Dentre os quatro tipos geralmente existentes em um automóvel, muitas vezes o filtro de ar é o que recebe menos atenção. E esse é um erro que pode custar caro, porque pode comprometer seriamente o desempenho do carro, fazendo, inclusive, que aumente o consumo de combustível.
Por isso, é importante entender o seu funcionamento e ficar atento ao tempo de troca.
Quer saber mais sobre o assunto para otimizar o desempenho do motor? Então leia este artigo até o fim e fique atento às dicas da Zignet!
Por que o filtro de ar do motor é tão importante?
Filtro de ar da cabine (ou do ar-condicionado), filtro de combustível, filtro de óleo e filtro de ar do motor. Dos quatro tipos existentes em um carro, o último tem um grande impacto no desempenho do motor por um motivo simples: ele evita que as partículas de sujeira cheguem à câmara de combustão.
Ou seja, estando em bom estado, o filtro garante que o ar do coletor de admissão chegue limpinho, fazendo com que a queima de ar e combustível seja perfeita.
Quando isso não acontece, esses resíduos se acumulam e podem danificar os componentes móveis do motor. Nesse caso, ele precisa trabalhar mais e com mais força, o que também aumenta o consumo de combustível.
Para ter uma ideia do quão importante é a qualidade do ar para o funcionamento do motor, o filtro de ar é produzido para reter partículas de até um micrômetro – que é a milésima parte de um milímetro.
Isso é tão, mas tão pequeno, que um grãozinho de areia pode ser até 700 vezes maior do que uma partícula dessas.
Dessa forma, as principais funções do filtro de ar do motor são a purificação do ar, a proteção do motor e a melhora da combustão, o que também influencia no desempenho e no consumo de combustível.
Afinal, quanto mais limpo for o ar aspirado, melhor será a queima de combustível.
Qual a diferença para o filtro de ar esportivo
Os filtros de ar esportivos têm a mesma função, com a diferença que ele permite que uma quantidade maior de ar passe para a câmara de combustão, aumentando a potência do carro.
Este ganho, no entanto, é mais perceptível com o motor em rotações mais altas, como nas estradas. Em locais de trânsito intenso, como nos grandes centros, não há muita diferença entre o filtro de ar padrão e o esportivo.
Porém, é importante destacar que a escolha entre um e outro deve ser feita considerando tanto as características do veículo quanto às recomendações do fabricante que constam no manual do proprietário.
Como reconhecer o filtro de ar do carro?
O filtro de ar do carro pode ter modelos variados: redondos, retangulares, cilíndricos ou ovalados, por exemplo, dependendo de como o motor foi projetado.
Da mesma forma, o elemento filtrante também pode variar de material, entre espuma, papel microporoso, fibra de algodão ou malha de aço.
Quais os sinais de que está na hora de fazer a troca do filtro de ar?
Como qualquer outro componente de um veículo, o filtro de ar também tem prazo de validade. E mesmo sem abrir o capô é possível perceber que a data da troca está próxima com alguns sinais.
É o que acontece quando o motor começa a falhar nas marchas baixas ou perde potência nas retomadas de velocidade. Ruídos anormais também podem indicar que é hora de trocar o filtro.
Outro sinal importante é o aumento do consumo de combustível. Como já dissemos, isso acontece porque o motor precisa fazer uma força extra para puxar o ar, tanto por estar cheio de detritos que não foram filtrados quanto porque, nessa situação, a combustão perde a qualidade e sua eficiência.
Outro ponto importante é que, se o filtro de ar ficar muito velho, a temperatura interna pode elevar tanto que pode gerar até alguma fumaça no interior do carro.
Há uma quilometragem certa para trocar o filtro de ar do motor?
Segundo a maioria dos fabricantes de automóveis, o filtro de ar do motor deve ser trocado entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados – ou nas revisões do carro. No entanto, há vários fatores que interferem nesse critério.
Um deles é o uso que é feito do carro e o local de rodagem. Carros que são utilizados bastante, como os de aplicativo de transporte de passageiros, de serviços de delivery ou frotas em geral, geralmente têm este tempo encurtado.
Já se o veículo é pouco utilizado, a cada 15 mil km pode ser um bom prazo. Porém, tudo isso também depende do local em que o carro roda. O intervalo deve ser menor em estradas de terra, por exemplo, porque o alto índice de poeira e detritos reduz a vida útil do filtro de ar.
De qualquer forma, é importante que o filtro de ar seja monitorado e trocado regularmente, evitando danos às peças e, consequentemente, gastos desnecessários com a manutenção do desempenho do motor.
Além de conseguir uma melhor eficiência no consumo de combustível, a troca do filtro de ar também ajuda a prevenir problemas mecânicos e ainda colabora com a natureza e a saúde de todos, reduzindo a emissão de gases poluentes.
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