Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Quais são os principais elementos da direção defensiva?

Você sabe por que a direção defensiva é importante? Um dado que nos ajuda a entender essa relevância é que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, como imprudência e falta de atenção, sendo apenas os outros 10% ocasionados por defeito mecânico ou má condições viárias e climáticas.

Sendo assim, para reduzir o índice de acidentes, é essencial que os condutores se informem sobre os principais elementos da direção defensiva, entendendo do que ela se trata. Pensando nisso, trouxemos este texto que explicará isso a você, além de dar dicas de como aplicar esse conceito na prática do seu dia a dia a fim de trazer mais proteção a você, a sua família e a todos os cidadãos presentes nas ruas. Acompanhe e boa leitura!

A definição de direção defensiva

De acordo com um documento do DETRAN/PR, “”Direção defensiva” é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.” 

Dessa forma, há um conjunto de técnicas para que isso se concretize. Elas se baseiam no bom uso do veículo por parte do condutor e na habilidade dele de reagir a condições adversas.

A direção defensiva pode se manifestar de maneira preventiva ou corretiva. Isto é, quando o condutor prevê alguma situação de risco, antecipando-a, e já age para evitá-la, estamos falando da ação preventiva. Já a corretiva ocorre quando o perigo já está instaurado por alguma atitude errada, mas o condutor age para evitar o potencial acidente.

Os cinco elementos da direção defensiva

Temos cinco elementos principais da direção defensiva. Com eles, você entenderá mais claramente como ela ocorre para atingir o objetivo de redução de acidentes. Veja a seguir.

Conhecimento

O primeiro passo é ter conhecimento. Mas conhecimento de quê? Das leis e normas de trânsito — até porque muitas delas estimulam os condutores a terem uma direção defensiva — e do veículo utilizado, sabendo quais são os recursos dele que você poderá aplicar em situações de risco, por exemplo. Aqui, é possível incluir, até mesmo, o domínio do percurso. Além disso, há as condições adversas, que o condutor deve conhecer para ser capaz de prevê-las.

Habilidade

É fato que a habilidade na direção, como saber estacionar, fazer manobras, frear etc., é essencial. Porém, ter consciência de como usar os recursos do veículo e quais são os momentos certos de fazer esse uso também se encaixa nesse elemento da direção defensiva. Por exemplo, quando começa a chover, você sabe que deve ligar os limpadores de para-brisa e os faróis do carro, entre outras ações.

Para adquirir tal habilidade, há os cursos e treinamentos, como os que são realizados em algum Centro de Formação de Condutores (CFC), para que, depois, os conhecimentos adquiridos sejam aplicados nas aulas práticas.

Atenção

A atenção é um elemento que definitivamente não pode ser deixado de lado na hora de dirigir. Você deve observar o que acontece ao seu redor o tempo todo no trânsito. Isso porque, a depender da velocidade do veículo, um segundo de desatenção pode ser o suficiente para causar acidentes graves, como uma colisão frontal. 

Então, um condutor que dirige de maneira defensiva presta atenção ao comportamento dos outros motoristas e dos pedestres, bem como à condição da via, entre outros aspectos.

Previsão

A previsão, basicamente, refere-se à questão de dirigir não só por você, mas também pelos outros, já que você deve usar a atenção, elemento anterior, para prever alguma atitude errada de outro motorista, por exemplo. Isso se aplica à direção em rodovias, em que um veículo pode entrar na sua frente sem dar a devida sinalização. Nesse momento, você deve estar atento para tomar a ação que evitará um acidente.

Decisão

A decisão nada mais é do que a ação que estamos citando a todo momento neste texto. Ou seja, quando o condutor utiliza todos os elementos anteriores, ele consegue tomar a decisão correta no trânsito, a qual vai evitar acidentes.

As melhores dicas para colocar a direção defensiva em prática

Agora que você conhece os elementos da direção defensiva, é hora de entender como colocá-la em prática. Confira nossas dicas.

Use cinto de segurança

Além de o uso do cinto de segurança ser obrigatório e seu descumprimento acarretar multas, ele serve para proteger as pessoas que estão dentro do veículo, amenizando as consequências e os riscos físicos em caso de algum acidente.

Deixe o celular de lado

O uso do celular traz distração ao motorista, o que vai contra um dos elementos da direção defensiva, a atenção. Mesmo nos momentos em que o carro está parado em engarrafamento, é importante evitar o celular, pois, apesar de a situação não apresentar risco à vida, ela pode resultar em batidas no carro da frente, por exemplo.

Se beber, não dirija

O consumo de álcool diminui os reflexos de um indivíduo, o que impede a tomada de ações preventivas no trânsito, então, se beber, nem tente dirigir, pois você pode causar acidentes e afetar não só você, como também outras pessoas.

Respeite a sinalização

A sinalização de trânsito orienta e informa os condutores sobre a via e, como dissemos brevemente, o conhecimento sobre ela é um dos elementos da direção defensiva. Atentar para as placas é especialmente importante quando você está em um lugar desconhecido, porém, mesmo nos que já conhece, olhe todas as sinalizações a fim de se certificar de que não houve mudanças.

Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade são determinados considerando o tamanho da via, o tráfego e o fluxo de pessoas, entre outros, de forma a garantir uma condução segura, possibilitando que o condutor seja capaz de fazer manobras ou parar o carro antes de causar algum acidente.

Sinalize corretamente

A sinalização correta e com antecedência por parte do condutor avisa os demais motoristas de seus próximos atos para que eles não tenham ações que resultem em colisões, por exemplo.

Cuide dos pedestres, ciclistas e motociclistas

O Artigo 29 do CTB diz que os veículos maiores devem cuidar dos menores, e todos precisam cuidar dos pedestres. Assim, aqui, o condutor deve usar a atenção para observar os motociclistas, ciclistas e pedestres a fim de não os prejudicar.

Neste texto, mostramos a você quais são os elementos da direção defensiva e como eles funcionam na prática. Viu como é importante ter essas questões em mente para proteger a sua vida e a das pessoas que acompanham você?

Considerando a relevância do tema, se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar das informações!