Logo Zignet branco

| Blog

IPVA RJ 2023: consulta, prazos, pagamento e mais!

Rio de Janeiro
Índice do conteúdo

Para quem tem carro ou outro veículo, todo início de ano é a mesma preocupação: pagar o IPVA, ou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Como ele é um imposto obrigatório, é importante se organizar e estar atento a valores e prazos.

O Rio de Janeiro tem um dos IPVAs mais caros do país e também é calculado diferentemente dos outros estados. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando esse post e entenda tudo sobre o IPVA RJ 2023!

IPVA 2023 RJ: valores, consulta, tabela, pagamento e mais!

O IPVA 2023 RJ é destinado a situações como manutenção e construção de ruas, pistas e estradas, além de melhorias em saúde e também auxílios assistenciais em todos os municípios do Estado, conforme a necessidade e tamanho da cidade.

Vamos entender melhor quais são os valores para 2023, alíquotas, prazos de pagamento, onde consultar e quais veículos são isentos. Acompanhe a seguir!

Valores do IPVA 2023 RJ

O valor do IPVA 2023 do RJ varia de acordo com o tipo de veículo e é calculado pelo DETRAN (Departamento de Trânsito) para cada caso. Ou seja, você já recebe ele de forma pronta. Já o pagamento pode ser feito em Casas Lotéricas, bancos físicos, sites credenciados ou por aplicativos.

Acesse: Como aproveitar o 13º para regularizar documento do veículo?

Quais são as alíquotas do IPVA-RJ 2023?

As alíquotas variam entre 1 e 4% dependendo do tipo de veículo e de algumas especificações, confira as principais alíquotas do IPVA RJ 2023:

  • Alíquota de 1%: caminhões e tratores agrícolas;
  • Alíquota de 1,5%: veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos;
  • Alíquota de 2%: motocicletas, ônibus e micro-ônibus;
  • Alíquota de 3%: utilitários;
  • Alíquota de 4%: automóveis de passeio e camionetas, a diesel e gasolina, exceto os utilitários e veículos que não foram mencionados, como os estrangeiros.

Veja ainda: Entenda como pagar débitos veiculares de forma fácil!

Prazos para pagamento do IPVA 2023 RJ?

Os prazos de pagamento do IPVA 2023 do RJ variam de acordo com o número final da placa do veículo. Caso você opte por pagar a cota única, obterá um desconto de 3% e o pagamento único deve ocorrer até o dia 23 de janeiro.

Sabia que você pode efetuar o pagamento da cota única de forma parcelada no site da Zignet e manter o desconto? Ao fazer isso, você consegue dividir o valor com o desconto em até 12 parcelas no cartão de crédito, facilitando o seu planejamento financeiro para 2023.

Porém, se você optar por pagar em parcelas pelo site do Detran-RJ, é válido estar por dentro das datas que também são predefinidas conforme o número final da placa. Se optar pela cota única, os prazos estão organizados assim:

  • Final da placa 0: 23 de janeiro;
  • Final da placa 1: 24 de janeiro;
  • Final da placa 2: 25 de janeiro;
  • Final da placa 3: 26 de janeiro;
  • Final da placa 4: 27 de janeiro;
  • Final da placa 5: 30 de janeiro;
  • Final da placa 6: 31 de janeiro;
  • Final da placa 7: 1 de fevereiro;
  • Final da placa 8: 2 de fevereiro;
  • Final da placa 9: 3 de fevereiro.

Caso opte por parcelar o valor, as datas estão definidas assim:

  • Final da placa 0: 1ª parcela 23 de janeiro, 2ª parcela 23 de fevereiro, 3ª parcela 27 de março;
  • Final da placa 1: 1ª parcela 24 de janeiro, 2ª parcela 24 de fevereiro, 3ª parcela 28 de março;
  • Final da placa 2: 1ª parcela 25 de janeiro, 2ª parcela 27 de fevereiro, 3ª parcela 29 de março;
  • Final da placa 3: 1ª parcela 26 de janeiro, 2ª parcela 1 de março, 3ª parcela 4 de abril;
  • Final da placa 4: 1ª parcela 27 de janeiro, 2ª parcela 2 de março, 3ª parcela 5 de abril;
  • Final da placa 5: 1ª parcela 30 de janeiro, 2ª parcela 3 de março, 3ª parcela 11 de abril;
  • Final da placa 6: 1ª parcela 31 de janeiro, 2ª parcela 6 de março, 3ª parcela 12 de abril;
  • Final da placa 7: 1ª parcela 1 de fevereiro, 2ª parcela 8 de março, 3ª parcela 13 de abril;
  • Final da placa 8: 1ª parcela 2 de fevereiro, 2ª parcela 9 de março, 3ª parcela 14 de abril;
  • Final da placa 9: 1ª parcela 3 de fevereiro, 2ª parcela 13 de março, 3ª parcela 18 de abril.

Onde consultar o IPVA 2023 RJ?

Consultar o IPVA 2023 é bem simples! Você pode ir até uma agência do DETRAN ou consultar o próprio site do DETRAN. Você precisará informar alguns dados do veículo que quer saber as informações, como o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa.

Se preferir uma forma ainda mais fácil de consultar os débitos do veículo, incluindo o IPVA RJ 2023, basta acessar o site da Zignet e informa a placa do automóvel. Todas as pendências surgirão listadas na tela para você, de forma ágil e prática. E pode ficar tranquilo, pois a empresa é credenciada oficialmente no Detran-RJ, portanto, é autorizada a oferecer esse serviço!

Veículos isentos do IPVA-RJ em 2023

Os veículos que não precisarão pagar IPVA 2023 RJ são aqueles com fabricação superior a 15 anos e aqueles de propriedade de pessoas com algum tipo de deficiência, seja visual, física, intelectual ou do espectro autista.

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Caso o IPVA não esteja em dia, há risco de apreensão do veículo em operações policiais, como as famosas blitz, além do valor ficar mais caro por conta de multas e juros por conta dos atrasos. Além disso, pode causar problemas com o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), como a inclusão do seu nome na dívida ativa.

Confira também: Quantos pontos perde a CNH? Confira como evitar a perda!

Como parcelar o IPVA 2023 RJ?

Para parcelar, ao entrar no site do DETRAN, você pode escolher o parcelamento do valor total em até 3 vezes. Caso esteja com o orçamento mensal mais apertado, no site da Zignet, você tem a opção de efetuar o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito!

Agora que você já sabe tudo sobre como vai funcionar o IPVA RJ 2023 não deixe de quitar ao recebê-lo e conte com a Zignet para melhores condições de pagamento caso precisar. Continue acompanhando nosso blog para mais informações como essa. Até mais!

 

Banner parcelamento online

1/5 - (2 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações