Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

O que é RENAVAM, para que serve e como consultar?

Quando o assunto é documentação de veículos, uma sigla que sempre encontramos é o RENAVAM, que significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Para quem está adquirindo um veículo agora ou até mesmo pessoas com mais idade ainda se confundem muito com a sigla e não compreendem muito bem a importância dela para a regularização de carros, motos e outros veículos.

Para sanar todas as suas dúvidas sobre RENAVAM, nós preparamos este conteúdo completo, para esclarecer o que é o RENAVAM e sua importância para o dia a dia dos condutores. Aperte os cintos e venha com a gente para descobrir!

Afinal, o que é o RENAVAM do Veículo?

O Registro Nacional de Veículos Automotores, como o próprio nome sugere, é um registro de identificação do seu veículo, ou seja, é como se fosse o RG do seu veículo, sabe?

Esse número permite que as autoridades de trânsito e qualquer pessoa acessem todos os detalhes físicos do modelo e também dados históricos, tais como: chassi, ano, cor, modelo, alterações no veículo, infrações, mudança de cidade e até possíveis débitos que podem existir.

Existem números de RENAVAM para diferentes tipos de veículo como carros, motos ou caminhões. No caso de veículos mais antigos, a numeração possui 9 dígitos. A partir de 2013, o RENAVAM passou a ter 11 dígitos, por conta do crescimento do número de veículos em circulação no país.

É importante saber também que esse número de identificação seja fixo, ou seja, é único para o seu veículo e não muda nunca, mesmo com a troca de proprietários. O que acontece é que todas as mudanças relacionadas são acrescentadas ao RENAVAM, para servirem de histórico para consultas.

Quando e como é feito o RENAVAM?

O número RENAVAM é criado assim que o veículo sai da fábrica, quando ele recebe também o número de chassi, que é o primeiro dado registrado no RENAVAM. É importante ressaltar que o número é único, então, não existe outra maneira de criar ou gerar um RENAVAM, como muitas pessoas ainda confundem.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o que é o RENAVAM, vamos entender melhor sua função.

Qual a função do RENAVAM e sua importância?

Podemos dizer que a principal função desse registro é reunir todas as informações sobre um veículo em um único documento, para deixar as consultas sobre o veículo mais práticas, tanto para as autoridades de trânsito quanto para os condutores, já que é possível tirar qualquer dúvida por meio desse número.

Ele é extremamente útil na hora da compra de veículos usados ou seminovos, por exemplo, quando o comprador consegue pesquisar no site do Detran todas as informações a respeito do veículo, como multas pendentes ou restrições, ajudando a evitar golpes e deixando o negócio mais transparente para ambos os lados.

E mesmo em situações que não envolvem compra ou venda de veículos, o número do RENAVAM sempre é muito útil para consultar os próprios dados e evitar qualquer surpresa a respeito do seu veículo, como multas ou infrações que podem passar despercebidas em meio à correria do dia a dia.

Como saber qual é meu RENAVAM?

Para saber onde fica o RENAVAM do veículo é bem simples. Ele fica impresso no Certificado de Registro de Veículo, o CRV. Você pode encontrá-lo também no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. O número fica localizado acima do campo “Nome” ou “Nome/Endereço”, no campo “Código RENAVAM”.

O que se pode fazer com o número do RENAVAM?

Como já falamos em tópicos anteriores, com esse número é possível consultar todo o histórico do veículo, certo? Mas o que exatamente podemos pesquisar com ele? Com o RENAVAM é possível:

  • pesquisar débitos pendentes do veículo;
  • verificar se há bloqueios judiciais ou administrativos relacionados ao veículo;
  • identificar se o veículo já passou por alterações ou modificações;
  • se informar se ele já se envolveu em acidentes e necessitou de reparos;
  • verificar a respeito de irregularidades com a documentação, entre outros.

Onde puxar o número do RENAVAM?

Você pode consultar o RENAVAM de forma online, através do site do Detran do Estado em que o carro está registrado, ou através da consulta de dados no Portal de Serviços SENATRAN. Se você preferir ir pessoalmente, é possível consultar o RENAVAM do veículo indo até as bases físicas do Detran.

 

 

É importante dizer que, na maioria dos sites, você precisará estar também com a placa para realizar a consulta completa dos dados do veículo. O passo a passo é bem simples:

  1. acesse o Portal de Serviços SENATRAN;
  2. clique em “Consultar Veículo”;
  3. faça o login com a conta GOV.BR;
  4. Na página seguinte insira os dados de RENAVAM e a placa do veículo para acessar todas as informações.

Nós fizemos um artigo exclusivo para ensinar como consultar débitos de veículos pelo Renavam, não deixe de conferir!

Preciso do RENAVAM para quitar débitos veiculares?

Não necessariamente. Quer um exemplo? Através do site da Zignet você consegue fazer a pesquisa de débitos de veículos utilizando apenas a placa do veículo, de um jeito bem simples, sem precisar do RENAVAM.

Isso porque a Zignet é credenciada da Senatran e oferece este serviço autorizado, vinculado aos Detrans de todo o país e com total segurança para você.

Se você quiser fazer a busca de débitos veiculares com o RENAVAM, basta acessar o site do Detran do seu Estado com o número do RENAVAM e a placa do veículo, para realizar a consulta. Inclusive nós fizemos um post ensinando passo a passo a fazer consulta de débitos de veículos de diferentes maneiras. Vale a pena a leitura!

É possível consultar débitos do veículo sem o RENAVAM?

Sim! Como dissemos, através do site da Zignet você consegue fazer a consulta de débitos utilizando apenas a placa do veículo. E sabe o que é ainda mais vantajoso? Se o seu veículo possuir pendências, pelo site é possível fazer o parcelamento de débitos, como IPVA, multas, licenciamento e outros, utilizando o cartão de crédito.

Leia também: Como fazer o parcelamento de multas de trânsito? Descubra.

Agora que você conhece tudo sobre o RENAVAM ficará mais fácil fazer consultas periódicas sobre o seu veículo, manter as documentações em dia e evitar surpresas indesejadas em uma blitz. Até o próximo post!

Leave a Reply