Logo Zignet branco

| Blog

Tipos de máquinas de cartão: quais são? Veja as diferenças

Homem realizando pagamento em um caixa
Índice do conteúdo

A utilização de moedas físicas, como dinheiro e cheque, tem se tornado cada vez mais incomum e ao que tudo indica, tende a se tornar obsoleta dentro de alguns anos.

Quando uma pessoa vai realizar o pagamento em algum estabelecimento, é muito mais simples e seguro que o pagamento seja realizado por meio de um cartão (de débito ou crédito), não é mesmo? Afinal, hoje em dia, ninguém mais quer arriscar sair com a carteira cheia de notas de alto valor, uma vez que sempre precisamos pensar em casos de perda ou assalto.

Quando perdemos ou alguém nos rouba um cartão, sempre há uma maneira de entrar em contato com o banco ou com a empresa da bandeira do cartão para bloqueá-lo.

E não é prático apenas para os consumidores usarem um cartão para efetuar transações, mas para os estabelecimentos também, visto que conseguem economizar tempo no atendimento aos clientes, oferecem uma opção a mais de pagamento e torna esse processo muito mais seguro para o negócio, pois não precisam manter uma grande quantia em dinheiro no caixa.

Não é à toa que o uso de máquinas de cartão está crescendo cada vez mais, assim como outros tipos de transição de valores por dispositivos eletrônicos, como o PIX.

Mas, afinal, quais são os tipos de máquinas de cartão?

Atualmente, existem diversos tipos de máquinas de cartão para atender às necessidades de cada tipo de empresário. Isso porque cada negócio e tipo de estabelecimento tem uma demanda específica para direcionar os pagamentos.

No total, são três tipos de máquinas de cartão mais utilizadas e que estão disponíveis para os empreendedores, são elas: POS, POO e TEF.

Esses são os modelos de maquininhas de cartão mais vantajosos para as empresas. Entenda as características de cada uma delas:

Maquininha POS (Point of Sale)

Entre todos os modelos, o mais conhecido é o POS e o seu funcionamento é bem simples, a máquina é conectada a uma linha telefônica que imprime notas fiscais sem precisar de nenhum outro equipamento. Geralmente, a máquina de cartão POS fica fixada no caixa dos estabelecimentos, já que ela precisa da linha telefônica para realizar as transações.

Outra vantagem que esse tipo de maquininha oferece é que ela pode ser usada em momentos de urgência, quando não há sinal de internet.

As máquinas de cartão POS costumam ter convênio com diversas empresas de cartões, por isso, ter uma máquina de cartão desse tipo pode ser vantajoso para um estabelecimento, uma vez que elas costumam ser conveniadas a muitas bandeiras de cartões diferentes, até aquelas que são menos usadas.

Maquininha POO (Point of Outdoor) Wireless

A máquina de cartão POO Wireless tem, basicamente, as mesmas características do POS, com a diferença de que o modelo funciona por meio da rede Wireless.

Por isso, os estabelecimentos que optarem por esse tipo de maquininha, precisam ter uma rede de Wi-Fi bastante estável para que ela não fique travando na hora de passar o cartão dos clientes.

Isso acontece porque ela só funciona por sinal de internet e quando o sinal não está adequado, isso pode trazer problemas para o negócio, como a insatisfação de clientes.

Maquininha POO (Point of Outdoor)

Esse tipo de máquina de cartão é bastante utilizada pelos estabelecimentos que trabalham com o tipo de serviço de delivery, como os famosos aplicativos de entrega.

É um modelo de maquininha com grande flexibilidade de uso, uma vez que o cliente não precisa sair do lugar para fazer um pagamento. É a máquina de cartão POO que vai até a pessoa, por isso, se torna um modelo ideal para estabelecimentos que trabalham com entregas e podem enviar o aparelho até o cliente por meio dos entregadores.

A máquina de cartão POO tem as mesmas características das outras máquinas de cartão que citamos acima, a diferença é que esse tipo de máquina funciona com um chip de celular, por isso, é bom que o empreendedor invista em uma operadora de telefonia que ofereça um sinal de internet bastante estável para evitar problemas quando o cliente for realizar o pagamento.

Para ler depois: Descubra 5 maneiras de se proteger da inflação alta.

Maquininha TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)

A tecnologia da TEF também chegou até as máquinas de cartão e é possível realizar esse tipo de transferência via conexão com a internet. Ou, ainda, conectada a um computador, já que é preciso utilizar links dedicados para que ela funcione conectada a um sistema de emissão de notas fiscais.

A maior vantagem de usar a máquina de cartão do tipo TEF é que ela opera com mais de uma empresa adquirente, que são as mais conhecidas do mercado. Para todas as empresas que possuem vendas regulares para um grande número de clientes do tipo Pessoa Física, a utilização dessas maquininhas de cartão é essencial.

No início, pode até parecer que se trata de um custo a mais para o estabelecimento, no entanto, ao longo do tempo, serão perceptíveis as vantagens competitivas e as vendas extras com agilidade de atendimento que a máquina de cartão proporcionará. Isso, sem dúvidas, compensa bastante para pagar todos esses custos dentro do seu negócio.

Você sabia que Zignet também fornece maquininha de cartão? E nós temos o modelo ideal para você!

Mulher realizando pagamento através da maquininha de cartão

Temos diversos tipos de equipamentos para atender as necessidade de seu estabelecimento, seja ele físico apenas ou com serviços de delivery também.

Aproveite e leia também: Melhores maquininhas de cartão: veja dicas para escolher a ideal!

Mas antes de escolher algum desses modelos de máquina de cartão, é preciso saber qual tipo de serviço vale a pena para o seu empreendimento. Analise a situação da sua empresa e entenda qual a necessidade em relação às formas de receber pagamentos.

Para te ajudar a entender qual tipo de máquina de cartão escolher, responda às seguintes perguntas:

  • Seus clientes têm preferência por pagar em dinheiro?
  • Os clientes reclamam que sua loja não aceita cartões de débito ou crédito?
  • Há uma vontade de expandir seu negócio para vendas delivery?

Essas três perguntas são importantes e podem te ajudar a entender se é o momento certo para aderir algum modelo de máquina de cartão para o negócio.

Investir em uma máquina de cartão é ideal para quem deseja personalizar o empreendimento e sempre oferecer várias opções de pagamento para os clientes, que passam a se sentir mais confortáveis ao ter a opção de pagar sua conta usando o cartão.

Não deixe de conferir: Zigbank é 100% digital e traz novos benefícios para você.

Mas qual máquina escolher: POS, POS Wireless, POO e TEF?

Como você pode perceber, as maquininhas de cartão, basicamente, possuem a mesma função, receber pagamentos de cartões de crédito e débito.

Para fazer a sua escolha, o ideal é comparar como cada uma funciona e se oferecem o que o estabelecimento precisa. Por exemplo, se você tem um estabelecimento e só trabalha com serviços de delivery (entrega), a máquina de estilo POO é a melhor opção.

A máquina de cartão é leve, funciona com um chip de celular e pode ser levada para qualquer local. Isso trará comodidade para os clientes que podem fazer pedidos e não precisam se preocupar em realizar o pagamento apenas com dinheiro em espécie, uma vez que a máquina de cartão irá até a porta de casa.

Caso você decida investir em mais tecnologia para seu negócio, a máquina de cartão TEF é a ideal. Os sistemas de notas funcionam de forma online, sendo mais rápido e prático como toda uma estrutura de recebimento totalmente online.

Para as empresas que não possuem tantos requisitos para o uso da máquina de cartão e precisam de um modelo mais prático que emita notas fiscais e receba pagamentos com cartão de crédito e débito, a POO é a mais escolhida.

O fator principal é você analisar cada máquina de cartão e escolher a ideal para o seu negócio. Na Zignet, você encontra soluções de pagamento rápidas, fáceis e práticas, para deixar seu estabelecimento ainda mais funcional para atender seus clientes.

E aí, gostou do conteúdo? Aqui, em nosso blog, você encontrará uma série de conteúdos sobre negócios, pagamentos, quitação de dívidas e muito mais!

Banner Maquininhas de Cartão

4.8/5 - (5 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações