A-41 – Cruz de Santo André

Entenda o que significa essa placa de sinalização de advertência e quais as consequências de não respeitá-la.

Você está ciente da placa de trânsito A-41, também conhecida como Cruz de Santo André? E qual é a consequência se o motorista optar por ignorar essa placa? Este conteúdo preparado pela Zignet irá esclarecer essas e outras dúvidas.

 

O que significa a placa A-41 de Cruz de Santo André?

A placa de Cruz de Santo André (A-41) tem a função de orientar o condutor do veículo sobre a existência de uma linha férrea em nível à frente. Esta placa indica que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar a linha férrea. 

O condutor deve parar seu veículo antes de atingir a faixa amarela pintada no solo ou quando se deparar com a placa A-41 e só poderá prosseguir após verificar que a via está livre de trens.

O que acontece se eu não respeitar essa sinalização?

A sinalização de advertência é utilizada sempre que o perigo não se evidencie por si só. Ela visa alertar os usuários sobre condições potencialmente perigosas, como a presença de uma linha férrea, e exige uma parada obrigatória para propiciar maior segurança no trânsito.

Se o motorista optar por ignorar a placa e não parar antes de cruzar a linha férrea, poderá receber uma multa de trânsito, que varia de acordo com a gravidade da infração. O descumprimento desta regra não só coloca a vida do condutor e dos passageiros em risco, mas também a de outras pessoas que utilizam a via.

Por isso, é fundamental seguir sempre as regras de trânsito e respeitar as placas de advertência para evitar problemas e garantir a segurança de todos.

Compartilhe nas redes sociais