Logo Zignet branco

| Blog

Search

O que é hodômetro e como identificar alterações

O que é hodômetro
Índice do conteúdo
Rate this post

Você sabe o que é hodômetro? Aquela contagem que aparece geralmente abaixo do velocímetro é um dado importante sobre o veículo, mas também uma ferramenta bastante útil para o motorista.

No entanto, como seus dados impactam diretamente no valor do carro, é muito importante saber identificar qualquer indício de fraude no hodômetro do veículo.

Por isso, quanto mais conhecimento você tiver, menos chance terá de ser enganado, especialmente na compra de carro usado. E, ao mesmo tempo, melhor poderá aproveitar plenamente sua funcionalidade.

Então fique atento e leia até o fim este artigo que a Zignet preparou especialmente sobre o assunto e fique por dentro de tudo sobre o hodômetro!

 

O que é hodômetro do veículo?

O hodômetro (ou odômetro) fica geralmente localizado no painel do veículo, próximo ao velocímetro. Esse dispositivo é uma contagem da distância percorrida pelo veículo – que aqui no Brasil é medida em quilômetros. Em outros países, como nos Estados Unidos, a medida é feita em milhas. 

Há duas formas de contagem. Uma delas é a distância total percorrida pelo automóvel desde que saiu da fábrica. A outra é a distância parcial, que pode ser zerada a qualquer instante pelo motorista. 

 

Conheça os tipos de hodômetro

Atualmente há dois tipos de dispositivos: o mecânico e o digital. O primeiro é mais encontrado nos veículos antigos. Ele utiliza um sistema composto por um cabo flexível conectado ao eixo de saída da transmissão.

Este cabo faz as engrenagens girarem, movimentando os números que indicam a quilometragem no dispositivo do painel.

Já o hodômetro digital está presente na maioria dos veículos fabricados a partir dos anos 2000. Nesse modelo a quilometragem é medida através de sensores eletrônicos conectados a uma roda dentada na saída da transmissão.

Dessa forma, cada passagem de um dente da roda pelo sensor gera um pulso eletrônico, que é contabilizado e convertido na quilometragem exibida no dispositivo.

 

Atenção ao hodômetro na hora da compra do carro usado ou semi-novo

Há pelo menos duas ocasiões em que a contagem total do hodômetro é fundamental. Uma delas é no cálculo das revisões preventivas e de manutenção, que devem ser programadas conforme a quilometragem do veículo e são essenciais para a segurança e manutenção do desempenho do carro.

A outra é na hora da compra e venda de um carro usado

A convenção que diferencia um carro usado de um semi-novo é o tempo de fabricação, certo? Assim, um carro semi-novo seria aquele que tem menos de 3 ou no máximo 4 anos de fabricado. 

No entanto, há vários outros fatores que influenciam no preço, como o estado de conservação do carro e a quilometragem. Um veículo menos rodado, por via de regra, vale mais do que um com alta quilometragem. 

Afinal, um veículo que já rodou bastante tem um desgaste maior das peças e, consequentemente, é mais propício a problemas mecânicos.

Então, como o hodômetro do carro registra a distância total percorrida pelo veículo desde que saiu da fábrica, essa contagem é utilizada para determinar o valor de mercado do automóvel. Por isso, ela não pode ser mudada, justamente porque serve de referência sobre o estado do veículo.

 

Cuidado com as adulterações

No entanto, algumas pessoas conseguem, sim, adulterar o hodômetro para baixar a quilometragem e, dessa forma, aumentar o valor percebido do carro na hora da venda. 

É o famoso levar gato por lebre: você compra o veículo achando que é um carro com pouco uso ou “carro de garagem” – só que, na verdade, a contagem total é que foi fraudada.

É sempre bom lembrar que a adulteração do hodômetro é uma prática ilegal e enganosa – e tanto o hodômetro mecânico quanto o digital podem ter a contagem total alterada por diferentes métodos: substituição do dispositivo original, reprogramação eletrônica etc. 

 

Saiba identificar um hodômetro adulterado

Infelizmente a adulteração de hodômetros é uma prática comum e de difícil identificação, principalmente nos paineis digitais, cuja reprogramação do sistema pode ser feita sem deixar vestígios.

Já a adulteração de hodômetros mecânicos é um pouco mais fácil de ser identificada porque exige a manipulação física das engrenagens, o que pode deixar sinais de violação.

De qualquer forma, mesmo sendo um desafio, vale a pena ficar atento a alguns sinais que podem indicar um hodômetro adulterado. Confira algumas dicas:

Analise o desgaste do veículo – Volante, bancos e pedais dão uma boa ideia da quilometragem do carro, já que estes componentes tendem a se desgastar com a alta quilometragem.

Estude o histórico de manutenção – Solicite ao vendedor o histórico de manutenção e compare datas e quilometragem registradas com o indicado no hodômetro para identificar inconsistências.

Fique de olho nos pneus – Um desgaste anormal pode ser um indicativo de alta quilometragem.

Atenção ao painel – Se houver sinais de violação (vestígios de ferramentas, marcas de manipulação, selos rompidos etc.) é provável que o hodômetro tenha sido adulterado.

Procure um profissional de confiança – Ficou na dúvida? Peça ajuda a um mecânico ou oficina de confiança. Uma inspeção mais detalhada no veículo pode indicar discrepâncias em relação ao hodômetro. 

 

E a contagem parcial? Para o que serve e como usar?

Como dissemos anteriormente, o hodômetro tem várias funcionalidades e uma delas é a contagem parcial – ou trip meter (medidor de viagem em inglês). Ela também pode ser bastante útil para os motoristas, seja para saber o consumo de combustível nos carros sem computador de bordo, seja para medir a quilometragem percorrida em uma viagem, ou determinados trechos e distâncias até uma saída na estrada, hospedagem, posto de gasolina etc.

O uso é bastante simples, basta zerar o contador a partir de determinado ponto de origem e ficar de olho no hodômetro. 

Então se o Google Maps, por exemplo, diz que você tem que pegar a saída dali a 18 km, basta zerar a contagem para ter ideia de quando ela estiver próxima.

Já para calcular o consumo de combustível, zere a contagem ao encher o tanque e confira a numeração na próxima vez que for abastecer. 

O consumo médio é feito através do valor marcado pelo hodômetro parcial e dividido pela quantidade de litros de combustível que entrou no tanque: o resultado é a quilometragem percorrida por litro naquele trecho.

 

Conte com a Zignet para te orientar sempre

Como você viu, o hodômetro é mais do que uma ferramenta útil. Ele é um dispositivo de transparência, que oferece informações valiosas sobre o potencial de depreciação de um veículo e sua vida útil, além de ser um ótimo auxiliar nas estradas.

E com a Zignet você está sempre no caminho certo, seja na regularização dos documentos do veículo, seja no parcelamento em até 12X de IPVA, multas, taxas e seguros, além de qualquer boleto que você precise para colocar sua vida em dia.

Venha dar uma olhada em todas as facilidades oferecidas no site Zignet e continue acompanhando nossas dicas pelo Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações