Logo Zignet branco

| Blog

IPVA PE 2023: como consultar, pagar e deixar carro em dia?

Cidade de Pernambuco
Índice do conteúdo

O ano começa e já temos uma lista de débitos para pagar, por isso, verificar quais os valores, as datas e os métodos de pagamento é um fator essencial para não ser afetado posteriormente e ter todo o seu cronograma mensal comprometido. Uma dessas contas que temos que prestar é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA.

Como sabemos, o IPVA é uma alíquota cobrada sobre o valor venal do veículo, com base na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e é determinado pelo governo de cada Estado, então, o valor varia de um Estado para outro.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para te mostrar os valores, prazos e formas de pagamento para a quitação do IPVA de Pernambuco. Continue a leitura e aproveite!

IPVA 2023 PE: valores, consulta, tabela, pagamento e mais!

O IPVA é um valor destinado conforme a demanda de cada Estado, podendo ser usado para a melhoria no asfalto, saúde, segurança e/ou educação. Além de ser distribuído para diversas áreas, parte da arrecadação também é encaminhada para os municípios, com base na necessidade e tamanho da cidade.

Dessa maneira, os pagamentos geram retorno para os cidadãos, uma vez que os valores auxiliam na infraestrutura usada pela população.

Se você quer se adiantar no planejamento, já é possível você fazer o cálculo ou pesquisar qual o valor exato do seu IPVA deste ano, verificar quais as datas e formas de pagamento. Confira:

Quais os valores do IPVA 2023 PE?

Para você fazer o cálculo do IPVA 2023, você vai precisar ter a tabela FIPE como base, conferindo o valor venal do carro e multiplicar com a alíquota do estado de Pernambuco.

As alíquotas do estado são:

  • Uso particular e passeio — 3%;
  • Caminhonetes e utilitários — 3%;
  • Motocicletas e quadriciclos — 2,5%.

IPVA 2023 estará mais caro? Entenda os motivos e o cálculo!

Prazos para pagamento do IPVA 2023 PE?

Para o pagamento do IPVA, é indispensável se atentar às datas, seja para quem deseja pagar o valor com o desconto por meio da cota única ou no mesmo para quem for optar pelo parcelamento.

Neste ano, a possibilidade de parcelamento pelo Estado de Pernambuco é de até 3 vezes, ou então, o pagamento à vista. Confira as datas e prazos para cada final de placa:

Final da Placa

Cota única* ou 1.ª Cota

2.ª Cota

3.ª Cota

1 e 2

08/02/23

08/03/23

06/04/23

3 e 4

14/02/23

14/03/23

11/04/23

5 e 6

17/02/23

17/03/23

14/04/23

7 e 8

24/02/23

22/03/23

19/04/23

9 e 0

28/02/23

29/09/23

26/04/23

*Para a cota única há um desconto de 7% no valor do IPVA.

Onde consultar o IPVA 2023 PE?

Os boletos não serão mais enviados para sua residência pelos serviços dos Correios, sendo assim, o proprietário deverá acessar o site da Secretaria da Fazenda, dessa maneira, você deve realizar sua pesquisa online.

Para consultar seu IPVA é muito fácil e prático, você pode acessar de casa mesmo, com acesso à Internet. Veja qual o passo a passo você deve seguir para consultar:

Para a consulta você vai precisar ter em mãos os CPF, RENAVAM e a placa do carro. Com a consulta realizada, você pode escolher pagar de forma on-line ou emitir o boleto.

Quais os veículos isentos do IPVA 2023 PE?

Caso necessário, você pode pedir a isenção do IPVA em determinados casos, conforme a lei estadual 17.293/2020, é garantido o não pagamento para os seguintes grupos:

  • pessoa com deficiência física severa ou profunda, com veículo adaptado;
  • pessoas com deficiências visuais, físicas, mentais, severa ou profunda, que seja incapaz de dirigir o veículo;
  • pessoas com hérnia de disco, mastectomia, tendinite, síndrome do túnel do carpo, artrose, entre outras.

Diferentemente de outros Estados, Pernambuco não isenta veículos do IPVA por tempo de fabricação.

Meu veículo pode ser aprendido se eu não pagar o IPVA 2023?

Caso não seja realizado o pagamento do IPVA, não é ocasionada a apreensão do veículo, entretanto, sem o IPVA pago, você não consegue gerar e pagar o licenciamento e esse, sim, é um documento que se não for pago, pode levar a apreensão do veículo pelo órgão responsável ou pela PM.

Ainda, o proprietário é multado em R$ 293,47 e perde 7 pontos na carteira.

Além disso, a cada dia de atraso há um taxa de 0,33%, chegando até 20% em dois meses, além de juros embasados na taxa Selic. Dessa maneira, poderia gerar uma multa de até 40% em cima do valor total.

Se você está com esse imposto pendente de outros anos, separamos um post explicando o que fazer e como regularizar IPVA atrasado!

Como pagar o IPVA 2023 de forma facilitada?

Para ter mais facilidade e melhores condições de pagamento e, o melhor, não se preocupar com parcelas altíssimas, você tem a opção de parcelar seus débitos aqui na Zignet!

Oferecemos a opção de parcelamento em até 12x no seu cartão de crédito, — deixando seu orçamento muito mais organizado e equilibrado com os gastos.

Confira: como aproveitar o 13º para regularizar o documento do veículo?

Portanto, para realizar o pagamento do IPVA de forma online, existe a possibilidade de realizar pelo site da Fazenda, ou para quem deseja mais comodidade e melhores opções de pagamento, pelo site da Zignet!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre impostos, formas de pagamento e trânsito no geral, — siga o blog da Zignet. Até a próxima!

 

Banner parcelamento online

2.3/5 - (3 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações