Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Quer saber o valor do seu veículo? Consulte aqui a tabela FIPE

Chegou a hora de vender o seu veículo e você não tem ideia de qual valor cobrar? Não se preocupe, disponibilizamos neste artigo informações importantes para que você consiga um valor justo.

Há muitos fatores que precisam ser considerados no preço de venda de um veículo, tais como: tempo de quilometragem, estado geral da mecânica, aspectos estéticos…

Entretanto, um bom ponto de partida pode ser obter a média de valor negociado através da tabela FIPE. Essa é uma forma confiável, utilizada pelas principais instituições financeiras do Brasil, além de concessionárias e revendedoras de veículos.

A sigla FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, refere-se a instituição responsável pela criação e manutenção desta tabela que citamos acima. 

Dica: Você pode pesquisar o preço do veículo que deseja utilizando nossa ferramenta no fim do artigo.

O que influencia o valor do veículo?

Existem vários fatores que influenciam o valor de um veículo no mercado de usados. Entre os mais relevantes está o ano de fabricação. Um carro novo, com baixa quilometragem e em excelente estado, terá um preço mais elevado do que um veículo com as mesmas características, mas com mais quilômetros de uso.

Em linhas gerais, nos primeiros 2 anos de vida de um veículo, há uma desvalorização de até 20%. Após esse período a taxa fica em torno de 5% ao ano. Carros mais rodados tendem a precisar de mais manutenções. Outro fator bastante importante é o histórico de acidentes, como por exemplo sinais visíveis de avarias na lataria e pintura, reposição de peças originais por alternativas…

O terceiro fator mais influente é a oferta. Se houver muitos veículos disponíveis para venda da mesma marca ou modelo, seu preço de revenda diminui. Quando consideramos os veículos produzidos no Brasil, verificamos uma maior facilidade na compra de peças de reposição. Já no caso de veículos importados, há maior desvalorização por conta dos custos com manutenção e maior dificuldade de encontrar peças.
 
Os dois últimos fatores que influenciam o valor do seu carro são a depreciação e a inflação.

Qual a importância de saber o valor do veículo de acordo com a Tabela Fipe?

A tabela FIPE é útil para acompanhar quanto o seu carro está se desvalorizando ao longo dos anos. É também um importante indicador de tendências na indústria automotiva. Por exemplo, pode fornecer informações sobre preferências de marca, demanda por determinados modelos e aumentos de preços causados pela inflação, ou desvalorização da moeda.

Descubra quanto vale o seu veículo pela Tabela FIPE

Quer saber o valor do seu veículo? Agora é mais fácil. Com a ferramenta abaixo, você pode consultar quanto vale seu carro, caminhão ou moto. Para isso, nosso sistema utiliza a tabela FIPE com preços atualizados.
 
Descubra a seguir quanto vale o seu veículo em segundos!

 

*Aproveite e veja se seu veículo possui débitos no Detran, clique aqui.

Atenção: De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe expressa os preços médios dos veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como parâmetro para negociações ou avaliações.

Ou seja, os valores são considerados indicativos, já que não levam em conta algumas características de cada veículo. 

Conclusão

Não é incomum que as pessoas queiram saber o valor oficial de seu carro ou moto, e a tabela de preços é uma ferramenta importante para os consumidores, pois apresenta dados confiáveis que podem servir como referência durante as negociações.