Logo Zignet branco

| Blog

O que são despesas operacionais de uma empresa? Confira!

Leia em 5 minutos
Mulher fazendo anotações com uma calculadora na mão
Índice do conteúdo

Para um bom gestor empresarial, entender sobre finanças e despesas operacionais é fundamental, assim como conferir as entradas e saídas de receita de forma rotineira.

Isso ajudará a saber o que é possível cortar e até mesmo substituir para enxugar os gastos e a empresa tenha mais recursos para investir em outras áreas. Com essas despesas definidas e uma boa gestão, a empresa ficará muito mais saudável em relação ao menos recursos financeiros.

Para você entender, as saídas monetárias são divididas em: despesas operacionais, não operacionais e pré-operacionais.

Cada uma conta com alguns conceitos diferentes, então, para te ajudar a entender mais sobre a despesa operacional e o porquê ter ela bem definida, a Zignet separou alguns pontos fundamentais. Aproveite a leitura!

Quais os tipos de despesas operacionais?

O tópico de despesas operacionais é dividido em algumas outras subdivisões, elas estão interligadas dentro do negócio e a sua manutenção de funcionamento. Alguns desses tipos de designação de recursos são:

1. Despesas administrativas

As despesas são aquelas que estão associadas com as contas fixas da empresa, não associadas com os processos de venda do local. Tais como:

  • contas de bens de consumo;
  • máquinas de cartão;
  • contabilidade;
  • seguro;
  • aluguel de imóvel físico (quando for o caso);
  • folha de pagamento;
  • contas de luz, água e internet;
  • impostos e tributos.

Ou seja, são as contas básicas para a empresa se manter funcionando. Por isso, quando se trata de despesas operacionais, não há muito o que cortar, apenas tentar diminuir um pouco o valor de alguns itens, como buscar por planos de internet com bom desempenho e custo-benefício, se assegurar de desligar os aparelhos no final do expediente, para diminuir a conta de luz e, claro, uma boa escolha de máquina de cartão!

E que tal conferir quais são as melhores maquininhas de cartão do mercado?

Coisas básicas, mas que diminuindo um pouco a cada dia do mês, pode dar uma grande diferença quando realizar o balanço da empresa.

2. Despesas comerciais

As despesas comerciais estão ligadas com os processos de receita da empresa: as vendas. Nesse tópico, está incluso o salário dos vendedores e a comissão que recebem pelas vendas realizadas durante o mês.

Outros gastos são os brindes a clientes, custo com embalagens, envio de mercadoria e até mesmo a manutenção de veículos e o combustível para realizar as entregas ou prestar serviços.

E nessa parte, não poderia ficar de fora os gastos com marketing e publicidade gerada em prol da empresa.

3. Outras despesas

E ainda temos outras despesas, as quais são aquelas que não se encaixam em nenhum nem outro dos tópicos de comercial e administrativo. São muito específicas para serem determinadas.

+ Como parcelar boleto: dicas simples para aliviar as finanças!

Como calcular as despesas operacionais da empresa?

Essas despesas devem ser consideradas todos os meses e o setor financeiro deve se programar para o pagamento de cada uma das contas da empresa, colocando em uma planilha ou gerenciar por meio de um software de gestão — assim, é possível ter um balanço muito melhor da entrada e saída de capital.

E, por mais que existam despesas variáveis, como contas de luz, água e a comissão dos vendedores, se atente ao rendimento do mês anterior para ter uma base. Por exemplo, se o vendedor obtiver uma comissão maior, significa que ele vendeu mais, logo, subentende-se que a empresa lucrou mais e há mais espécie em caixa.

A diferença de uma boa máquina de cartão!

Além de todo entendimento das despesas de uma empresa — ter uma boa maquininha de cartão é essencial hoje em dia!

Contar com uma máquina com taxas baixas e mais funções faz toda a diferença. E nesse quesito, a Zignet é especialista: temos o sistema mais completo do mercado, com soluções que vão facilitar ainda mais sua vida!

Nossa máquina de cartão possui uma ferramenta de distribuir valores, ou seja, assim que realizar uma determinada venda, já será distribuído de forma automática um valor fixo ou comissionado para a empresa e para seus colaboradores, deixando o processo simplificado.

Ainda, é possível ter a antecipação de recebíveis com a frequência que preferir, podendo ser manualmente ou automática. Com a maquininha de cartão da Zignet, você tem o controle total dos seus gastos, além contar com uma solução moderna para seu dia a dia.

Confira: tipos de máquinas de cartão: quais são? Veja as diferenças

Ter o controle das suas despesas é fundamental para qualquer empresa, por isso, buscar meios de diminuir gastos possibilita que consiga investir em outras áreas do seu negócio, aumentando seu estoque ou providenciando itens diferenciados para atrair mais clientela.

Esperamos que tenha entendido sobre a importância de uma boa gestão na empresa e que mesmo reduzindo custos considerados pequenos, no final, eles podem fazer uma grande diferença no balanço. E para saber mais sobre despesas e meios de pagamentos — continue acompanhando o blog da Zignet!

4.3/5 - (27 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações