É proibido dirigir descalço ou de chinelo?
Com a chegada da primavera e as temperaturas já bem altas mesmo antes do verão, os próximos meses prometem tirar roupas cada vez mais leves do armário. E para quem se liga nas leis para não pagar multa à toa, uma pergunta é inevitável: será que pode dirigir descalço ou de chinelo?
Sim e não. Para entender melhor, é preciso dar uma olhada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tem algumas regras sobre a segurança da condução – e, neste sentido, os calçados também fazem diferença.
Veja o que diz o CTB e entenda o que pode acontecer se você for pego em uma blitz dirigindo descalço ou de chinelo!
O que diz a legislação sobre dirigir descalço?
Antes de qualquer outra coisa, é preciso entender que o CTB não fala diretamente sobre estar descalço ou de chinelo ao dirigir um carro.
O que o artigo 252 do CTB diz é que se o motorista for flagrado “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” estará cometendo uma infração.
Porém, se você está descalço, não está com nenhum sapato, certo? Portanto, não é proibido dirigir carro descalço – o que pode até ser mais seguro do que com um calçado que está machucando seus pés e desviando sua atenção do trânsito.
Mas atenção, porque isso só se aplica aos carros. Se for para pilotar moto a coisa muda totalmente de figura. Motociclistas devem usar sempre calçados totalmente fechados sob risco de serem multados.
Entretanto, se é permitido dirigir descalço, de chinelo é diferente. Nesse caso é terminantemente proibido.
Qual é o risco de dirigir descalço ou de chinelo?
Como você viu, a princípio não há riscos em dirigir descalço, já que pode até aumentar a aderência aos pedais.
Mas é claro que vale o bom senso: se você estiver com o pé machucado ou dolorido de alguma forma, o ideal é usar um calçado que o proteja da dor ao lidar com os pedais, como uma sapatilha ou tênis.
Por outro lado, muita gente acha desconfortável dirigir descalço. Se for o caso e estiver calor, procure um calçado leve que fique bem ajustado nos pés, como uma sandália, sapatilha esportiva etc. Mas esqueça o chinelo.
Em relação à segurança, dirigir de chinelo é exatamente o oposto, um perigo. O chinelo pode escorregar dos pedais, seus pés podem escorregar do chinelo, as tiras podem arrebentar e por aí vai. São tantos os riscos que não tem nem discussão: é proibido e pronto.
Então se você for pego pela fiscalização dirigindo de chinelo, pode estar certo que vai doer no bolso.
Multas e penalidades por uso inadequado de calçados ao dirigir
O CTB determina que o uso inadequado dos calçados ao dirigir é uma infração média, que gera 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.
E vale lembrar que aqui não estamos falando apenas de chinelos, como os de borracha, mas qualquer modelo de dedo e também tamancos e sandálias que não fiquem presos nos calcanhares.
Aliás, os saltos também entram na listinha dos calçados inadequados que geram multa, porque afastam o calcanhar do piso do carro.
Dessa forma, são gerados vários riscos ao lidar com os pedais, como falta de estabilidade, falta de sensibilidade, possibilidade de prender no tapete do carro etc.
Então fica mais esse alerta: dirigir carro de salto alto também é proibido.
Quais calçados são recomendados para dirigir com segurança?
Você já deve ter percebido que a grande questão que gera a proibição de determinados tipos de calçados – basicamente chinelos e saltos altos – é a segurança.
Portanto, mais uma vez use o bom senso na hora da escolha. Os tênis são considerados perfeitos para dirigir, porque além de serem confortáveis, têm boa aderência aos pedais.
Mas fique atento também à altura da sola, porque há alguns modelos com o solado tão grosso que também pode fazer você perder a sensibilidade e até errar o pedal na hora que precisar.
Por outro lado, papetes, sapatilhas (inclusive as esportivas) e sandálias bem ajustadas nos pés também são permitidas. E mais uma vez vale a atenção, apesar de não haver proibição. Há modelos cuja sola escorrega com facilidade, o que pode aumentar o risco de descontrole do carro.
Boas práticas para garantir a segurança ao volante
Agora que você já sabe que pode dirigir descalço, mas dirigir de chinelo é proibido, fique atento a alguns procedimentos para aumentar a segurança.
Afinal, a falta de habilidade com os pedais devido ao calçado pode causar acidentes sérios, com danos para você, seus passageiros e qualquer outra pessoa ao redor, incluindo outros veículos, pedestres e animais.
Veja algumas práticas importantes para garantir a segurança nesses casos:
- Gosta de dirigir descalço? Não tem problema. Mas ao voltar da praia, da piscina ou do treino, seque sempre os pés antes de dirigir descalço. Mantenha-os o mais limpos possível para evitar que alguma coisa o incomode durante a direção, tirando sua atenção da rua;
- Na hora de escolher o melhor calçado para dirigir, lembre-se da elegância e praticidade, claro, mas também considere sempre o conforto e a segurança ao dirigir;
- Verifique se estão firmes e, mesmo assim, se a sola não escorrega com facilidade nem vai tirar a sua sensibilidade ao trocar de pedais;
- Na dúvida, a dica é simples: deixe seu modelo mais confortável e seguro no carro e troque antes de pegar o volante.
Acabou sendo multado mesmo assim? Para o bolso não tem problema, a Zignet te ajuda a ficar com a documentação em dia.
Parcele multas, IPVA atrasado ou em dia, taxas, seguros e qualquer débito veicular em até 12X no cartão de crédito. A Zignet garante a regularização em pouco tempo sem pesar no seu orçamento.
Venha saber mais no nosso site e acompanhe outras dicas de trânsito no Blog!