 

O que é a CNH bloqueada?

A carteira de motorista bloqueada representa a suspensão temporária do direito de dirigir de um indivíduo. Isso pode acontecer devido a infrações no trânsito ou condições específicas que violam as normas estabelecidas pelas autoridades e órgãos responsáveis pela regulamentação da CNH.

Então, durante o período de bloqueio, o titular da CNH está proibido de conduzir veículos automotores, sendo necessário aguardar até que as condições ou infrações que levaram ao bloqueio sejam regularizadas. Somente após a resolução adequada desses problemas, a CNH pode ser reabilitada, restituindo o direito de dirigir ao condutor.

 

O que pode resultar no bloqueio da carteira de motorista?

O bloqueio da CNH pode ocorrer por diversas razões. Confira algumas delas:

  • Acúmulo de pontos na carteira por infrações;
  • Infrações graves;
  • Envolvimento em acidentes com vítimas;
  • Cassação ou suspensão devido a reincidência;
  • Decisão judicial;
  • Fornecimento de endereço falso;
  • Falsa atribuição de infrações;
  • Suspeita de fraude na habilitação;
  • Transferência de CNH suspensa para outro estado;
  • Entre outros.

 

Consultar CNH: como verificar se minha carteira de motorista foi bloqueada?

Para verificar se sua CNH foi bloqueada e obter o motivo específico, é essencial contatar o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) local, selecionar a opção “Consulta CNH” e fazer o login. Além disso, você pode acessar o site oficial do órgão de trânsito ou utilizar aplicativos móveis e canais de atendimento autorizados para obter informações sobre o status de sua carteira de motorista.

 

Carteira de habilitação vencida e bloqueada são a mesma coisa?

Não, a carteira de habilitação vencida (ou carteira de habilitação inválida) e a carteira de habilitação bloqueada não são a mesma coisa. A CNH vencida significa que o prazo de validade do documento expirou, mas ainda pode ser renovada sem problemas. Por outro lado, uma CNH bloqueada indica que o direito de dirigir foi temporariamente suspenso devido a infrações, condições específicas ou outros motivos. Portanto, torna ilegal operar veículos durante o período de bloqueio. 

Dessa maneira, renovar uma CNH vencida é um procedimento padrão, enquanto desbloquear uma CNH requer a resolução do motivo que levou ao bloqueio.

 

CNH bloqueada, suspensa ou cassada?

Existem algumas diferenças entre a CNH bloqueada, suspensa e cassada. Confira quais são as circunstâncias e as implicações de cada uma delas.

CNH bloqueada

  • Circunstâncias: geralmente ocorre devido a infrações de trânsito específicas, como acúmulo de pontos, infrações graves, embriaguez ao volante, entre outras;
  • Implicações: o motorista fica temporariamente impedido de dirigir e pode recuperar sua CNH após resolver o motivo do bloqueio. Por exemplo: cumprir penalidades ou passar por cursos de reciclagem.

CNH Suspensa

  • Circunstâncias: a suspensão ocorre quando um motorista acumula muitos pontos ou comete infrações graves, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
  • Implicações: o condutor perde o direito de dirigir por um período determinado, que pode variar de meses a anos. Além disso, após cumprir a suspensão, é necessário passar por cursos e exames para reaver a CNH.

CNH Cassada

  • Circunstâncias: a cassação é uma penalidade mais severa e ocorre em casos de reincidência em infrações graves, fraude na obtenção da CNH ou quando o motorista é condenado por crimes de trânsito;
  • Implicações: a CNH é cancelada e o condutor só pode solicitar uma nova habilitação após cumprir todo o período de cassação (que geralmente é mais longo do que a suspensão). Além disso, é necessário passar por todo o processo de habilitação novamente.

> Você também pode gostar de ler: Como regularizar a sua CNH cassada e dirigir sem preocupações?

 

Regularização da CNH: como recorrer ao bloqueio e regularizar a CNH?

Para regularizar uma CNH bloqueada, o primeiro passo é entrar em contato com o DETRAN para entender o motivo do bloqueio. Se a causa for uma suspensão do direito de dirigir, é necessário cumprir o prazo estipulado e realizar um curso de reciclagem. Posteriormente, uma avaliação deve ser feita e o condutor precisa ser aprovado.

No caso de bloqueio por cassação, é preciso aguardar o período completo da penalidade e, em seguida, passar por todo o processo de obtenção da CNH novamente.

É importante destacar que nem todos os bloqueios podem ser revertidos. Se houver discordância em relação ao bloqueio, é possível entrar com um processo administrativo junto ao DETRAN. Também é possível buscar a ajuda de um especialista em direito de trânsito.

Nesse processo, é necessário apresentar uma defesa prévia e recorrer em primeira instância. Se a questão não for resolvida, é possível recorrer em segunda instância. No entanto, em casos de fraude, é preciso recorrer por meio de processos judiciais.

Cada caso de bloqueio é único e os procedimentos para regularização variam dependendo da causa. Portanto, é essencial consultar os órgãos responsáveis para compreender as circunstâncias específicas do bloqueio e seguir as etapas necessárias para a regularização. Dessa maneira, é possível garantir o retorno dos direitos de condução.

 

Mantenha seus documentos e créditos veiculares em dia com a Zignet!

Evite problemas como o bloqueio da CNH mantendo toda a documentação em ordem. Com a Zignet, você pode pagar on-line os débitos do seu veículo (como multas e taxas) e parcelá-los em até 12 vezes, tornando a regularização mais acessível. 

Além disso, nosso blog oferece conteúdo informativo para ajudar os motoristas de forma segura e eficiente. Conte com a Zignet para manter sua vida no trânsito mais tranquila e livre de complicações.

Confira mais conteúdos interessantes como este em nosso blog.

5/5 - (13 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Uma resposta

  1. Bom dia
    Estou com minha CNH bloqueada desde 2010 eu estava com a provisória não consegui pegar a permanente justamente pq tomei uma multa por está conduzindo o passageiro o carona sem capacete o que devo fazer pra desbloquear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações