Logo Zignet branco

| Blog

IPVA 2023 SP: o que você precisa para deixar o seu em dia

São Paulo
Índice do conteúdo

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é uma dos impostos mais conhecidos e temos que pagá-lo a cada ano. O valor venal do veículo se altera a cada novo ano, por isso, ficar por dentro das alterações é um ponto fundamental, uma vez que, dependendo a data de pagamento, você pode ter desconto!

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para explicar como está o valor do IPVA do ano de 2023 para o Estado de São Paulo. Para entender mais, continue com a gente e aproveite a leitura!

IPVA 2023 SP: valores, consulta, tabela, pagamento e mais!

O IPVA é um imposto pago anualmente, que tem como destino para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para o Estado e o município em que o carro está registrado.

Caso você pague o imposto à vista, são abatidos 3% do valor total, ou se preferir, existe a possibilidade de parcelar em até 5 vezes. Tanto para quem pagar à vista ou parcelado no Detran-SP, há a possibilidade de utilizar a nota Fiscal Paulista para abonar uma parte do valor.

Esse imposto deve ser um pouco mais caro no ano de 2023 devido à inflação que circula o país e a escassez de peças no mercado. Dessa maneira, confira qual o valor que seu veículo está na tabela FIPE e fique atento para não ter uma surpresa.

Aproveite e leia também: Rodízio SP: saiba como funciona o rodízio de carros em São Paulo.

Como é calculado o IPVA 2023 SP? Qual é a alíquota?

O cálculo para você saber qual será o valor do seu IPVA consiste em uma conta bem fácil, cabe analisar os seguintes pontos:

  • valor venal do veículo;
  • alíquota do IPVA de SP.

Assim, você precisa multiplicar um número pelo outro para chegar ao valor final. Por exemplo, caso seu carro esteja com o valor na tabela FIPE por R$ 50.000,00, e esteja registrado no Estado de São Paulo, multiplique por 4% da alíquota (para veículos de passeio). Feito isso, o valor do seu IPVA será de R$ 2.000,00.

Quais as porcentagens de alíquotas do IPVA 2023 SP?

As alíquotas não sofreram alterações em seus valores. O que mudou é que a tributação para locadoras de automóveis caiu de 4% para 1%. Confira qual o percentual de alíquota do IPVA de 2023 para São Paulo:

Tipo de Veículo Porcentagem do IPVA
Carro de passeio 4%
Motocicletas/similares 2%
Caminhonetes de cabine simples 2%
Micro-ônibus 2%
Ônibus 2%
Maquinário pesado 2%
Caminhão 1,5%
Veículos de locadoras 1%

Por mais que as alíquotas continuem as mesmas, o valor venal dos veículos teve uma alta significativa — então, se atente a isso caso faça o cálculo.

Prazos para pagamento do IPVA 2023 SP

Para o pagamento do IPVA é necessário se atentar às datas de cada cota para a realização da quitação dos valores, no caso da opção do parcelamento.

Placa 1ª Cota 2ª Cota 3ª Cota 4ª Cota 5ª Cota
Final 1 11/jan 11/fev 11/mar 11/abr 11/mai
Final 2 12/jan 12/fev 12/mar 12/abr 12/mai
Final 3 13/jan 13/fev 13/mar 13/abr 14/mai
Final 4 16/jan 16/fev 16/mar 16/abr 16/mai
Final 5 17/jan 17/fev 17/mar 17/abr 17/mai
Final 6 18/jan 18/fev 18/mar 18/abr 18/mai
Final 7 19/jan 19/fev 19/mar 19/abr 19/mai
Final 8 20/jan 20/fev 20/mar 20/abr 20/mai
Final 9 23/jan 23/fev 23/mar 23/abr 23/mai
Final 0 24/jan 24/fev 24/mar 24/abr 24/mai

Onde consultar o IPVA 2023 SP?

Para consultar o IPVA 2023, siga os esses passos:

  • Acesse o site da Sefaz;
  • Crie uma conta ou realize o login;
  • Insira os dados solicitados;

Feito isso, você vai conseguir verificar qual é o valor do seu IPVA. Outro processo de pesquisa de seus débitos veiculares é pela plataforma da Zignet!

Você consegue verificar como está sua situação apenas usando a placa do veículo! Acesse e faça sua pesquisa do IPVA. É simples, rápido e gratuito!

Veículos isentos do IPVA SP 2023

Segundo a lei estadual 17.293/2020, a isenção do IPVA pode ser realizada por pessoas com algum tipo de deficiente física severa ou profunda, que não consiga utilizar o veículo com o molde de fábrica, necessitando adaptação e/ou customização do mesmo. Além disso, pessoas com outros tipos de deficiências, como visual, mental ou autismo, também podem requerer a isenção.

Fora pessoas com deficiências, pessoas com problemas de saúde, também podem pedir a isenção do IPVA. Sendo elas:

  • hérnia de disco;
  • tendinite;
  • mastectômica;
  • síndrome do túnel do carpo ou artrose.

Além disso, veículos que tenham mais de 20 anos não precisam pagar o IPVA.

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Caso o valor do IPVA não seja pago no prazo, o imposto sobre juros é de 0,33% por dia de atraso, podendo chegar até o máximo de 20% de multa. Além disso, o IPVA vencido acumula juros mensais em cima da Taxa SELIC e entra em dívida ativa.

Devido ao atraso do IPVA, o condutor também não poderá tirar o licenciamento nem renovar o CRLV Digital e, consequentemente, ser punido com multas e ter o veículo removido até a regularização, caso seja pego circulando com o CRLV atrasado.

Confira nossa matéria completa sobre o atraso do IPVA!

Qual é a melhor forma de pagar o IPVA 2023?

Para pagar seu IPVA com mais facilidade e não se preocupar com parcelas altas, aqui, na Zignet você consegue parcelar seu IPVA em até 12x no seu cartão de crédito, deixando seu orçamento financeiro mais equilibrado e com parcelas que cabem no seu bolso.

Confira: como aproveitar o 13º para regularizar documento do veículo?

Vimos que o IPVA é um imposto que muda de valor dependendo do ano, em 2023 é para estar um pouco maior que os anos anteriores. Mas pelo menos no estado de SP, as taxas continuaram as mesmas.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para entender mais sobre impostos como o IPVA — continue seguindo o blog da Zignet. Até a próxima!

 

Banner parcelamento online

5/5 - (1 vote)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações