Logo Zignet branco

| Blog

Saiba como funciona o Licenciamento on-line parcelado

Imagem de um homem segurando um celular ao lado de um notebook
Índice do conteúdo

É motorista e não sabe como fazer para pagar o licenciamento on-line parcelado? Nesse post, vamos ensinar a forma mais rápida, segura e conveniente de licenciar um veículo, sem sair de casa.

Todo condutor é obrigado a portar o CRLV do veículo, e caso esteja sem ele durante uma Blitz, por exemplo, poderá receber multa e ter seu veículo apreendido.

Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário que o proprietário esteja em dia com suas obrigações (IPVA e demais tributos), e apto a circular pelas vias públicas.

Para maior comodidade dos motoristas e para agilizar os processos do Detran, surgiu o CRLV digital. E, para facilitar ainda mais, é possível pagar o licenciamento on-line e parcelado.

A seguir, trazemos o passo a passo.

O que é preciso para licenciar um veículo?

Antes de explicar como fazer o licenciamento on-line, precisamos comentar os passos necessários para que o condutor possa licenciar seu veículo.

  • Quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Efetuar o pagamento da taxa de licenciamento;
  • Quitar todas as multas vencidas que estejam atribuídas ao veículo a ser licenciado;
  • Não ter no prontuário do veículo restrição ativa de:

RENAJUD circulação, judicial (busca e apreensão) administrativa, furto/roubo, comunicação de venda e restrição RFB. Informação de intenção de venda, financiamento SNG pendente de inclusão no documento; ostenta nova PIV, mudança de características;

  • Os veículos que circulam com combustível GNV precisam realizar um Laudo de Segurança Veicular (CSV) periódico;
  • Para emissão do CRLV-e nas unidades de atendimento do DETRAN, apresentar documento de identificação (RG, CNH) e, se Pessoa Jurídica, apresentar também cópia do Contrato Social (ou equivalente).

Como consultar o licenciamento on-line e gerar boleto?

É possível consultar o licenciamento on-line com a Zignet. Ou então, visitar o site do Detran do Estado onde o veículo foi emplacado e procurar a opção:

  • Veículos → Débitos, restrições e vistorias.

Também é possível buscar por “licenciamento anual” na aba de pesquisa.

Em seguida, será necessário realizar um breve cadastro. Para isso, serão necessários o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo.

Por fim, será possível visualizar as informações de licenciamento e emitir um boleto de pagamento que pode ser pago rapidamente por qualquer sistema Internet Banking.

Como parcelar o licenciamento?

O parcelamento do licenciamento só é possível por meio de aplicativos e plataformas especializadas nesse serviço.

Ao emitir o boleto pelo site do Detran, o pagamento deve ser realizado integralmente.

A vantagem de contar com esse serviço oferecido por despachantes, é que além do licenciamento, é possível parcelar também outros débitos, tais como IPVA e DPVAT.

O melhor de tudo é que, em geral, as parcelas podem ser feitas em até 12 vezes no cartão de crédito.

Passo a passo para pagar o licenciamento on-line parcelado:

  1. Os proprietários de veículos devem certificar-se de não deixar este processo na última hora. Assim, há menos chances de erro ou atraso na emissão do CRLV.
  2. Acesse o site da Zignet https://www.zignet.com.br.
  3. Ter em mãos a placa do veículo a ser licenciado e o RENAVAM.
  4. Escolher o número de parcelas desejado.
  5. Inserir os dados do cartão de crédito e pronto!

O licenciamento deve ser feito pelos proprietários de veículos anualmente, e o prazo é definido por mês, de acordo com o término da placa do veículo.

No entanto, ao pagar o licenciamento on-line e parcelado, é possível antecipar o pagamento.

Por que parcelar o licenciamento?

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, circular sem o licenciamento anual atualizado pode acarretar apreensão do veículo, aplicação de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$293,47.

Vale alertar que essa infração se enquadra na categoria “gravíssima”. E para quem está com a permissão provisória, cometer esse erro significa ter de refazer todo o processo de primeira habilitação.

Em alguns estados, como São Paulo, o nome do proprietário pode até mesmo ser incluído no CADIN (Cadastro de Dívida Ativa).

Dessa forma, é melhor parcelar o licenciamento do que arriscar as possíveis consequências de ser pego sem o veículo em dia.

E depois de pagar o licenciamento on-line?

Após pagar o licenciamento on-line, é necessário aguardar cerca de um dia útil para que o CRLV Digital esteja disponível no Portal do Detran, no Portal de Serviços Senatran  ou no aplicativo “Carteira de Trânsito Digital (CDT)” disponível para Android e iPhone.

No App CDT, também é disponibilizado uma versão em PDF, dessa forma, o condutor pode deixar salvo no celular e consultar mesmo que esteja sem internet.

Antigamente, era gerado um documento impresso em papel moeda verde, no entanto, conforme dissemos antes, muitos motoristas acabavam esquecendo de andar com o documento no carro e levavam multas desnecessárias.

Assim, o processo agora é totalmente digital, sem mais documentos impressos. Dessa forma, o motorista pode ter o CRLV em seu próprio celular, disponível sempre que precisar.

  • Mas, é possível imprimir o documento?

Sim! O CRLV Digital é mais uma facilidade para os condutores, mas não é uma obrigatoriedade.

Os motoristas que ainda preferem a forma tradicional podem imprimir o documento e deixá-lo no veículo para quando precisarem.

Para isso, é preciso fazer a impressão por conta própria seguindo as seguintes diretrizes;

  • Utilizar folha sulfite comum;
  • Imprimir em folha única;
  • Utilizar tinta preta;
  • Deve conter o QR-Code, pois com isso as autoridades vão poder conferir a autenticidade do licenciamento.

Para parcelar seu licenciamento on-line e de forma totalmente segura, conte com os nossos serviços!

 

Banner parcelamento online

Avalie este post

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações