Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Descubra como consultar o licenciamento online pela placa do veículo

É motorista e não sabe como consultar o licenciamento de forma gratuita e fazer o parcelamento online? Aqui você vai aprender a forma mais fácil de verificar os débitos do seu veículo.

O licenciamento é um dos principais tributos, pagos anualmente, proporcionando autorização para que o proprietário possa trafegar livremente com o veículo. 

O prazo é definido por mês, de acordo com o final da placa do veículo. No entanto, através das plataformas online, é possível pagar o licenciamento antecipadamente.

O motorista deve sempre portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Se ele não o tiver e for parado em uma Blitz, poderá ser multado e até mesmo ter seu carro apreendido.

De acordo com o Detran SP, desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento, estará disponível o download e a impressão do CRLV-e diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Senatran.

Para os motoristas que procuram por comodidade, a Zignet é uma plataforma que permite consultar gratuitamente o licenciamento de um veículo através do número da placa. E melhor ainda, você pode pagar online e parcelar os débitos em até 12x.

Este é um processo simples que leva apenas alguns minutos. Continue lendo e saiba como fazer a consulta de licenciamento online para regularização veicular.

O que é preciso para a regularização veicular?

Antes de explicar como fazer o licenciamento on-line, precisamos abordar os passos necessários para que o condutor possa licenciar seu veículo.

Quando se trata da regularização veicular, cada estado tem suas próprias regras e regulamentos. O processo geralmente é o mesmo, mas cada estado tem uma taxa de licenciamento diferente.

As exigências de licenciamento do seu veículo também podem mudar ligeiramente, dependendo de você ser uma pessoa física ou jurídica.

De acordo com informações públicas dos Detrans, os requisitos para o licenciamento veicular são:

  • Liquidar o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Pagamento da taxa de licenciamento;
  • Pagamento de todas as multas em atraso que são atribuídas ao veículo a ser licenciado;
  • Os registros do veículo não devem conter nenhuma restrição ativa contra:

RENAJUD circulação, judicial (busca e apreensão) administrativa, furto/roubo, comunicação de venda e restrição RFB. Informação de intenção de venda, financiamento SNG pendente de inclusão no documento; ostenta nova PIV, mudança de características;

  • Veículos movidos a GNV precisam ter um Relatório de Segurança Veicular (CSV) periódico;
  • Para emitir o CRLV-e nas unidades de serviço DETRAN, apresentar documentos de identificação (RG, CNH) e, se Pessoa Jurídica, apresentar também uma cópia do Contrato Social (ou equivalente).

Consulta de licenciamento grátis pela placa: Saiba como fazer!

É possível consultar o licenciamento online de várias formas. A primeira delas é contratar o serviço de um despachante, mas neste caso, via de regra você terá que pagar uma taxa pelos seus serviços. Também é possível realizar a consulta através do site do Detran, veja abaixo.

A terceira opção é uma das mais convenientes e simples.  Através da Zignet, empresa credenciada na SENATRAN, utilizando apenas a placa do veículo, você consulta todos os débitos do seu veículo. Além de poder parcelar em até 12 vezes, evitando multas e outros transtornos como apreensão do veículo. (Evite filas e simule seus débitos online).


 Consulta de licenciamento grátis diretamente pelo Detran

Visite o site do Detran do Estado onde o veículo foi registrado e procure a opção: Veículos → Dívidas, restrições e inspeções.

Você também pode pesquisar por “licenciamento anual” na guia de pesquisa.

A seguir, você precisará fazer um breve registro. Para isso, você precisará do número RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa do veículo.

Finalmente, você pode visualizar as informações de licenciamento e emitir um recibo de pagamento que pode ser pago rapidamente através de qualquer sistema de Internet Banking.

Consulta licenciamento online pela Plataforma Zignet

É muito fácil consultar o licenciamento online através do número da placa do veículo. Isto pode ser feito através do site oficial da Zignet.

  1. Os proprietários de veículos devem certificar-se de não deixar esse processo para a última hora. Isso reduzirá a chance de erros ou atrasos na emissão do CRLV.
  2. Ter a placa do veículo a ser licenciado, e RENAVAM.
  3. Acesse o site da Zignet;
  4. Clique na aba parcelamento online;
  5. Em seguida selecione a opção débitos veiculares;
  6. Na página seguinte, digite o número da placa do seu veículo no espaço fornecido;
  7. Clique em consultar;
  8. Em alguns casos pode ser necessário informar o número do Renavam e o estado em que o veículo foi emplacado;
  9. Clique novamente em consultar;
  10. Pronto! Na tela estarão as informações de licenciamento online e dívidas pendentes.

Por que manter o licenciamento do seu veículo em dia?

O processo de renovação de documentos do veículo pode ser complexo, pois envolve várias etapas e procedimentos. E não é diferente quando se trata da taxa anual de licenciamento de veículos.

Você sabia que a multa por não renovar o licenciamento a tempo é de R$293,47?

E todos os proprietários de veículos devem pagar a licença anual, independentemente de ele estar sendo usado ou não. Em outras palavras: basta ter um automóvel para estar sujeito ao tributo.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem uma licença anual atualizada pode resultar na apreensão do veículo e 7 pontos na carteira de motorista.

Vale ressaltar que esta infração se enquadra na categoria “gravíssima“. E para aqueles que possuem uma licença provisória, cometer este erro significa ter que refazer todo o processo de sua primeira carteira de habilitação.

É melhor pagar a taxa de licenciamento em parcelas do que arriscar as possíveis consequências de ser pego sem um veículo em conformidade.