Logo Zignet branco

| Blog

Descubra Como Fazer o Parcelamento de Multas de Trânsito

Leia em 6 minutos
Como fazer o parcelamento de multas e regularizar o veículo?
Índice do conteúdo

Sabemos que ninguém está livre de receber uma multa de trânsito, não é mesmo? É algo a que todos os motoristas estão sujeitos, seja por uma imprudência ou por um momento desatenção, visto que estamos em meio ao trânsito muitas vezes caótico, principalmente das grandes cidades.

Entretanto, esse acúmulo de infrações pode custar caro e, às vezes, acontecem em momentos que não estamos preparados para lidar com mais dívidas. Mas a notícia boa é que, atualmente, é possível parcelar as multas!

O parcelamento é realizado por meio de empresas habilitadas e credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Pensando nisso, separamos alguns tópicos para te explicar como fazer esse parcelamento e se livrar desses débitos veiculares. Boa leitura!

Como regularizar débitos veiculares de forma segura?

O parcelamento das multas de trânsito é realizado na internet, de forma rápida, prática e segura! Ou seja, não é necessário enfrentar filas e os valores podem ser divididos em até 12x no seu cartão de crédito.

No site da Zignet, é possível fazer todo o procedimento de consulta e parcelamento dos débitos. E pode ficar tranquilo quanto à privacidade dos dados solicitados para esse procedimento, pois nosso site possui todos os certificados de segurança e todas as informações permanecem privadas.

Contamos com as certificações PCI e CERC, também conhecida como PCI DSS (Payment Card Industry — Data Security Standard), a certificação PCI é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins.

Parcelamento de multas é regulamentado por lei

A autorização para o parcelamento de multas e outros débitos de veículos foi estabelecida na Resolução 736/18 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e regulamentada pela Portaria 149/18 da SENATRAN.

Assim, conforme a Resolução e a Portaria, as empresas devem “apresentar ao interessado os planos de pagamento dos débitos em aberto, possibilitando ao titular do cartão conhecer previamente os custos adicionais e decidir pela opção que melhor atenda às suas necessidades”. (§4º do Art. 25-A da Resolução 736/18 do CONTRAN e Art.6º da Portaria 149/18 da SENATRAN)

O prazo para o pagamento é variável e a operação caracteriza uma negociação particular entre o titular do cartão e a empresa autorizada a realizar o parcelamento, sendo possível sua solicitação apenas pelo proprietário do veículo.

Como fazer o parcelamento das multas de trânsito?

Para fazer o parcelamento é um processo bem simples e intuitivo, veja só:

  1. Acesse nossa área de consulta e parcelamento;
  2. Preencha a placa do seu veículo;
  3. Dependendo do seu Estado, é possível que você precise preencher também:
    • CPF/ CNPJ, ou;
    • RENAVAM.
  4. Na página seguinte, será possível ver os débitos do seu veículo (IPVA, licenciamento e multas), com toda a descrição dos tributos e seus respectivos valores para pagamento. Marque todos ou selecione aquele que você deseja parcelar;
  5. Depois, você verá as opções de para pagamento. Escolha a melhor opção para você;
  6. Na sequência, a página deve ser preenchida com as informações do seu cartão de crédito, informando em quantas vezes você quer parcelar, disponíveis em até 12 vezes;
  7. Confira o valor total do parcelamento e marque a caixa com a opção escolhida. É importante também que você leia os Termos de Uso e marque a caixa confirmando que concorda com eles.
  8. Confirme seu pagamento.

Pronto! O procedimento foi realizado e seu pedido será enviado para análise. Você será notificado assim que for aprovado ou não. Além disso, poderá consultar o “status” do pedido, no próprio site da Zignet.

Ah, e também há meios de pagar suas multas com descontos! Pensando nisso, separamos mais sobre esse assunto, acesse e confira!

Quais são os benefícios de parcelar as multas de trânsito?

A possibilidade de parcelar multas de trânsito, assim como outros débitos veiculares, é algo que beneficia tanto a Administração Pública quanto aos proprietários de veículos.

Para a Administração Pública, por exemplo, o objetivo com o parcelamento é reduzir o número de inadimplentes de dívidas veiculares que existem em todo o território nacional, além de equalizar e aperfeiçoar as formas de pagamentos dos débitos, aos métodos mais modernos utilizados pela sociedade.

Para os cidadãos, a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito proporciona uma opção conveniente e prática para manter a documentação do veículo em dia. Além disso, o proprietário consegue ter mais controle nas suas finanças e ficar com as contas menos apertadas.

O que acontece se não pagar as multas de trânsito?

Existem vários problemas para quem deixa de pagar multas de trânsito, uma delas é não conseguir realizar o licenciamento anual!

Com o documento vencido, o veículo fica impedido de rodar. Fora que dirigir com o documento atrasado é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, a pendência fica registrada no DETRAN, que impossibilita uma possível transferência caso o proprietário decida vender o veículo.

É possível ainda que, com o passar do tempo, o valor da multa sofra o efeito bola de neve, por conta dos juros. Isso pode acontecer porque, após o vencimento da data de pagamento, a dívida sofre juros de mora conforme a taxa Selic e mais juros de 1%, referentes ao mês de pagamento.

Diante de tudo isso, o proprietário pode ser considerado inadimplente e ter seu nome inscrito nos seguintes locais:

  • Órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa;
  • Dívida ativa;
  • CADIN.

Leia mais sobre veículos com bloqueios diversos e saiba como resolver. Confira!

Portanto, o parcelamento de multas ajuda tanto o Estado quanto aos motoristas, que conseguem ter mais controle sobre seu dinheiro e ter a opção de parcelamento, deixando toda a documentação em dia sem comprometer o seu planejamento financeiro.

Então, você já sabe, se precisar parcelar algum débito veicular, pode contar com a Zignet! Você tem a opção de parcelar por nosso site. Ou se preferir, pelo nosso aplicativo, uma solução que desenvolvemos que cabe na palma da mão e garante muito mais praticidade. Baixe agora mesmo pelo App Store ou Play Store!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e, para conferir muito mais sobre parcelamento de multas e débitos, continue navegando por nosso blog. Até a próxima!

 

Banner parcelamento online

5/5 - (16 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações