Idioma: PortuguesEnglishSpanish
Idioma: PortuguesEnglishSpanish

Antecipação de Recebíveis – Entenda como funciona

Antecipação de Recebíveis, é um assunto que é bom para todos os empresários. Serve tanto para grandes ou pequenas empresas. Pelo motivo de oferece uma ótima possibilidade de conseguir crédito, que não requer pegar empréstimo ou outras linhas de créditos, que geralmente têm maiores riscos.

Antecipação de recebíveis tem grandes benefícios, como: maiores liquidações, segurança e menores taxas, em relação a outras linhas de créditos fornecidos pelo mercado.

Como há grande procura de crédito por empresas, por diversos fatores. Deve ser bem pensado e analisado, antes de tomar qualquer decisão em relação de adquirir uma linha de crédito.

Com esta necessidade hoje trataremos com maior profundidade, sobre antecipação de recebíveis. Dividindo em: O que é? Como que funciona? As principais vantagens e, os pequenos riscos da antecipação de recebíveis.

O que é Antecipação de Recebíveis?

É um tipo de operação financeira que possibilita que as empresas consigam antecipar o recebimento de títulos, como: cheques pré-datados, parcelamento de cartão de crédito, duplicatas, venda pré-datado e outras formas de pagamento, que permite se liquidado após a prazo.

Antecipação de Recebíveis é um tipo de linha de crédito que se encontrar no mercado. É uma das melhores opções de linha de crédito, pois, é um adiantamento do valor, já vendido, pois, é deduzido do valor do produto ou serviço, que já foi vendido ao cliente. Geralmente oferece melhores benefícios para a empresa que o contratar este serviço.

Como que funciona a Antecipação de Recebíveis?

Como já sabemos que é uma prestação de serviço, que é fornecido por instituições financeiras. Que realiza um adiantamento dos valores, que é cobrado taxas de juros.

A empresa que precisa de crédito, pegar os seus títulos que não estão liquidados pede serviços para a instituição financeira de sua escolha, para que possa dá antecipação da liquidação do título.

Com este procedimento passará a posse destes títulos, para a instituição financeira. E receber o seu crédito antes do prazo da liquidação. E a instituição financeira que está com posse dos títulos, estará liquidando no prazo estabelecido.

Por que da taxa? Como são cobradas essas taxas?

As taxas são cobradas para cobrir gastos, ou melhor dizendo, possíveis lucros que a instituição poderia estar recebendo se investir em outro lugar.

Além das taxas de antecipação de recebíveis pode ser agregado no valor, taxas de impostos e outros serviços, como seguros que a instituição financeira tenha para garantir a liquidação, ou até mesmo taxa de cobranças adicionais quanto a serviços de cobranças, para aqueles remetentes inadimplente dos títulos, entre outros serviços.

Observação, deve-se atender no contratado do serviço. Os possíveis taxas e cobranças, para que não caía e nenhum tipo de situação indesejável ou mal planejado.

Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios ou Fundo de Recebíveis – FIDC

Para que o texto fique completo não poderia deixar de mencionar o FIDC, que é o Fundo de Recebíveis.

Estes fundos são criados pelas instituições financeiras que fornece a linha de créditos. Pois, eles são fundos de investimentos que são destinados em sua maior parte para compra dos títulos de crédito de pessoas jurídicas.

Estes fundos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, neste fundo não é aplicado há cobrança de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras.

Observação: esteja atendo para não ser cobrado indevidamente este imposto, pois, não são cobrados das instituições financeiras, que presta serviços de antecipação de recebíveis.

As principais vantagens dessa linha de crédito

Maiores garantias de pagamento dos valores liquidados

Só ato de estar em mãos de instituições financeiras especializadas no assunto. Já reduz o trabalho de liquidar o valor dos títulos, é uma preocupação a menos e muitos dos casos menos mão de obra.

Deve prestar atenção no momento da contratação do serviço de antecipação de recebíveis, para verificar até onde eles irão. Alguns tentar liquidar o título, se não for aceito e cobrado o valor mais taxas adicionais da empresa que foi prestado o serviço. Ou simples ato de negativação de crédito para a empresa.

Um ponto que mencionei anteriormente de taxas adicionais, o exemplo de cobrança de inadimplente. Muitas vezes uma taxa adicional, que cubra completamente o valor, é a instituição financeira fica plenamente responsável em cobra dos inadimplentes. Vale muito a pena, sabendo que está pagando um pouco mais caro. Porém, o mais caro pode ser lucrativo, para reduzir dores de cabeça e taxas adicionais que não foi previsto antes de buscar o crédito.

Crédito da própria empresa

Comparando com outras linhas de crédito existente no mercado, é a mais vantajosa se não for a mais vantajosa que a no mercado. Pois, o empreendedor não está pegando recursos emprestados de terceiros, mas sim usando algo que já é incorporado a empresa.

O ato de pegar outras linhas de crédito, principalmente o empréstimo. Geralmente são realizados em diversos parcelas. Fazendo que a empresa tenha uma carga maior de débito mensal.

Deixando em situação de rédeas curtas muitas vezes, qualquer vacilo obrigará a empresa tomar iniciativas não muito desejadas. Como cortes de custos e/ou aumento de preço, gerando assim uma bola de neve e levando muitas vezes a fechar as suas portas.

O ato de antecipação, reduzirá estes riscos. Pois, a empresa não terá que se preocupar em bater metas, para que cumpra o compromisso de pagar um empréstimo ou outra modalidade de linha de crédito. Porém, sempre é bom deixar reservado um fundo para caso ocorra algum imprevisto, como a inadimplência em contratos que não vieram cobrir totalmente essa situação.

Maior agilidade em liberação de recursos

O ato de conseguir antecipação de recebíveis acelerar o meio de conseguir recursos para a empresa. Oferecendo maior suporte para o fluxo de caixa empresarial, evitando a necessidade de correr atrás de empréstimos. Que muitas vezes pode levar ao aumento de dívidas, por não conseguir cumprir com o investimento planejado.

Sem conta que abre oportunidade de negociar desconto com fornecedores, por realizar pagamento a vista e outros tipos de negociações, que sejam mais vantajosas para empresa.

Redução ou liberação de obrigações financeira, tornando-se em único pagamento

Muitas vezes em outras modalidades de liberação de crédito, principalmente empréstimos com valores altos. Será possível receber o crédito em alguns dias ou em parcelas. Algo que não ocorrer em antecipação de recebíveis.

O melhor ainda, que não terá nenhuma surpresa caso ocorra algum imprevisto que gere inadimplência da sua parte, que neste ato gerar mais taxas para ser pagas. Geralmente essas taxas são bem altas, comparados a linha de crédito de antecipação de recebíveis.

Pequenos riscos, porém, é necessário está ciente

A antecipação de recebíveis tem alguns riscos, como qualquer outra linha de crédito. Que requer a sua atenção, para tomar medidas e auxiliar em suas decisões, no momento de adquirir.

Verificar as taxas cobradas, pois, será deduzido do montante que será liquidado dos títulos. Observar com detalhe o que está sendo oferecido no serviço de antecipação de recebíveis. Principalmente em relação à cobertura de inadimplentes, caso não seja coberto, deixe reservado uma quantia para quitar possíveis débitos não esperado, pela inadimplência ou custos adicionais de serviços de cobrança dos mesmos.