Logo Zignet branco

| Blog

Search

Art. 227, I - Usar buzina em situação que não a de advertência ao pedestre ou a condutores

Entenda as consequências dessa multa prevista no Código De Trânsito Brasileiro, o valor, quantos pontos são adicionados na carteira e se ela pode suspender a CNH.

Usar a buzina fora de uma situação de advertência a pedestres ou outros condutores é uma infração de trânsito. Este conteúdo preparado pela Zignet esclarecerá as implicações dessa infração.

 

O que significa a infração por usar buzina em situação que não a de advertência ao pedestre ou a condutores?

 

Essa infração ocorre quando o motorista utiliza a buzina para outros fins que não sejam alertar pedestres ou condutores de veículos.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite o uso da buzina apenas como sinal sonoro para alertar, e seu uso indevido pode resultar em distrações ou irritações desnecessárias no trânsito.

 

Por que essa infração existe?

 

O uso desnecessário ou indevido da buzina pode gerar poluição sonora, além de confundir ou distrair outros motoristas, o que pode aumentar o risco de acidentes.

A buzina é um recurso essencial para alertar sobre situações de risco, e seu uso inadequado tira a seriedade da função que ela desempenha no trânsito.

multas_autossuspensivas

O que acontece se eu levar essa multa?

Usar a buzina de forma inadequada é considerado uma infração leve, sujeitando o motorista a uma multa de R$ 88,38 e à adição de 3 pontos na carteira de habilitação.

Reincidências podem acarretar penalidades cumulativas e afetar o histórico do condutor.

Compartilhe nas redes sociais