Logo Zignet branco

| Blog

Luzes do painel do carro: o que elas significam?

Índice do conteúdo

Se você é um condutor recém-habilitado, certamente já ficou confuso com a quantidade de luzes do painel do carro, afinal, se estão lá, então, têm alguma função.

Essas luzes são importantes e exigem atenção do motorista. Mas não se preocupe, preparamos aqui um guia completo de como entender a função de cada uma das luzes do painel do carro. Confira a seguir!

O que significa cada luz do painel do veículo?

Com o avanço da tecnologia, os painéis de carro receberam cada vez mais atualizações. Se compararmos o painel de um modelo de décadas atrás com um atual, veremos que antigamente as coisas eram mais simples.

Porém, cada uma das luzes do painel do carro de hoje têm um objetivo específico e se engana quem imagina que estão ali apenas por um motivo estético. Cada uma delas têm a finalidade de informar o motorista sobre as condições do carro, seja através de avisos luminosos piscantes, intensidade de luz diferente ou de diferentes cores.

Geralmente, só reconhecemos aquelas que aparecem com mais frequência e são mais essenciais à direção. Mas isso irá mudar a partir de hoje! Vamos nos aprofundar no significado de cada uma dessas luzinhas e descobrir suas funções.

Qual o significado das luzes amarelas no painel?

A primeira coisa que fica óbvia quando olhamos para as luzes do painel do carro é que elas seguem uma tendência de cores: amarelas e vermelhas.

Existe um motivo para isso: a luz amarela significa atenção moderada, enquanto a cor vermelha significa atenção grave.

As informações trazidas pela luz amarela no painel do veículo é algo que requer a atenção do motorista, provavelmente, a atenção de um mecânico, mas que não compromete o carro naquele exato momento, deixando você livre para esperar algum tempo antes de procurar ajuda técnica.

Existem pelo menos duas situações em que uma luz de alerta pode ser dada sem significar nada de grave. A primeira delas é quando o carro é ligado, isso serve para o motorista já observar se as luzes estão todas funcionando. E a segunda é quando há um mau funcionamento do sistema elétrico, gerando um alarme falso.

Fora isso, sempre que a luz amarela se acender, preste atenção, mas não entre em desespero. Por fim, vamos conhecer as luzes do painel do carro de modo prático. E elas são as seguintes:

– Luz do abastecimento

Uma das mais conhecidas de todas, a luz do abastecimento se caracteriza por uma bomba de combustível amarelo e significa que está na hora de abastecer. Para alguns modelos, também significa que está na hora de abastecer o tanque de partida a frio.

– Luz do Freio ABS

A luz do freio ABS indica que os freios ABS não estão funcionando. Isso não significa que o carro deixa de frear, mas sim que o seu sistema ABS está inativo.

O sistema ABS é o que dá mais eficácia ao freio tradicional, mas ele não é o freio em si. Isso pode acontecer porque há uma pane elétrica que está desativando o freio do carro, ou porque o sistema identificou que os freios do carro estão travando na areia, terra ou água.

– Luz de injeção eletrônica

Essa é uma das luzes do painel com a qual já nos acostumamos, pois sempre que ligamos o veículo, ela acende e logo em seguida se apaga, justamente para indicar o funcionamento do sistema.

Caso ela não acenda, provavelmente está queimada. Mas se, ao contrário, ela persistir acesa, significa que muito provavelmente há algum problema no motor do carro.

Atenção: se a luz se acender após abastecer, é sinal de combustível adulterado. Procure seu mecânico caso isso aconteça!

– Luz de pressão dos pneus

Essa é uma luz pouco conhecida, pois não está presente em todos os carros. Nos carros que apresentam essa luz no painel, ela indica que a calibragem dos pneus está comprometida.

– Luz EPC

Prestar atenção nessa luz é essencial! Ela é típica dos carros da marca Volkswagen e, quando acesa, informa que o sistema elétrico do veículo está comprometido. Então, caso ela acenda, dirija-se para a oficina.

– Luz ESP

Essa luz acende quando é detectada alguma alteração no volante do carro. É normal que às vezes ela acenda ou apague, mas caso fique acesa por longos períodos, então é bom levar o veículo até um mecânico para tirar a limpo a situação.

Aproveite e confira também: O que é vistoria cautelar? Confira com a Zignet!

E quanto às luzes vermelhas?

Falamos sobre as luzes do painel do carro amarelas, mas e as vermelhas? Bem, essas sim são ainda mais preocupantes.

Quando comentamos sobre as amarelas, muitas delas podem ser alarmes falsos e sua real causa pode ser investigada depois. Mas no caso das luzes vermelhas, o recomendado é parar o carro o mais rápido que puder assim que ela acender e, na sequência, procurar imediatamente um mecânico. Vamos conhecer quais são:

– Luz da bateria

A luz da bateria não é capaz de indicar apenas um defeito na bateria: ela indica um defeito em todo o sistema elétrico do carro, inclusive correndo o risco de não ligar o carro na próxima partida. Então, procure um mecânico caso a veja.

– Luz do câmbio automático

Essa é uma das luzes mais importantes do painel do carro, pois indica nível baixo no óleo do câmbio do carro. É necessário procurar uma oficina para realizar a troca.

– Luz do cinto de segurança

A luz do cinto, na maioria dos carros, indica que o cinto do motorista não foi colocado. Isso pode ser comum para motoristas desatentos que não colocam o cinto no momento que entram no carro.

Alguns carros mais modernos também conseguem identificar se o cinto do passageiro também foi colocado. Além da luz, é comum que esse aviso também tenha uma espécie de alerta sonoro.

– Luz do óleo

Certamente essa é uma luz que muitos conhecem e já sabem da importância. A luz do óleo indica falta do produto ou de lubrificação. Lembre-se que um motor não lubrificado pode fundir e comprometer todo o veículo. Então, cuidado!

– Luz de temperatura

Das luzes do painel do carro, essa é uma das mais importantes e perigosas. Indica o superaquecimento do motor e é importante que assim que o motorista a veja, pare imediatamente para que o carro resfrie.

Quais são as outras luzes e por que elas acendem no painel?

Além das luzes do painel do carro que citamos que acabam evidenciando um erro do sistema, ou uma falta, há também as chamadas luzes de farol, que indicam o funcionamento dos faróis do veículo.

Os faróis do veículo são ferramentas importantes de direção e item obrigatório em algumas situações ou em algumas rodovias. Então, é bom sempre prestar atenção nelas. Quando uma luz está apagada, provavelmente o farol está desligado, mas ela também pode indicar faróis queimados, por isso, fique em alerta.

Você já leu sobre quais são os principais elementos da direção defensiva?

O que pode ser a luz da injeção acesa?

Como comentamos, das luzes do painel do carro, a luz de injeção é uma das que podemos chamar de “multi funções”, pois pode representar muitas coisas.

Ela acende naturalmente assim que o veículo é ligado e, caso não apague, pode estar informando problemas com o motor, como mau funcionamento das velas, bicos injetores e bobinas. Ela também pode acabar sugerindo problemas no escapamento, como na sonda lambda ou no catalisador.

Viu? Não é tão difícil assim decorar o que cada uma das luzes do painel do carro indicam. Agora que já conhece todas, fique esperto e dirija com segurança!

Aproveite que está aqui no blog da Zignet e confira dicas sobre como encontrar os modelos de veículos mais seguros para sua família! Até a próxima!

Avalie este post

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações