Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como consultar débito do seu veículo pela placa, RENAVAM e mais!

Transito com vários carros

Fazer a consulta dos débitos do veículos é uma maneira simples de conseguir organizar as pendências financeiras, evitando que a regularização do carro ou da moto seja comprometida. Mas, como consultar o débito de veículos para identificar se ainda tem algo para ser pago?

Muitos motoristas acabam sendo pegos de surpresa quando são parados em uma blitz policial e estão com a documentação atrasada. Para te ajudar com essa questão, vamos te mostrar as variadas formas de consultar os débitos dos veículos e se preparar para quitar as dívidas antes que elas se tornem uma dor de cabeça. Vamos lá?

Como puxar os débitos do seu veículo?

Você pode consultar os débitos dos veículos pelo próprio site da Zignet, com a placa do seu veículo, mas também há a possibilidade de puxar os débitos veiculares diretamente no site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu Estado ou, ainda, fazer a consulta nos postos físicos do Detran da sua região.

Você também pode escolher o posto físico da Zignet mais próximo da sua residência, e ter um atendimento ágil e personalizado!

Quais são os débitos veiculares?

Para entender como proceder com os débitos dos veículos é importante conhecer a função de cada um deles e porque eles são cobrados dos proprietários. A seguir te ajudamos a entender cada um deles, para facilitar a identificação caso algum deles apareça na sua consulta.

IPVA

IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, o qual se aplica a todos os proprietários de veículos e deve ser pago anualmente. Nesse caso, são divididos de maneira igual entre estados e municípios os valores que poderão ser usados para os gastos públicos na saúde, segurança, educação e transporte. Vale lembrar que o imposto é sempre calculado conforme o valor do veículo.

Leia também: Tudo sobre IPVA – quanto, quando e como você deve pagar o do seu veiculo.

Licenciamento

Tem como objetivo certificar que o veículo se encontra ou não dentro das normas ambientais e de segurança do setor automotivo. Portanto, o licenciamento valida o documento, garantindo, assim, a livre circulação do mesmo.

Está com o licenciamento atrasado? Leia nosso artigo sobre o assunto e descubra como parcelá-lo e se livrar dos débitos veiculares!

Multas de trânsito

As multas são punições coercitivas aos condutores que cometem infrações de trânsito e podem podem ser classificadas por nível de gravidade, existindo 4 níveis: leve, média, grave e gravíssima, variando também os seus valores.

Você pode se interessar: Como funciona o parcelamento de multas de trânsito?

Seguro DPVAT

O DPVAT, ou Seguro de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é um seguro obrigatório que todos os proprietários de veículos precisam pagar, o qual protege vítimas e feridos em casos de acidentes, podendo garantir indenizações em casos de morte, invalidez permanente e reembolso para despesas médicas.

Bom, nós já esclarecemos de forma resumida como consultar os débitos do seu veículo e quais são os tipos de débitos que você pode encontrar. Mas, como fazer na prática? Nós te mostraremos a seguir.

Como consultar os débitos do veículo pelo RENAVAM?

Antes de tudo é preciso estar com o número de RENAVAM nas mãos para poder fazer a consulta, certo? Ele pode ser encontrado no documento chamado CRLV, onde constam todas as informações sobre o registro do seu veículo.

Nele você vai encontrar o Registro Nacional de Veículos Automotores, o RENAVAM. Este número é único e intransferível e é onde que ficam atrelados todos os débitos e pendências do veículo no sistema de trânsito brasileiro, por isso, é possível pesquisar por ele.

Veja, então, como pesquisar os débitos do veículo com o RENAVAM:

Pelo site do Detran

Se você preferir pode fazer a consulta através do site do Detran do seu Estado, mas será necessário fazer um cadastro prévio. Além disso, pelo site do Detran não é possível fazer o parcelamento no caso de encontrar pendências atrasadas, entretanto, em alguns Estados, você terá a opção de fazer o pagamento via boleto.

Cada Estado tem o seu passo a passo para fazer a consulta dos débitos pelo RENAVAM e os sites são semelhantes no processo. De um modo geral você deve:

  1. Acessar o portal do Detran do seu Estado;
  2. Procurar a opção de serviços online;
  3. Alguns sites vão exigir o cadastro através do seu CPF/CNPJ e senha. Se você ainda não possuir, é possível fazer na hora;
  4. Procure a opção “Veículos” e depois clique em “Pesquisa de débitos e restrição de veículos”;
  5. Digite o número do RENAVAM e acesse os débitos.

Abaixo nós listamos para você o site o site do Detran de cada Estado:

Como consultar os débitos do veículo pela placa?

Você também pode consultar os débitos do veículo usando a placa, sabia? A consulta pode ser feita tanto pelo site da Zignet, quando pelo site do Detran do seu Estado – neste último caso, precisará também do número do RENAVAM.

Para pesquisar débitos veiculares apenas pela placa e ainda ter a opção de fazer o parcelamento das pendências, se houver, basta:

  1. Acessar o site da Zignet;
  2. Inserir a placa do seu veículo;
  3. Clicar em “Consultar”.

Se você preferir acessar o site do Detran do seu Estado, basta seguir os mesmos passos do tópico anterior.

Como consultar débito de veículo pelo celular?

Com o uso de dispositivos móveis como celulares e tablets fica bem mais fácil navegar na internet, não é mesmo? Entretanto existem alguns sites que não são responsivos, ou seja, não se adaptam ao tamanho da tela e as informações ficam praticamente ilegíveis na hora de ler, o que complica a pesquisa.

Mulher no celular

 

Nesses casos, se você quer consultar os débitos do seu veículo pelo celular pode utilizar também o site da Zignet e pesquisar apenas pela placa, de um jeito prático e intuitivo.

Como consultar débitos de veículos roubados?

Para facilitar o acesso a informações sobre veículos roubados, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo gratuito com informações a respeito. Veja como acessá-lo:

  • acesse a Play Store ou App Store e baixe gratuitamente o aplicativo Sinesp Cidadão;
  • em seguida, com o aplicativo instalado, abra e clique em “veículos”;
  • preencha os campos da placa do seu veículo, incluindo letras, números e, para finalizar, clique no botão “checar situação”.

Uma mensagem acerca do veículo será exibida na tela, informando se ele foi ou não roubado.

Qual a importância de consultar os débitos dos veículos?

Fazer a consulta de débitos veiculares é fundamental para evitar algumas dores de cabeça, principalmente em situações de compra e venda/transferência, além de evitar a apreensão do veículo em caso de transitar em condições irregulares.

Ao comprar um veículo, por exemplo, algumas multas podem levar alguns dias para serem enviadas fisicamente para o proprietário antigo.

Entretanto, o lançamento no sistema do Detran tende a ser mais rápido. Embora a transferência efetiva só seja permitida com a quitação de todas as dívidas, na compra um veículo (ainda que através de um contrato de compra e venda inicial), todos os valores pendentes passam a ser responsabilidade do novo proprietário.

Para evitar problemas, o recomendado é certificar-se de que a documentação do veículo esteja em dia. O mesmo acontece ao realizar a transferência do veículo, então, caso você precise efetivar a venda de forma regularizada será necessário estar em dia com todos os débitos.

Por fim, ao consultar e quitar os débitos do veículo, você evita o risco de perder a CNH ou até ter o carro apreendido. Portanto, fique sempre atento às pendências do seu veículo!

Existe diferença de débitos de veículos e restrição do veículo?

Sim e nós explicamos para você: os débitos veiculares, como já citamos, são aqueles impostos que você deve pagar para regularizar a situação do seu carro. Já as restrições do veículo são aquelas que impedem que você faça a regularização, ou seja, quando acontece o chamado “bloqueio do veículo”. São elas:

  • Administrativa: quando a comunicação da venda do veículo para os órgãos responsáveis não é feita;
  • Tributária: quando o veículo possui algum tipo de isenção de impostos;
  • Judicial: talvez você conheça como bloqueio RENAJUD. Ele acontece quando há alguma dívida judicial do veículo ou ele está em penhora;
  • Alienação Fiduciária: o veículo ainda está financiado, é uma propriedade do credor, mas o comprador ainda pode circular com o carro;
  • Leasing: funciona como uma espécie de aluguel do veículo pelo banco;
  • Baixa de Gravame: quando o veículo é financiado e o banco realiza essa restrição como garantia para a quitação do valor final.

Como pagar débitos anteriores de veículos?

Vamos supor que você tenha encontrado vários débitos ao pesquisar pelo seu veículo, será preciso acertar as contas para não sofrer com as punições que podem acontecer ao rodar com o veículo irregular. Se você não tem todo o dinheiro em mãos, existe a possibilidade de parcelar os débitos do veículo.

Existem instituições parceiras da Senatran, como a Zignet, que são autorizadas a oferecer o parcelamento de débitos em até 12x. Assim, fica mais fácil você escolher a parcela que mais cabe em seu bolso e se livrar das contas acumuladas de um jeito bem simples.

Bom, agora que você já sabe tudo sobre os débitos veiculares e como consultá-los sempre que precisar, não deixe de ver nossos outros artigos sobre débitos esse assunto e aprenda mais sobre o assunto. Até o próximo post!

Leave a Reply