Nada como o conforto de um carro fresquinho no verão, não é mesmo? Mas manter as janelas fechadas deixando o ar quente lá fora enquanto dirige tem seu preço: saber quando trocar o filtro de ar-condicionado do veículo.
Filtro de ar automotivo sujo é um problema, porque sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de combustível e ainda faz com que as impurezas pairem no ar que você respira.
Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente até o final desse conteúdo exclusivo que a Zignet preparou para você e saiba tudo sobre quando trocar o filtro de cabine!
O que é o filtro de ar condicionado do carro e qual sua função?
Houve um tempo em que um carro com ar-condicionado era um luxo, mas hoje em dia ele está presente mesmo na maioria dos modelos mais populares.
Afinal, andar com os vidros fechados não é apenas um conforto contra o barulho lá fora, mas também uma necessidade para ter mais segurança, principalmente ao parar nos grandes centros.
E o ar-condicionado traz diversos benefícios além do conforto nos dias quentes: o aparelho impede a condensação nos vidros durante o inverno, ajuda a reduzir a desidratação corporal e a eliminar mofo e odores do carro, e ainda valoriza o veículo no mercado.
Mas para que ele funcione perfeitamente, a troca regular do filtro de ar interno do carro é fundamental. Ele impede que as impurezas do ar externo entrem na cabine, como fuligem, poeira, pólen, ácaros, fumaça e poluição em geral. Portanto, quanto mais sujo ele estiver, pior será a qualidade do ar que você e os demais ocupantes respiram.
Quais são os sinais de que o filtro de ar condicionado precisa ser trocado?
Quando a umidade se acumula com a sujeira filtrada, o filtro de ar automotivo sujo se torna um verdadeiro celeiro de mofo e bactérias, o que é prejudicial à saúde. Mas não há uma única resposta certa sobre quando trocar o filtro de ar-condicionado do veículo.
A maioria dos fabricantes indica a substituição a cada 15 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. Mas, na prática, os especialistas alertam que a frequência de troca do filtro de ar automotivo depende muito do ambiente em que o carro costuma rodar.
Segundo eles, nas vias urbanas, onde há muito tráfego e, consequentemente, maior emissão de gases poluentes, o filtro pode durar apenas poucos meses.
Por isso é preciso ficar atento aos sinais de filtro de ar-condicionado sujo: ruídos estranhos, perda de eficiência do aparelho de ar-condicionado, fluxo de ar insuficiente e até vidros embaçando com frequência.
O cheiro ruim também é um sinal de que o filtro precisa ser trocado, já que atualmente os filtros são compostos também por carvão ativado, acumulando também a função de evitar odores na cabine.
De qualquer forma, é muito importante verificar a indicação dos fabricantes no manual do proprietário, mas também ficar atento a estes sinais, que podem antecipar a troca.
A substituição costuma ser bem simples, mas a localização do filtro pode variar conforme o modelo do carro e do aparelho. Por isso é importante seguir as orientações do manual do fabricante e, em caso de dúvida, levar a um especialista.
Consequências de não trocar o filtro de ar condicionado do veículo no tempo certo
De acordo com os especialistas, o ar que entra na cabine do carro através dos dutos de ventilação, tem cinco vezes mais poluentes, gases de escapamento e alérgenos do que o ar externo, fluindo para dentro do carro em um volume de cerca de 540 mil litros por hora.
Mas um filtro de cabine novo, em bom estado, é capaz de remover até 90% das menores partículas prejudiciais (até 1 µm, em tamanho). Dessa forma, ele cria uma barreira física e eficiente entre o ar que entra e os passageiros.
Há modelos que conseguem deter gases de dióxido de nitrogênio, óxido de azoto, dióxido de enxofre e ozônio, e conseguem separar até 95% das partículas em suspensão. Algumas delas chegam a ter menos de 3% do diâmetro de um fio de cabelo humano e estão relacionadas a doenças cardíacas e/ou pulmonares.
Filtro de ar-condicionado sujo aumenta o consumo de combustível
Quando a sujeira começa a impedir a passagem eficiente do ar, o aparelho de ar-condicionado fica sobrecarregado. E aí, além da saúde, há também prejuízo para o bolso.
Isso acontece porque o sistema de climatização funciona graças ao motor do carro. O filtro sujo faz com que o propulsor precise de mais força para puxar o ar, aumentando significativamente a quantidade de combustível exigida para o processo em relação a quando ele está limpo.
Como todo o sistema acaba sendo sobrecarregado, o filtro sujo do ar-condicionado acaba aumentando também os custos de manutenção do veículo a longo prazo.
Conte com a Zignet para aliviar a conta da manutenção
Trocar o filtro de ar-condicionado do veículo no tempo certo é importante para a manutenção da saúde e o conforto dos ocupantes, além de evitar um consumo extra de combustível.
Por isso, fique atento aos primeiros sinais de filtro sujo e não postergue a substituição. E aproveite as facilidades da Zignet para colocar toda a documentação veicular em dia.
Na Zignet você parcela todos os débitos veiculares abertos em até 12X no cartão de crédito, além de outros boletos. Assim o orçamento fica mais folgado para cuidar de outros aspectos do carro, como a manutenção do ar-condicionado e a revisão do carro em geral.
Quer saber como funciona? Venha conferir todas as facilidades no nosso site e acompanhe nossas dicas pelo Blog!