Logo Zignet branco

| Blog

O Papel da Ética nos Negócios: Como Construir uma Cultura Ética

Business people shaking hands in agreement
Índice do conteúdo

Descubra como a cultura ética pode beneficiar seus negócios e saiba como implementar na sua empresa!

Ganhar a confiança do consumidor não é mais um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência para as empresas. Em meio a tantos escândalos,  denúncias de trabalho, o público está cada vez mais exigente por transparência nos negócios. Porém, é preciso que essa confiança nasça de dentro, através de uma cultura ética bem implementada entre os colaboradores.

Leia esse artigo até o final para saber como construir uma cultura ética e incentivar o comprometimento de toda a equipe com seu código de conduta.

 

O que é a cultura ética organizacional

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito de cultura ética organizacional, o qual é o conjunto de valores e princípios que regem o dia a dia nos negócios rumo aos objetivos traçados. 

Assim, é preciso que todos os profissionais, de todos os setores e escalões, estejam comprometidos com a missão, visão e valores da empresa, realizando todas as tarefas, projetos, programas, serviços e ações com ética, responsabilidade e transparência. 

Estes princípios éticos são fundamentais para a reputação e integridade da empresa, impactando diretamente a sua imagem perante o cliente — seja ele o consumidor final ou outra empresa.

 

Valores éticos devem estar presentes em todas as camadas

Os valores éticos da empresa devem ser bem definidos e divulgados, com a determinação clara de que devem pautar as atividades e o comportamento de todos os colaboradores, independentemente de função, cargo ou área. Dessa forma, todas as ações devem ser desenvolvidas sob a ótica da ética.

Entretanto, como exemplos inspiradores, as lideranças têm papel fundamental no desenvolvimento de uma cultura ética na empresa. Elas devem divulgar e incentivar o engajamento com a missão, visão e valores da corporação, mas também cobrar que estes critérios sejam seguidos. 

Ou seja, a cultura ética é um elemento fundamental da estratégia empresarial e o sucesso e longevidade das empresas. Porém, ela só se torna autêntica quando se torna parte viva do cotidiano dos colaboradores, em todos os níveis da empresa. E, para isso, é indispensável que as lideranças estejam à frente do processo personificando os valores organizacionais.

Assim, é necessário criar e difundir padrões que precisam ser compreendidos e replicados, partindo das lideranças também a responsabilidade de identificar e eliminar desvios éticos.

A solidez da cultura ética organizacional não impacta apenas no comportamento dos funcionários, mas também influencia na imagem que a empresa passa para os consumidores. Ela se reflete também no relacionamento com os clientes, agindo de forma justa, responsável e transparente em todas as interações.

 

Veja como construir uma cultura ética em sua empresa

Dessa forma, a ética desempenha um papel fundamental no sucesso e na reputação de uma empresa. Conheça algumas estratégias para desenvolver uma cultura organizacional ética e colher uma série de benefícios.

1. Conquiste o comprometimento das lideranças

O primeiro passo para o desenvolvimento do processo é conquistar o comprometimento do alto escalão e das lideranças em geral com os padrões de ética empresarial. É preciso que haja um código de conduta bem definido, que sirva como pilar do processo.

A partir daí eles devem ser divulgados para todos os setores da organização, inclusive criando uma proximidade com as áreas organizacionais para a adoção da cultura ética.

2. Crie campanhas de comunicação interna

É fundamental criar campanhas de comunicação interna para que o código de conduta chegue a todos e seja gradativamente reforçado, até que faça parte natural da rotina em todos os setores. 

3. Ofereça feedbacks e mostre reconhecimento pelo trabalho do colaborador

É preciso demonstrar que quem ajuda o crescimento da empresa tem seu valor reconhecido. Dê feedbacks justos e transparentes e ofereça promoções baseadas em merecimento e não em favoritismos. Isso melhora o engajamento dos colaboradores e gera um sentimento de confiança que faz parte da ética empresarial.

4. Estimule a honestidade, a humildade e o entrosamento saudável entre equipes

Estimular um comportamento ético entre colaboradores melhora o clima de integridade no ambiente profissional. O estímulo à honestidade e humildade e à boa integração entre os times se reflete na produtividade e na imagem que o funcionário leva para fora da empresa, mesmo que não intencionalmente.

5. Valorize a diversidade e pluralidade de opiniões

Ao aumentar a pluralidade de opiniões, você conta com mais visões inovadoras e opções de ações. A atitude gera empatia e respeito, fundamentais em um ambiente corporativo ético. Afinal, a confiança em seus colaboradores é essencial para criar uma cultura ética sólida e evitar manchas na reputação da empresa.

 

Benefícios da cultura organizacional ética

Há vários benefícios na criação de uma cultura ética sólida, principalmente a longo prazo. Um deles é o cumprimento do sigilo, afinal confiar e respeitar seus colaboradores não significa deixar de executar investigações internas quando julgar necessário. 

No entanto, quanto maior for a noção de ética no trabalho em sua empresa, mais fácil será o colaborador entender a necessidade de resguardar informações sigilosas – e até mesmo antecipar ou identificar riscos referentes a vazamentos.

Veja outros benefícios:

  • Maior sentido de pertencimento: a cultura ética melhora o clima organizacional favorecendo o bem-estar no trabalho, aumentando a sensação de pertencimento;
  • Regras claras melhoram o desempenho: por outro lado, ao ter um código de ética definido, as regras se tornam mais claras sobre como as funções devem ser cumpridas, o que colabora para a melhoria da performance como um todo;
  • Fortalecimento da imagem no mercado: uma cultura ética forte se reflete também na forma como o mercado encara a organização. Seus colaboradores se tornam embaixadores da marca, os consumidores aumentam seu grau de confiança na empresa e os investidores se sentem mais seguros em apostar em seu desenvolvimento.

 

Melhore o desempenho da sua empresa

Administrar uma empresa com uma cultura ética bem definida, clara e sólida é criar facilitar as tomadas de decisões mais assertivas. 

O processo envolve melhorar o relacionamento das equipes, melhorando também a produtividade, aperfeiçoando a imagem do seu negócio no mercado sem abrir mão de um clima de trabalho mais feliz, onde os colaboradores se sentem menos estressados e não precisam decidir entre ética e sucesso.

Continue acompanhando o Blog Zignet e receba sempre dicas importantes para o sucesso da sua empresa!

 

5/5 - (1 vote)
Foto de Paulo Lofreta Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações