Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Quais são os tipos de máquinas de cartão?

a

Saiba quais tipos de máquinas de cartão estão disponíveis no mercado e quais as diferenças entre elas.

A utilização de dinheiro em espécie ou cheque vem se tornando cada vez mais uma coisa antiga quando uma pessoa vai realizar o pagamento em algum estabelecimento. É muito mais prático e seguro para as pessoas andarem com cartão de crédito do que com dinheiro em espécie, até mesmo porque se caso perderem a carteira ou forem assaltados, é só bloquear o cartão e não terá prejuízo.

Não é só prático para as pessoas usarem cartão de crédito, mas para os estabelecimentos também, que economizam tempo ao atender os clientes, oferecem uma opção a mais de pagamento para eles e torna muito mais seguro o negócio por manter o caixa com menos dinheiro em espécie.

O uso de máquinas de cartão está crescendo cada vez mais, e pesquisas já apontaram que pode ser que daqui alguns anos o dinheiro em espécie despareça ainda mais e tudo será de forma virtual, pagamentos em geral.

São diversos tipos de máquinas de cartão atendendo as necessidades de cada empresário, variando com o tipo de negócio e tamanho do estabelecimento. No total são três tipos das mais usadas e que estão disponíveis para os empreendedores, são elas: POS; POO; TEF.

Esses são os modelos de máquina de cartão mais vantajosas para as empresas. Entenda as características de cada uma delas:

  • POS – Entre as máquinas de cartão a mais conhecida é a POS. Seu funcionamento é simples, a máquina é conectada a uma linha telefônica, imprime notas fiscais sem precisar de outro equipamento para realizar essa função, e geralmente a máquina de cartão POS fica fixada no caixa dos estabelecimentos.

As máquinas de cartão POS costumam ter convênio com diversas empresas de cartões, a escolha dessa máquina de cartão é vantajosa, pois, é conveniada a muitos cartões, tanto a cartões muito usados como os menos usados;

  • POO Wireless – A máquina de cartão POO Wireless tem as mesmas características do POS, mas a diferença é que ela funciona através da rede Wireless. Há necessidade de o estabelecimento ter uma rede de Wifi boa, pois ela funciona por sinal de internet, e se o sinal não for bom pode ser que ela pare de funcionar em alguns momentos;
  • POO – Esse tipo de máquina de cartão é bastante utilizada pelos estabelecimentos que trabalham com o tipo de serviço de delivery, garçons e taxistas. É uma máquina com grande flexibilidade de uso, o cliente não precisa sair do lugar para fazer um pagamento quando está no estabelecimento, á máquina de cartão POO vai até o cliente, por isso ideal para estabelecimentos que trabalham com entregas e podem levar a máquina junto.

A máquina de cartão POO tem as mesmas características das outras máquinas de cartão que citamos a cima, a diferença é que esse tipo de máquina funciona com um chip de celular, por isso é bom você empreendedor investir em uma boa operadora de telefonia para evitar problemas;

  • TEF – O avanço das tecnologias também chegou até as máquinas de cartão, a TEF funciona via conexão com a internet, ou conectada a um computador porque há uma necessidade de utilizar links dedicados para que ela funcione juntamente ao um sistema de emissão de notas fiscais.

A maior vantagem de usar a máquina de cartão TEF é que ela trabalha com mais de uma empresa adquirente, essas são os tipos que mais conhecemos.

Para todas as empresas que possuem vendas regulares para um grande número de clientes do tipo – Pessoa Física – a utilização das máquinas de cartão é essencial. De começo, pode até parecer um custo a mais em seu estabelecimento, mas ao longo do tempo serão perceptíveis as vantagens competitivas e as vendas extras com agilidade de atendimento que a máquina de cartão proporcionará, irá pagar todos esses custos dentro do seu negócio!

Com a Zignet você encontra a máquina de cartão ideal para você, são diversos tipos para atender as necessidade de seu estabelecimento, seja ele físico apenas, ou com serviços de delivery também.

Mas antes de você escolher algum destes modelos de máquina de cartão, é preciso saber se vale a pena para sua empresa. Analise a situação de sua empresa e entenda qual a necessidade que seu estabelecimento precisa em relação a receber pagamentos.

Para lhe ajudar, a saber, qual tipo de máquina de cartão escolher e se é o momento responda pergunta como:

  • Seus clientes possuem a preferência de pagar em dinheiro?
  • Os clientes reclamam que sua loja não aceita cartões de débito ou crédito?
  • Há uma vontade de expandir seu negócio para vendas online além da física?

Essas três perguntas são importantes, e podem te ajudar a entender se é o momento ou não para colocar algum modelo de máquina de cartão em seu negócio. O investimento é ideal para quem deseja personalizar o empreendimento e oferecer sempre várias opções de pagamento para os clientes se sentirem mais confortáveis, e também para atender clientes que gostam de andar com dinheiro em espécie ou só usam cartão.

Mas, qual máquina escolher entre a POS, POS Wireless, POO e TEF?

As máquinas de cartão de modo geral possuem a mesma função, receber pagamentos com cartão de crédito ou débito. Para escolher a melhor para o seu estabelecimento o ideal é comparar como cada uma funciona e qual tipo de negócio você tem, e no final qual sua necessidade.

Por exemplo, se você tem um estabelecimento e só trabalha com serviços de delivery (entrega), a máquina de estilo POO é a melhor opção. A máquina de cartão é leve, funciona com um chip de celular e pode ser levada para qualquer local. Isso agradará melhor aos clientes que podem fazer pedidos e não se preocuparem de realizar o pagamento apenas com dinheiro em espécie, mas que a máquina de cartão irá até a porta de casa.

Se caso você goste de muita tecnologia em seu estabelecimento, a máquina de cartão TEF é a ideal. Os sistemas de notas ficam funcionam online, sendo mais rápido e prático se a necessidade é ter toda uma estrutura de recebimento de modo virtual.

Como muitas empresas não possuem muitos requisitos em questão de máquina de cartão e quer algo prático que emita notas ficais e receba pagamentos com cartão de crédito e débito, a POO é a mais comum de ser escolhida.

O fator principal é você analisar cada máquina de cartão e escolher a ideal para o seu negócio. Na Zignet você encontra solução de pagamento rápido, fácil e prático, deixando seu estabelecimento ainda mais funcionam, atendendo melhor aos seus clientes também.