Logo Zignet branco

| Blog

Search

Placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros

Entenda o que significam essas placas de sinalização e quando são utilizadas.

Você está ciente das Placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros? Qual o seu significado e quando devem ser utilizadas? Este conteúdo preparado pela Zignet irá esclarecer essas e outras dúvidas.

 

O que significam as placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros?

As placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros têm a função de informar o condutor sobre seu posicionamento em determinada localidade urbana, identificando vias, bairros, regiões ou zonas cardeais. Essa sinalização é fundamental para a orientação e segurança dos usuários do sistema viário.

Apresentam forma retangular, com a cor de fundo em azul, e legendas e contorno em branco.

As placas de identificação podem apresentar uma ou duas legendas. Quando houver duas, a parte superior indica a área mais restrita (bairro, via), e a inferior, separada por uma tarja, indica a área mais ampla (região, zona).

Nas placas de identificação de logradouro, a denominação da via transversal pode ser feita pela adoção da parte mais significativa de seu nome e que a caracterize, evitando nomes extensos e propiciando a utilização de letras maiores para melhorar a visibilidade e a legibilidade da sinalização. 

Quando devem ser utilizadas?

As placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros podem ser utilizadas ao longo das principais vias de trânsito rápido e vias arteriais, de forma que o condutor se situe em seu deslocamento.

As placas de identificação de logradouro devem ser colocadas a partir do início da região indicada, suspensas sobre a pista, transversalmente à via identificada, utilizando suporte próprio ou braço de semáforo, quando existente.

Compartilhe nas redes sociais