Logo Zignet branco

| Blog

Carro por assinatura: entenda como funciona

Carro por assinatura
Índice do conteúdo

Saiba por que o carro por assinatura está ganhando tanto espaço no mercado e conheça as vantagens dessa modalidade de locação mensal!

Já pensou em ter um veículo zero quilômetro sem pesar no bolso? Sem ter que pagar IPVA nem se preocupar com o seguro? Se você gostou da ideia, o carro por assinatura pode ser a solução. 

A modalidade surgiu há alguns anos e traz diversas vantagens para quem quer usar um carro novo em folha sem pesar no orçamento nem ter muitas preocupações – seja a lazer ou a trabalho.

Para te ajudar a entender melhor o que é e se o carro por assinatura vale a pena, a Zignet preparou esse artigo exclusivo sobre o assunto.

Leia até o fim e descubra tudo sobre o funcionamento do carro por assinatura e como ele pode te ajudar na organização financeira!

 

O que é carro por assinatura?

O carro por assinatura é uma modalidade de aluguel de carro mensal que te permite utilizar um carro zero quilômetro mediante um contrato com a empresa que oferece o veículo. 

O valor pago mensalmente varia conforme o modelo e o tempo estipulado, que geralmente pode ser de 12 a 48 meses. Os contratos mais longos costumam sair mais em conta. E a mensalidade normalmente pode ser paga por boleto ou por cartão de crédito.

No contrato também é estipulada uma franquia mensal de quilometragem, que você pode escolher de acordo com a necessidade de uso do veículo.

Ao fim do contrato ele pode ser renovado, recebendo outro veículo zero quilômetro. Sim: os carros por assinatura são sempre zero quilômetro.

 

Vantagens do carro por assinatura

Uma das vantagens do carro por assinatura é justamente essa: você está sempre com um carro zero quilômetro. 

Se você fizer um contrato de 1 ano, por exemplo, ao final do período você pode fazer a renovação, pegando outro carro igual, só que zero quilômetro, ou fazer novo contrato com duração e/ou modelo diferente de veículo — que também será 0Km. 

Nos contratos mais longos, o máximo que pode acontecer é, com o passar do tempo, você ficar com um carro seminovo, já que você pegou ele zero lá no início do acordo. 

E isso acaba gerando outra vantagem: você não precisar se preocupar com a depreciação do veículo e estar sempre rodando com um carro novinho em folha.

Modalidade é econômica e tem ótimo custo-benefício

Outra vantagem é o ótimo custo-benefício, uma vez que o contrato de carro prevê que você não tenha despesas com manutenção do veículo, IPVA, nem seguro. 

Ou seja, você faz uma assinatura de carro zero e fica livre de várias obrigações, tendo que se preocupar apenas em pagar a mensalidade do contrato e colocar combustível. O restante fica sob responsabilidade da empresa contratada.

Assim você economiza diversos gastos, como, por exemplo: oficina; pesquisa, cotação, contratação e renovação do seguro; emissão e pagamento do IPVA; regularização da documentação veicular; manutenção e revisões preventivas e várias outras burocracias.

É uma ótima opção para quem, além de apresentar uma renda para esse investimento, deseja maior facilidade para se organizar financeiramente e ficar com o orçamento um pouco mais leve o ano inteiro.

Possibilidade de personalização e flexibilidade

Geralmente as pessoas jurídicas que optaram pelo plano de assinatura de automóveis para sua frota também têm a vantagem de poderem personalizar o carro na maioria das empresas de assinatura automotiva. 

Bastante flexíveis, os contratos de carro por assinatura não costumam ter entrada e ainda possibilitam o pagamento por diversas vias, como cartões de crédito e boletos.

Por outro lado, algumas empresas ainda oferecem vários benefícios, como mensalidades grátis em tags de pedágio, descontos em estacionamentos de aeroportos e hotéis, e cashback. 

 

Como funciona a multa no carro por assinatura?

Um ponto importante é em relação às multas no carro por assinatura. Na verdade, ela funciona da mesma forma que em um carro que você mesmo compra: ela é emitida em nome do proprietário do veículo. Que, nesse caso, é a locadora. 

Isso não significa que quem fez a assinatura de automóveis não tenha responsabilidade sobre ela. Muito pelo contrário. A locadora recebe a multa e repassa ao condutor a cobrança do valor da multa.

Porém, mesmo esse processo é simplificado, porque geralmente a empresa já inclui na mensalidade uma taxa pela gestão de multas. Assim, a cobrança do valor da infração cometida pelo condutor é feita diretamente na mensalidade de aluguel.

Se o condutor atrasar ou negar o pagamento, a locadora pode entrar com medidas legais que podem ir da suspensão do contrato de locação à cobrança de taxas extras.

Por isso, assim como em um carro próprio, é muito importante conhecer e respeitar as leis de trânsito, dirigir de forma defensiva e acompanhar a situação de multas do carro por assinatura.

Na Zignet você faz isso em poucos instantes. Basta colocar a placa do carro e todos os débitos veiculares vão aparecer na mesma página, assim você saberá sempre que houver cometido uma infração que gerou multa.

De qualquer forma, a dica é ler bem o contrato do veículo por assinatura para entender suas responsabilidades em relação às multas e seguir as orientações da empresa.

É possível recorrer da multa do carro por assinatura?

Caso você analise a multa e perceba que há informações incorretas ou incompletas, ou tem como provar que seria impossível ter cometido aquela infração naquela hora e lugar, é possível recorrer da multa do carro por assinatura.

Porém, você não pode fazer isso sozinho. É preciso entrar em contato com a empresa e fornecer todos os detalhes. Siga então a orientação da locadora, sempre com o cuidado de não perder prazos e acompanhar o progresso do recurso até que uma decisão seja tomada.

Se a multa já tiver sido paga, pode ser possível entrar com recurso ou não. Isso porque o pagamento da multa é um tipo de reconhecimento da infração. Mas cada caso deve ser analisado individualmente, então siga sempre a orientação da locadora.

 

Tenha mais mobilidade e praticidade com o carro por assinatura

O carro por assinatura é uma boa opção para quem quer usufruir das vantagens de usar um carro zero quilômetro sem dor de cabeça com custos e burocracias. 

Mas é preciso entender que o plano de assinatura é ideal para quem aceita bem o conceito de uso, e não de posse. 

Assim, você tem todo o conforto para usar no dia a dia o carro 0Km, mas sem se preocupar com financiamento, pagamento de IPVA, oficinas, licenciamento, seguro ou desvalorização do bem.

Na Zignet você acompanha toda a situação da multa do carro por assinatura de forma rápida e prática e não é pego de surpresa.

Aproveite para se manter sempre bem informado acompanhando o Blog da Zignet!

Avalie este post
Foto de Paulo Lofreta Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações