Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Saiba como funciona o Licenciamento on-line parcelado

É motorista e não sabe como fazer para pagar o licenciamento on-line parcelado? Nesse post, vamos ensinar a forma mais rápida, segura e conveniente de licenciar um veículo, sem sair de casa.

Todo condutor é obrigado a portar o CRLV do veículo, e caso esteja sem ele durante uma Blitz, por exemplo, poderá receber multa e ter seu veículo apreendido.

Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário que o proprietário esteja em dia com suas obrigações (IPVA e demais tributos), e apto a circular pelas vias públicas.

Para maior comodidade dos motoristas e para agilizar os processos do Detran, surgiu o CRLV digital. E, para facilitar ainda mais, é possível pagar o licenciamento on-line e parcelado.

A seguir, trazemos o passo a passo.

O que é preciso para licenciar um veículo?

Antes de explicar como fazer o licenciamento on-line, precisamos comentar os passos necessários para que o condutor possa licenciar seu veículo.

  • Quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Efetuar o pagamento da taxa de licenciamento;
  • Quitar todas as multas vencidas que estejam atribuídas ao veículo a ser licenciado;
  • Não ter no prontuário do veículo restrição ativa de:

RENAJUD circulação, judicial (busca e apreensão) administrativa, furto/roubo, comunicação de venda e restrição RFB. Informação de intenção de venda, financiamento SNG pendente de inclusão no documento; ostenta nova PIV, mudança de características;

  • Os veículos que circulam com combustível GNV precisam realizar um Laudo de Segurança Veicular (CSV) periódico;
  • Para emissão do CRLV-e nas unidades de atendimento do DETRAN, apresentar documento de identificação (RG, CNH) e, se Pessoa Jurídica, apresentar também cópia do Contrato Social (ou equivalente).

Como consultar o licenciamento on-line e gerar boleto?

É possível consultar o licenciamento on-line com a Zignet. Ou então, visitar o site do Detran do Estado onde o veículo foi emplacado e procurar a opção:

  • Veículos → Débitos, restrições e vistorias.

Também é possível buscar por “licenciamento anual” na aba de pesquisa.

Em seguida, será necessário realizar um breve cadastro. Para isso, serão necessários o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo.

Por fim, será possível visualizar as informações de licenciamento e emitir um boleto de pagamento que pode ser pago rapidamente por qualquer sistema Internet Banking.

Como parcelar o licenciamento?

O parcelamento do licenciamento só é possível por meio de aplicativos e plataformas especializadas nesse serviço.

Ao emitir o boleto pelo site do Detran, o pagamento deve ser realizado integralmente.

A vantagem de contar com esse serviço oferecido por despachantes, é que além do licenciamento, é possível parcelar também outros débitos, tais como IPVA e DPVAT.

O melhor de tudo é que, em geral, as parcelas podem ser feitas em até 12 vezes no cartão de crédito.

Passo a passo para pagar o licenciamento on-line parcelado:

  1. Os proprietários de veículos devem certificar-se de não deixar este processo na última hora. Assim, há menos chances de erro ou atraso na emissão do CRLV.
  2. Acesse o site da Zignet https://www.zignet.com.br.
  3. Ter em mãos a placa do veículo a ser licenciado e o RENAVAM.
  4. Escolher o número de parcelas desejado.
  5. Inserir os dados do cartão de crédito e pronto!

O licenciamento deve ser feito pelos proprietários de veículos anualmente, e o prazo é definido por mês, de acordo com o término da placa do veículo.

No entanto, ao pagar o licenciamento on-line e parcelado, é possível antecipar o pagamento.

Por que parcelar o licenciamento?

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, circular sem o licenciamento anual atualizado pode acarretar apreensão do veículo, aplicação de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$293,47.

Vale alertar que essa infração se enquadra na categoria “gravíssima”. E para quem está com a permissão provisória, cometer esse erro significa ter de refazer todo o processo de primeira habilitação.

Em alguns estados, como São Paulo, o nome do proprietário pode até mesmo ser incluído no CADIN (Cadastro de Dívida Ativa).

Dessa forma, é melhor parcelar o licenciamento do que arriscar as possíveis consequências de ser pego sem o veículo em dia.

E depois de pagar o licenciamento on-line?

Após pagar o licenciamento on-line, é necessário aguardar cerca de um dia útil para que o CRLV Digital esteja disponível no Portal do Detran, no Portal de Serviços Senatran  ou no aplicativo “Carteira de Trânsito Digital (CDT)” disponível para Android e iPhone.

No App CDT, também é disponibilizado uma versão em PDF, dessa forma, o condutor pode deixar salvo no celular e consultar mesmo que esteja sem internet.

Antigamente, era gerado um documento impresso em papel moeda verde, no entanto, conforme dissemos antes, muitos motoristas acabavam esquecendo de andar com o documento no carro e levavam multas desnecessárias.

Assim, o processo agora é totalmente digital, sem mais documentos impressos. Dessa forma, o motorista pode ter o CRLV em seu próprio celular, disponível sempre que precisar.

  • Mas, é possível imprimir o documento?

Sim! O CRLV Digital é mais uma facilidade para os condutores, mas não é uma obrigatoriedade.

Os motoristas que ainda preferem a forma tradicional podem imprimir o documento e deixá-lo no veículo para quando precisarem.

Para isso, é preciso fazer a impressão por conta própria seguindo as seguintes diretrizes;

  • Utilizar folha sulfite comum;
  • Imprimir em folha única;
  • Utilizar tinta preta;
  • Deve conter o QR-Code, pois com isso as autoridades vão poder conferir a autenticidade do licenciamento.

Para parcelar seu licenciamento on-line e de forma totalmente segura, conte com os nossos serviços!