10 dicas para ajudar sua empresa a crescer financeiramente

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Veja como sua empresa pode ter um crescimento sólido e sustentável com essas dicas para um planejamento financeiro eficaz!

Para os negócios crescerem de forma sólida e sustentável, não basta ter um CNPJ e ideias na cabeça. Elas precisam se tornar realidade e os recursos para isso precisam ser bem geridos. E uma das formas de fazer isso é através de um bom planejamento financeiro.

E ter uma gestão financeira de qualidade não é tão difícil assim, principalmente quando se tem a tecnologia como aliada. Além da automação de vários processos, até mesmo online é possível fazer o parcelamento de débitos, aliviando o orçamento da empresa.

Quer mais dicas valiosas como essa para ajudar no crescimento financeiro da sua empresa? Então leia este artigo até o fim e comece a anotar as ideias!

 

1. Tenha um plano de negócios

Se até em casa precisamos fazer um planejamento eficiente, imagine em uma empresa, não é mesmo? Ele é uma espécie de roteiro que vai proteger o futuro da empresa servindo de base estratégica para a tomada de decisões.

Para isso, defina os objetivos da empresa, crie um plano de ação, conheça todos os custos e despesas operacionais, elabore orçamentos curtos para melhorar a previsibilidade, acompanhe a precificação dos seus produtos ou serviços de forma estratégica, encontre diferenciais do seu negócio, defina estratégias promocionais ao longo do ano, invista em divulgação e em tecnologia.

 

2. Controle rigoroso de custos

O controle de custos rigoroso ajuda o crescimento empresarial. Antes de mais nada, separe todos os custos (aluguel, salários, matéria-prima etc.) detalhadamente por períodos (mensal, trimestral ou semestral). 

Determine quais os custos diretos e indiretos e compare os custos diretos com o preço de venda e quantidade vendida, para avaliar se o saldo é positivo ou negativo.

Calcule o ponto de equilíbrio para saber qual o faturamento necessário para cobrir apenas os custos organizacionais (lucro zero), pela fórmula: Custo indireto / (Receita – Custo direto) X 100 = Ponto de equilíbrio

Determine o melhor preço de venda de acordo com a margem de lucro pretendida, e procure ter sempre uma reserva emergencial.

 

3. Gestão de fluxo de caixa

Manter uma gestão rigorosa do fluxo de caixa é um desafio, mas é a melhor forma de organizar as finanças e fomentar o crescimento financeiro do seus negócios.

Defina um período de análise e identifique de forma clara tudo o que entra e sai financeiramente da sua empresa e separe em categorias.

Crie planilhas/gráficos/relatórios que inclua facilmente e forneça as informações de forma fácil, rápida e objetiva quando preciso. 

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e plataformas de sistemas de gestão são perfeitos para isso. 

Crie centros de custos para ter mais controle e determine o quanto é necessário para manter a empresa funcionando (orçamento).

 

4. Invista em tecnologia

Hoje a inovação é vital não só para o crescimento financeiro, mas para a própria sobrevivência das empresas. Novas tendências tecnológicas impactam diretamente o mercado constantemente – negócios e consumidores. 

O investimento em tecnologia é mais do que um diferencial, é uma obrigação para as empresas que querem manter a competitividade no mercado e melhorar a experiência do cliente. 

Por outro lado, as ferramentas tecnológicas de gestão ajudam sua empresa a crescer com qualidade otimizando processos, fornecendo dados sólidos para as equipes e evitando erros humanos. 

Então fique de olho nas novidades que melhoram a sua gestão financeira. Além do ERP que falamos acima, há ainda o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), softwares de gestão de contratos etc.

 

5. Diversifique suas fontes de receita

Outro ponto importante para o crescimento financeiro empresarial é a diversificação de receitas. Ao fazer isso, você reduz a exposição dos seus negócios às flutuações de mercados específicos e também às mudanças nas preferências dos consumidores.

Dessa forma você aumenta a resiliência da empresa frente a crises econômicas das mais variadas causas, já que não está sujeito à dependência excessiva de uma única fonte.

A dica é avaliar a proporção de receita proveniente de vendas diretas, a estabilidade e a recorrência de cada receita, assim como as margens de lucro e a rentabilidade, o ciclo de vendas e o tempo necessário para converter oportunidades em receita real, e a competitividade do fornecedor em relação aos concorrentes.

 

6. Conheça seu público-alvo

Conhecer seu cliente a fundo é essencial para o crescimento financeiro da sua empresa e para seu planejamento estratégico. E não estamos falando apenas de marketing para pequenas empresas. 

O conhecimento detalhado do público-alvo, seja um negócio B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business) é essencial para todos os tamanhos e setores. 

Apenas com esse conhecimento é possível criar campanhas, promoções e ações que tenham foco em quem realmente tem potencial para ser seu cliente. Dessa forma você economiza gastos desnecessários e aumenta o seu ROI.

 

7. Melhore a gestão de débitos

Uma das principais estratégias para estimular o crescimento financeiro é melhorar a gestão de débitos. Você já deve ter percebido que cada conta paga em atraso, cada boleto vencido, multa não paga, imposto ou contrato atrasado gera uma série de encargos. 

São multas, juros, taxas e outros acréscimos que vão se acumulando e se somando ao valor original. O resultado, ao longo do mês, do semestre ou do ano, pode ser muito maior do que você imagina se fizer o cálculo. Imagine em um planejamento financeiro para 5 anos, por exemplo? Não tem estratégia financeira que dê certo com estes extras.

A dica, então, é evitar débitos em aberto. Chegou, pagou. Não tem recursos para pagar? Negocie o vencimento. Não tem como negociar? Pague assim mesmo, mas faça o possível para não pesar no orçamento.

Em dia ou atrasadas, qualquer débito – boletos de qualquer natureza, impostos, taxas etc. – pode ser pago em até 12X no cartão de crédito pela Zignet. 

Assim você evita a avalanche de gastos extras por causa do atraso ou dilui tudo ao longo do ano, sem impactar o fluxo de caixa.

 

8. Invista em marketing eficiente

Uma boa estratégia de marketing é essencial para o crescimento de qualquer tipo de negócio. 

Campanhas voltadas para o seu público-alvo, com um bom estudo de personas e distribuição de conteúdo pelo funil de vendas de acordo com os seus objetivos traz grandes oportunidades para o seu planejamento financeiro, entre elas:

  • Possibilidade de integração com clientes e leads, inclusive em tempo real, gerando avaliações mais sólidas sobre a marca;
  • Maior visibilidade da marca, gerando, inclusive, mais oportunidades de parcerias lucrativas;
  • Fidelização de clientes antigos;
  • Atração de novos clientes.

Assim, é muito importante estar no meio digital, já que a internet e as redes sociais são a grande vitrine do mundo atual. De acordo com o Comitê Gestor da Internet do Brasil, 81% da população com mais de 10 anos têm acesso à internet em casa. 

E, segundo pesquisa “E-commerce Trends 2024” da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Mas apesar de o marketing digital ser fundamental, o ideal é que seja complementando também com ações offline, como folders, panfletos, outdoors etc.

 

9. Capacitação e treinamento

Não esqueça que o capital humano da sua empresa é valioso. Por isso é preciso investir em capacitação e treinamento para ter uma empresa preparada para alavancar as oportunidades.

Uma equipe bem preparada oferece um atendimento de excelência e melhora a experiência do cliente, o que impacta positivamente sua imagem no mercado.

Por outro lado, ao desenvolver habilidades e competências dos colaboradores, você aumenta o engajamento do time em busca de metas e objetivos, melhora a motivação da equipe e os deixa mais bem preparados para lidar com as mais diferentes situações, sempre com foco nas melhores soluções para os consumidores.

 

10. Analise e faça reajustes regularmente

Não basta fazer um planejamento financeiro visando o crescimento da empresa e colocar as ações em prática. Toda a estratégia precisa ser monitorada e analisada regularmente, com métricas e indicadores que mostrem o que está ou não funcionando.

Apenas dessa forma é possível fazer os reajustes necessários e tomar decisões mais assertivas, otimizando o crescimento financeiro de forma sustentável.

 

Como a Zignet pode ajudar

Traçar uma estratégia abrangente é fundamental para o planejamento financeiro da sua empresa. Ter um controle absoluto do fluxo de caixa, criar campanhas em marketing com foco no público-alvo e investir em treinamento e capacitação do capital humano são algumas das ações essenciais para gerar um desenvolvimento sólido e sustentável.

Porém, não esqueça que o investimento em tecnologia e o controle dos débitos são fundamentais. Quite suas dívidas sem pesar no orçamento da empresa e evite a geração de mais juros, multas e outros encargos que vão impactar seu controle financeiro.

A Zignet é a parceira perfeita para isso, onde você pode parcelar qualquer débito, imposto, boleto, taxa etc. em até 12X no cartão de crédito.

Visite o nosso site para saber mais sobre esta e outras facilidades e continue recebendo as melhores dicas para sua empresa no nosso Blog!

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