Sabia que a calibragem do pneu feita corretamente pode ajudar a economizar e aumentar a segurança do carro? Saiba tudo sobre o assunto agora!
Muitos motoristas não têm ideia de como a calibragem do pneu interfere no conforto da direção, na segurança do carro e até na economia de combustível e manutenção do veículo.
E, infelizmente, muitos acabam deixando para calibrar pneus apenas quando estão baixos demais ou na revisão para uma viagem. Porém a pressão correta dos pneus é extremamente importante também no dia a dia, seja no vai e volta do trabalho, da escola ou do lazer.
Leia este artigo até o fim para entender o impacto que a calibragem dos pneus impacta diversos aspectos do seu carro – e do seu bolso!
O que acontece com o carro quando os pneus estão murchos?
Para muitas pessoas, o maior risco de ficar com o pneu do carro murcho é não conseguir rodar até a bomba de ar mais próxima. O que a maioria não sabe, é que quando chega a este ponto, a baixa calibragem já afetou várias partes do carro e a pessoa nem percebeu.
Na rotina atribulada e cheia de pressa, chega a ser comum esquecer de calibrar pneu mesmo quando já se está no posto para colocar combustível. E conforme o carro vai rodando dia afora, a pressão do pneu vai caindo, dia após dia, afetando o veículo de diversas formas.
Uma delas dói no bolso ainda no posto de gasolina: a baixa calibragem do pneu força o motor, que consome em média 20% a mais de combustível. Mas, além disso, o pneu baixo também tem menos aderência ao solo, o que acaba aumentando o desgaste dos freios.
E a conta continua aumentando, porque se o pneu ficar baixo demais, pode ocorrer o chamado detalonamento, que é quando o pneu sai da roda. E aí a questão da economia já vira segurança, porque esse é um caso grave que pode causar um acidente seríssimo, para o carro e para as outras pessoas na via.
Grave também são os casos de veículos com o centro de gravidade mais alto, como as SUVs: o pneu baixo pode até causar capotamento.
Por falar em segurança, pneus baixos também têm mais chance de aquaplanagem, já que assim como a estabilidade, a aderência ao solo também fica reduzida, aumentando o risco de acidentes nos dias de chuva.
Fique atento aos sinais
Porém não é só a baixa calibragem que causa problema. Quando o pneu está cheio demais há um aumento na firmeza de contato com a superfície, ficando então mais sujeito a perfurações, cortes e danos por choque e impacto.
Uma forma rápida de ver se a calibragem do pneu está muito alta ou muito baixa é através do desgaste: pneus cheios demais desgastam mais no centro, enquanto os pneus com baixa calibragem desgastam mais nas laterais. De qualquer forma, a vida útil é reduzida e há riscos para a segurança do veículo.
Por isso, há uma pressão correta dos pneus, dependendo de suas características. Ela sempre está descrita no manual do fabricante dos pneus e no manual de fábrica do carro, mas também pode ser encontrada na tampa do tanque de gasolina e em outras etiquetas espalhadas pela carroceria.
E lembre-se sempre de considerar as situações de peso, como bagageiro cheio e o número de passageiros. geralmente há indicação de calibragem correta para peso mínimo e peso máximo, assim como possíveis variações entre os eixos dianteiro e traseiro.
Como fazer a calibragem correta dos pneus
O primeiro passo, então, é conferir as instruções do manual de fábrica. A partir daí você deve verificar a calibragem dos pneus, mas lembre-se de que eles devem estar frios.
Isso significa que fazer isso no meio do dia depois de rodar um bocado ou no meio da viagem não é o ideal. Quanto maior a temperatura do pneu, maior a pressão – da mesma forma que quanto menor a temperatura, menor também a pressão.
Portanto, o melhor é fazer a medição depois de uma pequena distância percorrida, que é em torno de 3 Km, quando ainda são considerados “frios”. Encontre um calibrador confiável, ajuste-o para a pressão desejada, retire o bico do pneu e insira a mangueira no encaixe.
O manômetro vai indicar a pressão que está no pneu naquele momento. A máquina irá então encher o pneu automaticamente, apitando quando chegar na pressão que você determinou.
Como o calibrador digital funciona?
Além dos calibradores manuais, há também o calibrador digital. A grande diferença é a praticidade, porque nele há um display onde são exibidas as informações do pneu.
Já no calibrador manual essas informações são exibidas através de um ponteiro em uma espécie de relógio. Atualmente o digital é o mais utilizado nos postos de combustíveis e comércio especializado em geral, principalmente nos grandes centros.
Atenção ao estepe
Lembre-se que todos os 5 pneus devem ser calibrados, ou seja, os quatro pneus em uso e também o estepe. Ele deve ser verificado e calibrado com a mesma frequência que os demais, mas requer um pouquinho mais de atenção.
Nesse caso, o estepe deve receber 1 ou 2 libras a mais do que os outros, porque parados no porta-malas acabam esvaziando mais rapidamente do que os que estão em uso.
Qual a frequência certa para calibrar o pneu?
Os pneus podem ser calibrados toda semana, assim você tem certeza de rodar com a pressão correta. Mas de um modo geral, a recomendação é que sejam calibrados a cada 15 dias ou a cada 500 km rodados.
Caso o carro seja realmente muito pouco usado ou um “carro de garagem”, a calibragem pode ser feita de mês em mês, ou seja, a cada 30 dias.
É bom lembrar que essa periodicidade mínima para verificar e calibrar os pneus é necessária porque nem sempre a necessidade é visível.
No entanto, a qualquer momento que sentir alguma coisa diferente no pneu ao dirigir, que ele estiver visualmente diferente ou visivelmente murcho, calibre assim que estiverem frios.
Para não esquecer, vale colocar avisos no próprio carro ou configurar um lembrete sonoro no telefone uma vez por semana.
Conheça os tipos de calibragem
Geralmente a calibragem do pneu é feita nos postos de gasolina, onde costuma haver calibradores disponíveis. Mas a máquina também pode ser encontrada em lojas especializadas em pneus e até mesmo de acessórios para carros, motos e bikes.
O importante é não esquecer de calibrar para evitar gastos desnecessários com a reposição de peças que sofreram desgaste porque o pneu estava mal calibrado. Além disso, lembre-se que a verificação da pressão correta do pneu faz parte na manutenção preventiva, que é a melhor forma de economizar com oficina.
Ar comprimido ou nitrogênio: qual o melhor tipo de calibragem?
Basicamente há duas opções para a calibragem do pneu: o ar comprimido, que é o método mais antigo e comum, e o nitrogênio. Os dois produtos são eficientes, mas a vantagem do nitrogênio é que ele mantém a pressão correta por mais tempo.
Mas atenção, por que não se deve simplesmente colocar um e outro. Para trocar o tipo de calibragem é preciso, primeiro, esvaziar totalmente o pneu do material antigo para depois enchê-lo novamente com o novo. Ar comprimido e nitrogênio não podem ser misturados nunca!
Isso deve ser feito em uma loja ou oficina especializada, porque as laterais do pneu vazio podem estragar devido ao peso do carro.
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Sabia que o pneu vazio também pode gerar multa? De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é infração grave, com multa de R$ 195,23, mais 5 pontos na CNH. E isso inclui tanto os pneus carecas quanto os pneus muito baixos, principalmente se for constatado risco de acidente.
Por isso, faça sempre valer o bom senso e a segurança em primeiro lugar. Mas se mesmo assim as multas chegarem, não deixe a documentação fora de ordem azedar seu dia.
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