Logo Zignet branco

| Blog

Dicas para economizar combustível durante a direção

Economia de gasolina
Índice do conteúdo

Conseguir economizar combustível em tempos de aumento nos preços é essencial para ajudar a reduzir os custos individuais e familiares. Existem várias maneiras de economizar combustível, como dirigir de forma mais eficiente e optar por veículos que prezam pelo consumo de combustível. 

Além disso, ao consumir menos combustível é possível contribuir para a redução da dependência de energia renovável e dos impactos ambientais, diminuindo nossa pegada de carbono e ajudando a preservar o meio ambiente tornando a mobilidade sustentável.

Esse e outros assuntos relacionados você encontra no blog da Zignet, uma fonte atual de informações e dicas que vão te ajudar a tomar decisões assertivas a respeito!

 

Confira as principais dicas de economia de combustíveis

 É importante lembrar que os combustíveis fósseis são finitos e sua queima libera gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas. Outro benefício, é a redução da demanda por petróleo, o que pode levar à estabilização ou até mesmo à diminuição dos preços. 

Tudo isso passa por várias questões a serem observadas no objetivo de economizar combustível. Vamos a alguns pontos que com certeza vão te ajudar a fazer isso. Acompanhe!

1. Manutenção Veicular

Um dos pontos que têm impacto direto na economia de combustível é a manutenção veicular. Isso inclui a limpeza dos filtros de ar para a mistura adequada de ar e combustível no motor. O acúmulo excessivo de sujeira e poeira no filtro de ar pode restringir o fluxo de ar, o que leva a uma queima ineficiente do combustível e um maior consumo durante a condução.

Ao mesmo tempo, trocar regularmente o óleo do motor e filtro de óleo pode melhorar o desempenho do motor e, consequentemente, a eficiência do combustível. Com o tempo, o óleo pode se contaminar com sujeira e detritos, o que pode aumentar o atrito no motor e causar uma redução na eficiência.

Enquanto, a substituição regular das velas de ignição, juntamente com a inspeção do sistema de ignição, garantirá um funcionamento adequado do motor. Isso com certeza vai melhorar a eficiência do combustível. Até porque, velas de ignição desgastadas ou com defeito podem levar a uma combustão ineficiente do combustível no motor.

 

2. Calibragem dos Pneus

 A pressão adequada dos pneus é vital para uma condução eficiente. Pneus com baixa pressão aumentam a resistência ao rolamento, resultando em maior consumo de combustível. Realizar calibragens regulares da pressão dos pneus e mantê-los adequadamente inflados pode melhorar a eficiência do combustível. 

Além de acompanhar e manter a pressão correta dos pneus, existem  algumas dicas adicionais: evite sobrecarregar o veículo, pois o peso excessivo pode afetar a pressão dos pneus; evite dirigir em superfícies irregulares pavimentadas ou buracos, que podem causar danos aos pneus. Além disso, se notar um desgaste irregular nos pneus, faça um alinhamento adequado do veículo para evitar problemas futuros.

 

3. Condução Suave

Do mesmo modo, a condução suave de um veículo é uma habilidade importante não só para garantir uma viagem confortável e segura como para a economia de combustível. 

Ao começar a dirigir, inicie suavemente pressionando o pedal do acelerador gradualmente em vez de pisar bruscamente, isso ajudará a evitar solavancos iniciais. Os pedais também devem ser utilizados com cautela evitando movimentos bruscos, frenagens e acelerações repentinas que possam causar trancos ou desconforto ao passageiro

Durante o trânsito, é interessante manter uma distância segura e adequada para permitir uma parada suave, caso necessário frear. Isso também proporcionará uma condução mais suave, já que você terá tempo para ajustar sua velocidade e seguir o ritmo do trânsito. Em caso de veículos com transmissão manual, faça as trocas de marcha de maneira suave e no momento adequado, reduzindo a velocidade gradualmente ao realizar a troca das marchas.

Por fim, mas não menos importante, esteja ciente das condições da estrada, como buracos, desníveis ou superfícies escorregadias. Ajuste sua velocidade e manobras de acordo para evitar solavancos ou perdas de aderência.

 

4. Uso Inteligente do Ar Condicionado

Juntamente com isso, é preciso atenção para o uso excessivo do ar condicionado, pois afeta o consumo de combustível.

O ar condicionado usa energia do motor para funcionar, ao ligá-lo, uma carga extra é colocada no motor, exigindo mais combustível para compensar essa demanda adicional. Da mesma forma, pode aumentar a resistência aerodinâmica do veículo devido à necessidade de resfriar o ar dentro do carro. Isso pode exigir um esforço maior do motor para superar essa resistência, resultando em um maior consumo de combustível.

Outra questão é a sobrecarga elétrica, pois ao ligar o ar, o alternador do carro precisa trabalhar mais para fornecer energia para o sistema. Isso pode reduzir a eficiência geral do veículo e aumentar o consumo de combustível.

Para o uso inteligente do ar condicionado você pode seguir algumas dicas como: planejar a sua rota, verificar o clima e a temperatura externa, utilizar a função de recirculação, ajustar adequadamente a temperatura, não deixar o ar ligado por muito tempo com o motor desligado além de realizar a manutenção regularmente.

 

5. Desacelerar nas Descidas

Desacelerar o veículo nas descidas é uma estratégia eficaz para economizar combustível. Isso porque, ao diminuir a velocidade do motor utiliza menos energia para manter o veículo em movimento.

Ao desacelerar, é importante manter a marcha adequada para evitar sobrecarregar o sistema de freios. Invés do uso excessivo dos freios para reduzir a velocidade, o motor do veículo pode ser usado como uma forma de freio, através da redução gradual das marchas. Assim, o motor atua como um freio-motor, aproveitando a resistência do próprio motor do veículo para ajudar a controlar a velocidade.

 

6. Planejamento de Rotas

O planejamento de rotas no trânsito, além de evitar congestionamentos e trajetos longos, economiza tempo e combustível. Nesse sentido, as tecnologias de mapeamento e rotas, como os aplicativos de navegação de GPS, desempenham um papel fundamental.

Essas ferramentas fornecem informações atualizadas em tempo real sobre o trânsito, sugerem rotas alternativas e ajudam a evitar engarrafamentos, permitindo seguir o caminho mais rápido.

 

7. Desligar o Motor em Paradas Prolongadas

É importante lembrar que, ao desligar o motor em uma parada prolongada, você está economizando combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes. No entanto, essa prática pode não ser adequada em todas as situações.

Se estiver em uma fila de trânsito muito curta, onde você precise ligar e desligar o motor com frequência, é possível que o consumo de combustível seja maior do que o normal.

Caso necessite desligar o motor em paradas prolongadas, certifique-se que o seu veículo está equipado com funcionalidade start-stop. Nem todos os carros possuem essa característica, entretanto, quando existente, é uma ótima alternativa! 

 

8. Escolha um combustível de qualidade

Na hora de escolher entre o álcool, gasolina e outros combustíveis, procure aquele que ofereça maior eficiência energética, ou seja, a quantidade de energia gerada por litro. isso vai possibilitar percorrer mais quilômetros resultando em economia de combustível, inclusive, a calculadora da Zignet pode te ajudar com o cálculo!

Não esqueça de se certificar sobre a procedência do combustível, pois pode influenciar em menor chance de causar problemas no veículo, como entupimento de bicos injetores, falhas de ignição ou problemas no sistema de alimentação. Com certeza vai ajudar para um funcionamento mais confiável e seguro do veículo. 

 

Dicas que podem salvar o condutor

A atenção a essas orientações de economia de combustível enquanto dirige, além do impacto financeiro, pode salvar você. Quando se encontrar na situação de ter pouca gasolina no tanque e não houver um posto de gasolina próximo você pode tomar medidas como: reduzir a velocidade e dirigir de forma moderada, evitando acelerações bruscas e frenagens repentinas.

Da mesma forma, evite o trânsito pesado e constante, pois implica em um consumo maior de combustível. Se possível, opte por rotas alternativas e menos congestionadas para evitar o desperdício de combustível parado no trânsito.

 

Aproveite essas dicas e dirija de forma econômica e sustentável

Seguindo essas dicas, você estará contribuindo para um estilo de condução mais econômico e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente e economizar recursos naturais. 

Fique atento para manter os débitos do seu veículo em dia a fim de evitar mais preocupações desnecessárias. Você pode contar com a Zignet para fazer essas regularizações, contribuindo para que você mantenha um estilo de condução viável e econômico ao manter as “contas” do seu veículo em dia. 

No nosso blog você fica por dentro de muitos artigos que vão ajudar na tomada de decisões mais assertivas e que, com certeza, vão resultar em mais economia para o seu bolso!

5/5 - (18 votes)

A ZIGNET é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos.

Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas ZIGNET também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a ZIGNET disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações