Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como consultar débitos veiculares pela placa? Descubra!

Avenida movimentada com transito

Você sabia que é possível puxar débitos apenas pela placa do veículo? Essa é uma dúvida bem comum entre os condutores, que se confundem em meio a tantas opções e acabam se perdendo com as documentações e informações do veículo.

Então, para te ajudar a fazer consultas de forma prática e sem enrolação, nós criamos este artigo com dicas para consultar os débitos do veículo usando somente a placa. Anote nossas dicas!

Como saber se o documento do veículo está em dia pela placa?

Existem maneiras diferentes de consultar os débitos veiculares e uma delas é tendo a placa do seu veículo em mãos. Digamos que é o jeito mais prático, afinal, nem sempre encontramos todas as informações do veículos de forma prática.

Em alguns casos ainda será preciso ter o número do RENAVAM ou até mesmo o Chassi do carro, mas vamos descrever caso a caso a seguir. Confira!

Acesse o site ou aplicativo da Zignet

A Zignet nasceu com o propósito de auxiliar condutores a estarem em dia com os débitos do seu veículo, oferecendo o serviço de consulta de débitos pela placa bem simples e fácil de utilizar. Confira os passos:

Pessoa com o celular na mão

  • acesse o site da Zignet;
  • no campo correto digite a placa do seu veículo;
  • clique em “Consultar”.

Se você está lendo este conteúdo pelo celular pode também fazer o download do aplicativo da Zignet na Play Store (em breve, também na Apple Store) e fazer a mesma pesquisa diretamente do seu smartphone.

Quais informações aparecem ao consultar a placa do veículo?

Ao consultar a placa pelo site da Zignet, se o seu veículo não possuir débitos, aparecerá a mensagem “Nenhum Débito Encontrado” na tela do seu dispositivo.

Porém, caso seu veículo possua débitos a quitar, você será redirecionado para uma página que apresenta cada pendência e o respectivo seu valor. Você poderá encontrar:

  • IPVA;
  • Multas;
  • Licenciamento;
  • DPVAT, entre outros tipos de débitos.

A partir daí, você terá a opção de fazer o parcelamento dos débitos veiculares em até 12x no cartão de crédito, escolhendo a parcela que cabe melhor no seu bolso.

É seguro consultar a placa do veículo pela Zignet?

Sim, é muito seguro. A Zignet tem acesso a todas as informações de um veículo por ser uma das empresas credenciadas pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e pelo Detran. Ou seja, você pode contar com toda infraestrutura e sigilo dos seus dados, além de ter a oportunidade de fazer o parcelamento de débitos, já que a empresa é autorizada.

Como consultar o RENAVAM pela placa?

Lembra que comentamos que, em alguns casos, não conseguimos pesquisar os débitos de um veículo apenas com a placa e precisamos do RENAVAM? As próximas opções de consulta precisam do RENAVAM. Entretanto, você tem a possibilidade de encontrar esses dados com a placa do seu automóvel.

Mas então como fazer isso? Infelizmente não são todos os sites do Detran que informam o RENAVAM a partir da placa ou do Chassi, porque essa opção varia de Estado para Estado. Então, saiba que para tentar as duas dicas a seguir, você precisará ter o RENAVAM em mãos, ok? Vamos às dicas.

2. Consulta pelo site da Senatran

Uma maneira de consultar os débitos de um veículo é através do Portal da Senatran, embora o processo solicite que você tenha uma conta GOV.BR, o que deixa o processo um pouco mais complexo. Mas calma, nós ensinamos a seguir:

  • entre no Portal de Serviços da Senatran;
  • procure o menu de “veículos” (em seguida você cairá em uma página para fazer o login com a conta GOV.BR);
  • com o login feito, abrirá a página com todas as informações do veículo que está em seu nome.

3. Consulta pelo site do Detran

Este é uma opção que requer, além da placa do veículo, o número do RENAVAM ou do Chassi do veículo. O passo a passo varia de Estado para Estado e nós falamos mais sobre como consultar débitos no Detran em outro post aqui do blog, então, não deixe de conferir.

Como consultar débitos de uma moto pela placa?

O processo para puxar os débitos da sua moto é o mesmo utilizado para os outros tipos de veículos, ou seja, utilizando o app ou site da Zignet ou através dos sites que mencionamos nos tópicos anteriores. Lembramos que, em alguns casos, será exigido também o número do RENAVAM ou o Chassi do seu veículo, já que os documento solicitados variam de Estado para Estado.

Como consultar débitos veiculares sem o RENAVAM?

Se você não tem o RENAVAM em mãos, a melhor alternativa é fazer a consulta dos débitos pela placa, como explicamos anteriormente. O jeito mais prático é através do site ou aplicativo da Zignet, mas você pode tentar acessar pelo Detran do seu Estado, caso ele ofereça essa opção.

Leia também: Posso andar com o IPVA atrasado? Entenda os riscos.

Como saber todo o histórico de um veículo?

Existem diversas situações onde é necessário buscar todo o histórico de um veículo, principalmente quando ele já passou por outros proprietários e estamos buscando informações a respeito dessa trajetória.

Você pode fazer essa consulta através de um aplicativo da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o Sinesp Cidadão. Ele é gratuito e você pode baixá-lo na Play Store e também na Apple Store.

O seu uso é bem simples e intuitivo, basta baixar o app e após instalar no seu smartphone ou tablet, seguir os passos abaixo:

  • acessar a aba “veículos”;
  • fazer login com a conta GOV.BR;
  • colocar a placa do veículo
  • clicar em “buscar veículo”.

O aplicativo trará as informações do veículo e sinalizará se há ou não algum tipo de registro, ou alerta de roubo em seu histórico.

Agora que você já sabe como consultar débitos veiculares com a placa fica mais fácil estar em dia com o seu veículo e poder rodar por aí com tranquilidade e sem surpresas. Aproveite e leia nosso conteúdo sobre as vantagens de parcelar multas com o cartão de crédito, está super interessante.

Até o próximo post!

Leave a Reply