Logo Zignet branco

| Blog

Insulfilm é permitido por lei? Entenda com a Zignet!

Leia em 5 minutos
Índice do conteúdo

O insulfilm é uma película muito utilizada por muitos motoristas, utilizada para prevenir o calor e a luminosidade excessiva na visão do motorista, ou simplesmente para promover mais privacidade e segurança, deixando os vidros do carro mais escuros, diminuindo a visão externa para o interior o veículo.

Para quem já possui em seu veículo, ou deseja colocar, é bom ficar atento com a resolução do CONTRAN, que teve alteração em maio de 2022. Nela, foi alterada a legislação sobre insulfilmes e outros tipos de películas para veículos.

Pensando nisso, a Zignet separou o que foi mudado na lei e quais são as novas restrições. Para entender melhor e ficar atento(a) aos novos critérios, continue conosco e aproveite a leitura!

Afinal, carro com insulfilm gera multa? O que diz a lei?

Sim. Conforme a Resolução 960/2022, carros que tiverem uma porcentagem a mais na transparência no insulfilm sofrerá punição de multa. Segundo o art. 230, inciso XVI:

b) veículo com vidros cobertos com película não refletiva com índice de transmitância luminosa em desacordo com o previsto nesta Resolução;

Dessa maneira, o artigo traz a porcentagem ideal para o condutor ficar dentro da lei. Conforme segue no art. 4º, a transmitância luminosa das áreas envidraçadas deve seguir os seguintes aspectos:

I – não poderá ser inferior a 70% para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo; e
II – não poderá ser inferior a 28% para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Ou seja, os carros devem ter mais de 70% de visibilidade pelos vidros frontais do veículo, das portas e para-brisa. Já para os traseiros, a lei não alterou, continua sendo de, no mínimo, 28%.

Quer entender mais sobre as novas regras da CHN? Confira nosso post sobre como obter, prazos e nmudanças!

Quais são as penalidades para quem rodar com insulfilm irregular?

A penalidade ao proprietário é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Além disso, caso não seja possível a retirada do insulfilm no local, o carro é apreendido para conseguirem realizar a ação. Caso seja necessário levar o carro para outro local, o guincho fica por conta do dono do veículo.

Entretanto, para concretizar a penalidade e multa, o veículo precisa ser parado e fiscalizado por um profissional. Assim, é verificado na chancela do filme, como se fosse um carimbo, onde é indicado o nível de transparência do mesmo. Conforme podemos analisar no Art. 19:

O auto de infração lavrado com base na medição da transmitância luminosa e a respectiva notificação da autuação, além do disposto no CTB, e na legislação complementar, deverão conter, expressas em termos percentuais:

I – a medição realizada pelo instrumento;
II – o valor considerado para fins de aplicação de penalidade; e
III – o limite regulamentado para a área envidraçada fiscalizada.

Ou seja, o condutor é multado quando é parado e seu carro é analisado se realmente está acima da porcentagem permitida ou não, caso contrário, não se pode aplicar a penalidade.

Qual a diferença entre CRV e CRLV? Entenda com a Zignet!

Bolhas no insulfilm: pode gerar multa?

Bolhas em excesso que comprometem a visão do motorista também geram multas! A penalidade para esse problema também é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Para os condutores que tiverem bolhas em seus insulfilmes, é fundamental que seja retirado e colocado um novo. Segundo o art. 10 é vedado:

II – a manutenção de películas com bolhas na área crítica de visão do condutor e nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo;

Como resolver a situação do Insulfim?

Caso seu veículo tenha uma porcentagem inadequada ou caso não saiba o valor exato, para não ter problemas e penalidades por andar fora da lei, o ideal é que leve em um lugar que faça a manutenção.

Dessa maneira, se você comprou um novo veículo que já continha o insulfilm, se atente a isso e procure um local para remoção quanto antes, afinal, caso você seja parado em uma blitz, — será multado.

Você pode encontrar profissionais na área de manutenção e acessórios automotivos que realizam esse trabalho, vá até o local mais próximo a você e realize uma pesquisa.

Entenda mais como funciona o sistema de pontos da CNH em nosso post: quantos pontos perde a CNH? Confira como evitar a perda!

Se você quer mais praticidade para pagamentos, está no lugar certo! A Zignet é uma facilitadora de pagamentos e contamos com ótimas opções. Você consegue parcelar seus débitos veiculares e boletos diversos em até 12x no seu cartão de crédito!

E, pensando em mais facilidade para você, temos nosso aplicativo, que contém as mesmas funções de parcelamentos e pesquisas do site, o ZigAuto! Uma solução que cabe na palma da sua mão! Baixe agora mesmo pelo App Store ou Play Store.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o conteúdo da Zignet semanalmente e fica por dentro de legislação, finanças e muito mais. Até a próxima!

5/5 - (3 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações