Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Como pagar IPVA em São Paulo?

Você sabe como pagar IPVA em São Paulo? Muito embora pareça ser uma tarefa bastante usual, que muitas pessoas precisam fazer em certo momento no ano, ainda há quem se atrapalhe com esse processo. Por isso, para facilitar a sua vida, deixamos um passo a passo com todos os itens que precisam ser levados em consideração na hora do pagamento.

O IPVA é um tributo cobrado em cima da propriedade de veículos automotores, porém, existem categorias isentas do pagamento desse imposto.

Quem está isento do IPVA em São Paulo?

Assim como dito anteriormente, existem algumas categorias de veículos que estão livres de pagar determinadas taxas, tais como o IPVA. Então, veja abaixo quais são as principais categorias envolvidas nesse grupo, e se se você se encaixa em alguma delas:

● Veículos utilizados como táxi;

● Veículos para PCD;

● Carros com mais de 20 anos;

● Ônibus;

● Micro-ônibus urbanos;

● Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes e demais máquinas da construção civil;

● Veículos ferroviários;

● Máquinas utilizadas para fins agrícolas, tais como o trator.

Para isso, é necessário fazer a solicitação de isenção. Carros oficiais, de igrejas, entidades e partidos políticos não possuem obrigatoriedade de pagamento. Sendo assim, se você se encaixa em alguma dessas categorias, basta solicitar a isenção do imposto para o órgão responsável. Também é importante lembrar que essa isenção pode ser diferente dependendo do estado em que você se encontra.

Como consultar o IPVA em SP?

Para saber como pagar o IPVA SP, é necessário aprender a consultá-lo. Por isso, fique bem atento a todas as informações que aqui serão passadas, principalmente porque, na atualidade, a guia de pagamento não é mais enviada para a residência dos proprietários de veículos. Sendo assim, será necessário realizar a sua consulta por meio digital.

Veja, abaixo, o passo a passo:

● Acesse a área de consulta do site da secretaria da fazenda e planejamento;

● Preencha os dados que forem solicitados no formulário (RENAVAM e placa);

● Clique na área de “eu não sou um robô” e, em seguida, em “consultar”. Logo, o contribuinte será redirecionado para a página de consulta ao valor do IPVA SP.

Após cumprir todos esses passos, você poderá consultar todos os dados importantes a respeito do seu IPVA.

Como é calculado o valor do IPVA em São Paulo?

O valor atribuído ao IPVA São Paulo pode ser definido de acordo com o valor venal de cada veículo. Dessa forma, ele é estimado por meio da tabela FIPE, sendo as alíquotas definidas pela Secretaria da Fazenda. Em 2020, o governo estabeleceu as alíquotas praticadas da seguinte maneira:

● Picapes de cabine dupla: 4%

● Automóveis movidos à gasolina e biocombustíveis: 4%

● Automóveis que usam exclusivamente gás, álcool ou eletricidade: 3%

● Motocicletas, motonetas, quadriciclos, ônibus e utilitários de cabine simples: 2%

● Caminhões: 1,5%

Assim como pode ser facilmente observado acima, as alíquotas são distribuídas pelo tipo de carro que você possui. Dessa maneira, todo o valor recebido será dividido entre o Estado e o Governo Municipal para preencher as tarifas da administração.

Como deve ser feito o pagamento do IPVA em SP?

Você já sabe como pagar o IPVA SP? Se a resposta for não, então continue a sua leitura. Da mesma maneira que em outros estados, o valor a ser pago deve ser executado em uma cota única ou parcelado em, no máximo três vezes.

Observe, abaixo, as condições que são atribuídas ao pagamento:

● Os proprietários podem escolher efetuar o pagamento em uma única vez. Aos que optam por esse formato, terão direito a 3% de desconto no valor total do tributo.

● Também é possível pagar o IPVA no mês de fevereiro em uma única cota, mas sem o direito de receber esse desconto.

Para pagar o IPVA SP, será preciso que o contribuinte vá até uma agência bancária conveniada com o guia de pagamento em mãos. Ele poderá ir até um caixa ou a um terminal de autoatendimento. Caso não tenha tempo suficiente para essa operação, também poderá baixar via débito agendado ou pelo internet banking.
Ainda é possível que o pagamento seja realizado por meio de cartão de crédito. Os juros presentes serão acrescentados e estarão dentro do valor disponibilizado pelo mercado.

Onde pagar o IPVA em São Paulo?

Assim como dito anteriormente, você tem várias opções para pagar o seu IPVA SP. Confira, de maneira mais clara, quais são elas:

● Unidades credenciadas da ZIGNET – [Clique aqui e veja a unidade mais próxima];

● Agência bancária;

● Caixa eletrônico;

● Débito agendado;

● Internet banking.

Agora, veja quais são os bancos que possuem convênio para que você possa fazer o pagamento do seu IPVA:

● Santander;

● Bancos Banrisul;

● Bradesco;

● Banco do Brasil;

● Safra;

● Bancoob;

● Caixa Econômica Federal.

É sempre importante estar atento às datas disponibilizadas no seu boleto. Lembre-se, também, que elas se mostram de acordo com o final da placa do veículo.

IPVA SP 2021: Quando devo pagar?

Todos os contribuintes devem estar atentos à data de pagamento da cota única ou das parcelas ao consultar a tabela do IPVA SP. As datas de pagamento serão definidas de acordo com o número final da placa do veículo, divididas de 0 a 9. Abaixo, confira as datas de pagamento da primeira parcela para o IPVA do seu veículo:

● Final 1: 09/01/2021

● Final 2: 10/01/2021

● Final 3: 13/01/2021

● Final 4: 14/01/2021

● Final 5: 15/01/2021

● Final 6: 16/01/2021

● Final 7: 17/01/2021

● Final 8: 20/01/2021

● Final 9: 21/01/2021

● Final 0: 22/01/2021

Para cada cidadão, há uma tarifa definida. Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar e saber quando e onde pagar cada um dos impostos. Caso tenha perdido o prazo de pagamento, você sabia que pode regularizar os débitos do seu veículo com a ZIGNET ?
Parcele seu próximo IPVA com a ZIGNET
Que tal parcelar o seu próximo IPVA?
Depois de ler sobre como pagar IPVA SP, saiba que com a ZIGNET você pode consultar e fazer pagamentos online dos seus débitos veiculares. Sejam multas, IPVA, seguro DPVAT, DUDAS, entre outros, tudo está disponível em uma única plataforma.
Assim, você tem toda a praticidade de consultas, pagamentos e parcelamentos na palma de suas mãos, sem precisar sair de casa.

 ______________

Artigos relacionados

 

Como pagar licenciamento atrasado no Rio de Janeiro?
Tudo sobre IPVA: Quanto, quando e como você deve pagar o do seu veículo?
Como pagar o IPVA com cartão de crédito em SP