Entenda o que significa essa placa de sinalização de advertência e quais as consequências de não respeitá-la.
Você está ciente da placa “Confluência à Esquerda”? E qual é a consequência se o motorista optar por ignorar essa sinalização? Este conteúdo preparado pela Zignet irá esclarecer essas e outras dúvidas.
A placa de Confluência à Esquerda (A-13A) tem a função de orientar o condutor do veículo sobre a existência de uma junção de tráfego à esquerda, onde uma via se une à principal em um ângulo.
Isso alerta o motorista sobre a necessidade de estar atento à entrada de veículos provenientes da esquerda, ajustando sua velocidade e posição na via para manter a segurança e fluidez do tráfego.
Essa sinalização não deve ser utilizada caso haja sinalização semafórica de regulamentação ou se a aproximação que está sendo sinalizada esteja regulamentada com o sinal R1 – “Parada obrigatória” ou R-2 – “Dê a preferência”.
Esses sinais de trânsito são cruciais para garantir a segurança dos motoristas. Ao saber com antecedência que haverá uma confluência à esquerda, o motorista consegue preparar-se para possíveis manobras, reduzindo o risco de acidentes.
A sinalização de advertência, como a placa A-13A, é utilizada para alertar sobre condições potencialmente perigosas na via.
Ignorar essa placa e não adaptar a velocidade ou posição ao se aproximar da confluência pode resultar em infrações de trânsito, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A multa varia conforme a gravidade da infração, podendo incluir pontos na carteira de motorista e outras penalidades.
Por isso, é fundamental que os condutores sempre sigam as regras de trânsito para garantir não apenas sua segurança, mas também a segurança de todos os usuários da via.
Compartilhe nas redes sociais
Home
Sobre o Blog
Mapa do site