Logo Zignet branco

| Blog

Como consultar débitos veiculares pela placa? Descubra!

Leia em 6 minutos
Avenida movimentada com transito
Índice do conteúdo

Você sabia que é possível puxar débitos apenas pela placa do veículo? Essa é uma dúvida bem comum entre os condutores, que se confundem em meio a tantas opções e acabam se perdendo com as documentações e informações do veículo.

Então, para te ajudar a fazer consultas de forma prática e sem enrolação, nós criamos este artigo com dicas para consultar os débitos do veículo usando somente a placa. Anote nossas dicas!

Como saber se o documento do veículo está em dia pela placa?

Existem maneiras diferentes de consultar os débitos veiculares e uma delas é tendo a placa do seu veículo em mãos. Digamos que é o jeito mais prático, afinal, nem sempre encontramos todas as informações do veículos de forma prática.

Em alguns casos ainda será preciso ter o número do RENAVAM ou até mesmo o Chassi do carro, mas vamos descrever caso a caso a seguir. Confira!

Acesse o site ou aplicativo da Zignet

A Zignet nasceu com o propósito de auxiliar condutores a estarem em dia com os débitos do seu veículo, oferecendo o serviço de consulta de débitos pela placa bem simples e fácil de utilizar. Confira os passos:

Pessoa com o celular na mão

  • acesse o site da Zignet;
  • no campo correto digite a placa do seu veículo;
  • clique em “Consultar”.

Se você está lendo este conteúdo pelo celular pode também fazer o download do aplicativo da Zignet na Play Store (em breve, também na Apple Store) e fazer a mesma pesquisa diretamente do seu smartphone.

Quais informações aparecem ao consultar a placa do veículo?

Ao consultar a placa pelo site da Zignet, se o seu veículo não possuir débitos, aparecerá a mensagem “Nenhum Débito Encontrado” na tela do seu dispositivo.

Porém, caso seu veículo possua débitos a quitar, você será redirecionado para uma página que apresenta cada pendência e o respectivo seu valor. Você poderá encontrar:

  • IPVA;
  • Multas;
  • Licenciamento;
  • DPVAT, entre outros tipos de débitos.

A partir daí, você terá a opção de fazer o parcelamento dos débitos veiculares em até 12x no cartão de crédito, escolhendo a parcela que cabe melhor no seu bolso.

É seguro consultar a placa do veículo pela Zignet?

Sim, é muito seguro. A Zignet tem acesso a todas as informações de um veículo por ser uma das empresas credenciadas pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e pelo Detran. Ou seja, você pode contar com toda infraestrutura e sigilo dos seus dados, além de ter a oportunidade de fazer o parcelamento de débitos, já que a empresa é autorizada.

Como consultar o RENAVAM pela placa?

Lembra que comentamos que, em alguns casos, não conseguimos pesquisar os débitos de um veículo apenas com a placa e precisamos do RENAVAM? As próximas opções de consulta precisam do RENAVAM. Entretanto, você tem a possibilidade de encontrar esses dados com a placa do seu automóvel.

Mas então como fazer isso? Infelizmente não são todos os sites do Detran que informam o RENAVAM a partir da placa ou do Chassi, porque essa opção varia de Estado para Estado. Então, saiba que para tentar as duas dicas a seguir, você precisará ter o RENAVAM em mãos, ok? Vamos às dicas.

2. Consulta pelo site da Senatran

Uma maneira de consultar os débitos de um veículo é através do Portal da Senatran, embora o processo solicite que você tenha uma conta GOV.BR, o que deixa o processo um pouco mais complexo. Mas calma, nós ensinamos a seguir:

  • entre no Portal de Serviços da Senatran;
  • procure o menu de “veículos” (em seguida você cairá em uma página para fazer o login com a conta GOV.BR);
  • com o login feito, abrirá a página com todas as informações do veículo que está em seu nome.

3. Consulta pelo site do Detran

Este é uma opção que requer, além da placa do veículo, o número do RENAVAM ou do Chassi do veículo. O passo a passo varia de Estado para Estado e nós falamos mais sobre como consultar débitos no Detran em outro post aqui do blog, então, não deixe de conferir.

Como consultar débitos de uma moto pela placa?

O processo para puxar os débitos da sua moto é o mesmo utilizado para os outros tipos de veículos, ou seja, utilizando o app ou site da Zignet ou através dos sites que mencionamos nos tópicos anteriores. Lembramos que, em alguns casos, será exigido também o número do RENAVAM ou o Chassi do seu veículo, já que os documento solicitados variam de Estado para Estado.

Como consultar débitos veiculares sem o RENAVAM?

Se você não tem o RENAVAM em mãos, a melhor alternativa é fazer a consulta dos débitos pela placa, como explicamos anteriormente. O jeito mais prático é através do site ou aplicativo da Zignet, mas você pode tentar acessar pelo Detran do seu Estado, caso ele ofereça essa opção.

Leia também: Posso andar com o IPVA atrasado? Entenda os riscos.

Como saber todo o histórico de um veículo?

Existem diversas situações onde é necessário buscar todo o histórico de um veículo, principalmente quando ele já passou por outros proprietários e estamos buscando informações a respeito dessa trajetória.

Você pode fazer essa consulta através de um aplicativo da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o Sinesp Cidadão. Ele é gratuito e você pode baixá-lo na Play Store e também na Apple Store.

O seu uso é bem simples e intuitivo, basta baixar o app e após instalar no seu smartphone ou tablet, seguir os passos abaixo:

  • acessar a aba “veículos”;
  • fazer login com a conta GOV.BR;
  • colocar a placa do veículo
  • clicar em “buscar veículo”.

O aplicativo trará as informações do veículo e sinalizará se há ou não algum tipo de registro, ou alerta de roubo em seu histórico.

Agora que você já sabe como consultar débitos veiculares com a placa fica mais fácil estar em dia com o seu veículo e poder rodar por aí com tranquilidade e sem surpresas. Aproveite e leia nosso conteúdo sobre as vantagens de parcelar multas com o cartão de crédito, está super interessante.

Até o próximo post!

 

Banner Zigauto

Avalie este post

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações