Logo Zignet branco

| Blog

Veículo com bloqueio diversos: como resolver? Confira!

Leia em 5 minutos
Veículo com bloqueio diversos: como resolver? Confira!
Índice do conteúdo

Você já foi pego de surpresa, ao conferir a situação do seu veículo, achando que estava totalmente regularizado, mas se deparou com alguma restrição? Isso é um fato que pode acontecer e, geralmente, ocorre quando menos esperamos.

Mas calma! Ter uma restrição veicular não é um motivo se desesperar, visto que sempre há uma maneira de resolver essas restrições. Há diferentes tipos de bloqueios, então, pensando em te ajudar, a Zignet trouxe alguns tópicos para explicar melhor sobre essas questões. Continue na página e aproveite a leitura!

Afinal, o que é um veículo com bloqueio diversos?

Se o seu veículo está com “bloqueio diversos”, isso é causado devido a alguma restrição de natureza administrativa, podendo ser ocasionada por diversas situações. Dentre as situações possíveis, pode-se encontrar falta de transferência, documento vencido, documento apreendido, entre outras.

Sempre que verificar que está com algum tipo de bloqueio, é necessário colocar em ordem e regularizar, para se prevenir de qualquer situação indesejada e, claro, para que o documento do veículo não apresente nenhuma irregularidade.

Licenciamento atrasado? Saiba como realizar o pagamento parcelado.

Quais são os tipos de bloqueios existentes?

O bloqueio judicial, administrativo e o policial estão entre os mais comuns em território nacional. Veja a seguir o que cada um deles representa, o motivo de acontecer e como deixar seu veículo em dia.

– Bloqueio judicial

Nesse tipo de bloqueio, o que ocorre é a restrição via pedido de um juiz, seja por dívidas, falências, penhoras e até dívidas trabalhistas (podendo haver outros processos também). Quando um veículo tem esse bloqueio, ele pode ser usado como penhora, ou seja, utilizado como garantia para a quitação do valor que o processo gerou — um tipo de abono.

Não que você vá ficar sem o carro assim que for avisado desse bloqueio, principalmente por que todo esse processo pode demorar algum tempo até ser finalizado. Enquanto a justiça não determina apreensão do automóvel, em processos que demoram algum tempo, o condutor pode, sim, utilizar o veículo normalmente. Em casos em que o proprietário aceite esse bloqueio, pode ser que o veículo fique embargado até o final do processo.

Mas sempre fica a dúvida: quando ocorre um bloqueio por ordem judicial?

  • Quando uma empresa abre falência e não tem dinheiro suficiente para o pagamento dos direitos de algum funcionário;
  • Em casos de acidentes de trânsitos;
  • Quando há muitos débitos veiculares e o condutor não tem o valor para bancar;
  • Em decorrência de acordo de divórcio.

Todo esse processo pode ser desfeito com a quitação dos valores estabelecidos pelo juiz, ou caso o bloqueio tenha sido realizado com fatos indevidos, com a liberação do juiz após as análises.

– Bloqueio administrativo

O bloqueio administrativo é realizado por decisões do Detran de cada Estado, geralmente, é feito por conta da falta de transferência de dados quando é realizada a venda do veículo. Mas ainda existem diversos tipos dessa modalidade de bloqueio, entretanto, você deve ficar a par de como é a situação e regras do Detran do seu Estado, visto que cada um apresenta suas diferenças.

Por isso, é necessário que estar sempre atento às regras para manter toda a documentação regularizada, seguindo isso, você vai evitar tranquilamente esse tipo de bloqueio. Mas para desfazê-lo, também é um processo simples, basta realizar a transferência.

Quer entender mais sobre a transferência de veículos? Separamos este post para você ficar por dentro desse assunto: saiba tudo sobre o Documento Único de Transferência.

– Bloqueio policial

Esse bloqueio é realizado quando o carro é furtado ou roubado, assim, você tem até 72 horas para efetuar um boletim de ocorrência. Além disso, também pode ser apropriação indébita, inquérito policial ou estelionato.

O que é bloqueio RENAJUD?

Esse é um bloqueio que se enquadra no modelo do judicial, o RENAJUD é o sistema em que a restrição será registrada, uma ferramenta que interliga com o Judiciário e a SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Assim, possibilita que o juiz efetive ordens e restrições por meio do RENAVAM cadastrado.

Esse bloqueio é usado, por exemplo, quando o proprietário não paga o financiamento do veículo.

Por que é importante regularizar a situação do veículo?

Pode haver consequências graves para quem não tem o veículo regularizado, principalmente em casos de bloqueios, em que não é permitido obter o licenciamento, o famoso CRLV. Sem contar que ainda pode ficar sem a permissão de rodar com o veículo em vias públicas, por conta da falta da documentação adequada.

Entenda também: Qual a diferença entre CRV e CRLV?

O que acontece se o veículo estiver bloqueado por dívidas?

Se você está com o bloqueio por conta de dívidas, você não vai conseguir licenciá-lo e, consequentemente, não consegue emitir o CRLV. E ainda recebe uma multa no valor de R$ 293,40 e perde 7 pontos em sua carteira, além de também correr o risco de ter o veículo apreendido e levado para o pátio do Detran da sua região.

Portanto, é fundamental entender os diversos motivos que podem levar o veículo a ser bloqueado. O ideal é sempre ficar de olho em sua documentação e, caso ocorra algum bloqueio, busque identificar e tentar resolver o mais rápido possível para não ter dores de cabeça no futuro.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para mais dicas sobre veículos, multas e parcelamentos — continue acompanhando o blog da Zignet. Até a próxima!

 

Banner Zigauto

5/5 - (11 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações