Logo Zignet branco

| Blog

IPVA RS 2023: confira como consultar e pagar de forma fácil

Leia em 5 minutos
rio grande do sul
Índice do conteúdo

Todo ano temos a quitação dos débitos veiculares, o nosso famoso e conhecido IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos), com datas e valores definidos e com obrigatoriedade para pagamento em datas corretas, para se livrar de juros por atraso.

Assim, cada Estado tem regras e calendários diferentes, que devem ser seguidos à risca para o contribuinte ficar tranquilo em relação aos seus débitos. Pensando nisso, a Zignet separou os valores, tabelas com prazos, como consultar e muito mais. Continue na página e aproveite a leitura!

IPVA RS 2023: valores, consulta, tabela, pagamento e mais!

Como em boa parte dos estados brasileiros, o IPVA do Rio Grande do Sul, a arrecadação é destinada para as seguintes utilizadas:

  • Segurança;
  • Serviços relacionados ao transporte;
  • Saúde;
  • Melhoria das ruas e rodovias;
  • Sinalização;
  • Educação.

Esses são os serviços prioritários, entretanto, também podem ser destinado para outras áreas caso o Estado necessite.

Qual é o valor do IPVA RS 2023?

Para o valor do IPVA do Estado, é necessário saber qual o valor venal do carro segundo a tabela FIPE e ter a alíquota correspondente ao veículo. Para te ajudar, separamos a porcentagem de cada um. Confira:

Como consultar o IPVA 2023 do Estado do Rio Grande do Sul?

Algumas pessoas preferem separar seu tempo para fazer o cálculo de quanto será o IPVA, se organizando e preparando para quitar o imposto. Calcular o IPVA do seu veículo é um processo rápido e fácil, basta ter em mãos o número da alíquota e o valor venal.

  • Valor do veículo X porcentagem da alíquota / 100 = valor do IPVA RS 2023

Dessa maneira, se pegarmos um veículo de uso comum, um carro, no valor de 60.000:

  • 60.000 × 3 / 100 = 1.800

Assim, o valor que o condutor do carro terá que pagar é de 1.800 reais.

Prazos para pagamentos do IPVA RS 2023

Para o pagamento do IPVA, os prazos são definidos de acordo com o final de cada placa, dividida para pagamentos em cotas únicas ou com parcelamentos. Segundo o próprio site do Sefaz do Rio Grande do Sul:

Cota Única

Pagamentos

UPF

Desconto Pessoa Jurídica

Desconto Pessoa Física*

Até 29/12/2022

2022

10% (+UPF/RS**) pela antecipação

até 28,0% (+UPF/RS**) pela antecipação

Até 31/01/2023

2023

10% pela antecipação

até 28,0% pela antecipação

Até 28/02/2023

2023

6% pela antecipação

até 24,8% pela antecipação

Até 31/03/2023

2023

3% pela antecipação

até 22,4% pela antecipação

* Considerando os descontos máximos do Bom Motorista e Bom Cidadão
** Variação da UPF/RS estimada em 5,88%

Parcelado*

Cota

Pagamentos

UPF

Cota 1

Até 31/01/2023

2023

Cota 2

Até 28/02/2023

2023

Cota 3

Até 31/03/2023

2023

Cota 4

Do dia 24/04 até 28/04/2023*

2023

Cota 5

Até 31/05/2023

2023

Cota 6

30/06/2023

2023

*Conferir a data de acordo com o final da sua placa.

Desconto do Bom Cidadão

O desconto do Bom Cidadão é para quem é contribuinte no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), ou seja, pode ser utilizado para quem tem cadastro e coloca o CPF na hora da compra. Assim, a pessoa pode ganhar os seguintes descontos:

  • Desconto de 5% para 150 notas ou mais;
  • 3% de desconto entre 100 e 149 notas;
  • 1% de desconto para quem tiver entre 51 a 99 notas.

Isenção do Imposto para Deficiente

No Rio Grande do Sul, pessoas com algum tipo de deficiência (PcD) podem pedir a isenção do IPVA (entre outros impostos). Assim, pessoas com deficiências físicas, visuais ou mentais podem solicitar essa isenção.

Para a solicitação, é necessário antecipar a renovação da CNH e passar por uma perícia médica para examinar e decidir se é necessário o exame médico especial. Com o exame feito será encaminhado para os determinados processos necessários.

O veículo pode ser retido em caso de não pagamento do IPVA 2023?

O carro não será apreendido pelo não pagamento do IPVA, mas sim pelas consequências do ato, como a falta do licenciamento, o qual é um documento obrigatório para se locomover com o carro.

Assim, caso o condutor não tenha o licenciamento em dia, poderá ter seu veículo apreendido pelo órgão responsável ou pela PM, além de perder 7 pontos na carteira e receber uma multa no valor de R$ 293,47.

Além disso, o IPVA não é um imposto obrigatório, mas caso você atrase o seu IPVA, são gerados juros de 0,33% por dia, chegando em até 20% em dois meses, mais com juros baseados na taxa Selic.

Como parcelar os valores do IPVA 2023?

Para ter mais facilidade para realizar os seus pagamentos, você pode contar com a Zignet! Oferecemos praticidade e muito facilidade para o pagamento dos seus débitos veiculares, — com parcelamentos em até 12x no seu cartão de crédito!

Assim, você tem muito mais organização e planejamento para o seu financeiro, sem precisar se desdobrar e sacrificar suas finanças.

E, se você quer ainda mais praticidade, temos uma opção que cabe na palma da sua mão, o ZigAuto! Um aplicativo para você realizar consultas e pagamentos. Baixe agora mesmo pelo App Store ou Play Store.

Confira: IPVA 2023 estará mais caro? Entenda os motivos e o cálculo!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender mais sobre IPVA e débitos veiculares, — continue acompanhando o blog da Zignet. Até a próxima!

 

Banner parcelamento online

5/5 - (1 vote)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações