Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Pensando em trocar de carro? Descubra como encontrar os modelos mais seguros para sua família

Todos queremos proteger a nossa família e é por isso que é importante tomar a decisão certa na hora de trocar de carro. 

Devemos levar em consideração os recursos de segurança do veículo e suas classificações de teste de colisão, bem como os recursos de proteção para crianças.

Os carros mais seguros nem sempre são os mais caros, por isso é preciso considerar o que é melhor para cada necessidade. 

Usando este guia, você poderá encontrar as melhores opções para você e sua família. Confira!

Qual o melhor tipo de carro para famílias?

Se você está considerando trocar de carro, o tipo de veículo que você deve comprar depende de fatores como o tamanho e a demografia de sua família.

Uma família maior pode precisar de um SUV para acomodar todos os passageiros. Se houver bebês e crianças de até 3 anos, por exemplo, é preciso considerar espaço para carrinhos, bebê conforto e tudo mais que a criança precisar.

Uma família menor pode precisar apenas de um sedã ou hatchback para se locomover pela cidade.

Um carro familiar deve ser capaz de acomodar as necessidades de todos, e não apenas do motorista. O carro também deve ser seguro e ter espaço suficiente para bagagem.

O que torna um carro seguro?

É importante saber o que torna um automóvel seguro e quais recursos de segurança são importantes para sua família. 

Aqui estão algumas das coisas mais importantes a serem consideradas na hora de trocar de carro:

A classificação Latin NCAP

O Latin NCAP é uma organização sem fins lucrativos que avalia a segurança dos carros com base em como eles protegem seus ocupantes em diferentes cenários de colisão.

NCAP é um acrônimo para New Car Assessment Program (Programa de avaliação de carros novos). Um sistema de classificação de segurança veicular que busca fornecer aos consumidores informações sobre a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe e ajudá-los a tomar decisões informadas.

O NCAP avalia a proteção dos ocupantes adultos e crianças a 64 km/h em uma colisão frontal e 50 km/h em uma colisão lateral. A proteção de pedestres também é verificada em caso de colisão, desde 2020.

De acordo com o site da organização, são realizados testes de segurança passiva (testes de colisão) e segurança ativa (controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência).

As tecnologias de segurança ativa são avaliadas por meio de elementos que atuam na prevenção de acidentes ou lesões.

Os carros são classificados em uma escala de uma a cinco estrelas, sendo cinco a melhor pontuação possível.

Um carro cinco estrelas significa que seus ocupantes têm uma grande chance de estarem seguros. Em contraste, em um carro zero estrela, seus ocupantes podem sofrer ferimentos fatais em qualquer uma das configurações de colisão avaliadas.

O número de airbags e outros recursos de segurança

Os recursos de segurança de um carro são projetados para proteger os ocupantes em caso de acidente e podem ser passivos ou ativos.

Os passivos incluem cintos de segurança, airbags e sistemas de freios antibloqueio (ABS). Os recursos ativos incluem controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD).

Os airbags são um dos itens de segurança mais importantes em um carro, pois protegem o motorista e os passageiros de ferimentos durante um acidente. 

Eles são inflados por um sistema de bordo quando os sensores detectam uma colisão. Funcionam como almofadas para reduzir o impacto nos passageiros e também ajudam a evitar que eles sejam ejetados do veículo durante um acidente.

Os airbags também são cruciais porque podem ajudar a evitar lesões em caso de colisão, como se alguém estiver sentado no banco de trás e não estiver usando o cinto de segurança.

Alguns carros vêm com sensores embutidos que podem detectar uma colisão iminente antes que ela aconteça e, em seguida, ativar recursos de segurança como os sistemas de frenagem automática.

Quer trocar de carro? Conheça os veículos familiares mais seguros do Brasil!

O mercado brasileiro possui uma grande variedade de veículos, mas existem alguns modelos que se destacam acima dos demais. Eles não são apenas seguros, mas também econômicos e oferecem muitos benefícios para o motorista e passageiros.

Pesquisamos e encontramos os melhores carros para você e sua família, confira:

1- Volkswagen Tiguan Allspace – Cinco estrelas Latin NCAP

O Volkswagen Tiguan Allspace recebeu a classificação máxima de cinco estrelas do Latin NCAP (para adultos e crianças), o que representa uma excelente proteção para os passageiros e o compromisso da Volkswagen.

O Allspace é um SUV atraente que oferece muito espaço para os passageiros. O carro é eficiente em termos de combustível, ágil e seguro de dirigir.

O veículo está totalmente equipado com uma gama de recursos de segurança e conveniência, incluindo: controle de estabilidade e tração, seis airbags, detector de fadiga do motorista, Isofix, freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold.

2- Volkswagen Virtus – Cinco estrelas Latin NCAP

O Volkswagen Virtus é um carro muito seguro e confiável. Foi classificado com 5 estrelas no Latin NCAP, a mais alta classificação de segurança disponível na região da América Latina.

Isso significa que oferecerá proteção a ocupantes de todos os tamanhos e idades, bem como a pedestres que se envolverem em um acidente com este veículo.

O sedã vem de fábrica com recursos como assistente de partida em subida, diversos airbags, controle de estabilidade e tração, Isofix, Top Tether e muito mais.

3- Volkswagen Jetta – Cinco estrelas Latin NCAP

O Jetta é o sedã da Volkswagen que faz enorme sucesso em todo o mundo. Foi testado e recebeu cinco estrelas do Latin NCAP. Este é um bom sinal de que este carro é seguro para motoristas e passageiros.

O Jetta vem de fábrica com muitos recursos de segurança, como seis airbags, assistente de partida em subida, sistemas de estabilidade e tração e isofix.

4- Volkswagen Polo – Cinco estrelas Latin NCAP

O Volkswagen Polo é um veículo seguro para o motorista, passageiros e pedestres. O carro obteve a maior classificação de segurança da Latin NCAP e pode ser visto como um símbolo de segurança.

Todas as configurações do Polo contam com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), freios ABS com EBD, Isofix e cintos de segurança de 3 pontos para os 5 ocupantes.

5- Toyota Corolla – Cinco estrelas Latin NCAP

O Toyota Corolla é um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Está no mercado há mais muitos anos e já vendeu milhões de unidades.

Os recursos de segurança do Toyota Corolla foram testados pelo Latin NCAP e obteve cinco estrelas nos testes de colisão frontal e lateral.

Os itens das versões mais completas do Corolla são apoiados por uma variedade de sistemas de segurança, como aviso de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, sistema de alerta de atenção ao motorista (DAA), controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e faróis altos inteligentes.

________________________________

Essas são as 5 principais opções para quem quer trocar de carro para um mais seguro para a família.

Percebe-se que a marca Volkswagen é uma das mais confiáveis quando o assunto é segurança, e além dos modelos citados, o T-Cross também foi avaliado com 5 estrelas pelo NCAP.

Porém, outras marcas também possuem modelos muito seguros e podem ser uma opção para o seu novo veículo. É o caso da Toyota Hilux, RAV4 e SW4 (cinco estrelas), Chevrolet Cruze, Onix e Onix Plus (cinco estrelas).

E aí, qual desses você está considerando comprar?