Quem começa um negócio próprio muitas vezes não têm ideia de todos os desafios do empreendedorismo.
Afinal, não basta começar. Manter a empresa aberta requer uma boa gestão de negócios, com um bom planejamento estratégico e muita atenção à gestão financeira, entre outros pontos fundamentais para o sucesso no mercado.
Além disso, com o mercado competitivo ao extremo, é importante investir no desenvolvimento profissional para melhorar a produtividade e criar diferenciais que aumentem a fidelização de clientes.
Quer saber como enfrentar – e superar – os desafios do empreendedorismo? Então leia este artigo até o fim e descubra também como a Zignet pode ser sua aliada nesse processo!
Gestão financeira: um dos maiores desafios do empreendedorismo
Saber reconhecer os desafios do empreendedorismo não serve apenas para superar dificuldades, mas também para identificar oportunidades de crescimento.
Um dos pontos mais importantes é a gestão financeira, já que sem um controle eficiente qualquer empresa corre um sério risco de fechar as portas.
E uma parte importante da gestão financeira é o fluxo de caixa. Através dele é possível acompanhar todas as entradas e saídas de valores da empresa. E, para isso, a ferramenta utiliza o dinheiro disponível e o saldo das contas bancárias para manter a vida financeira do negócio bem organizada.
Através da análise do fluxo de caixa você pode tomar diversas decisões embasadas, como remanejar recursos entre setores, evitar gastos com multas e penalidades por atrasos no pagamento de taxas e impostos, e até planejar suas reservas e investimentos, entre muitas outras possibilidades.
Por outro lado, através da gestão de despesas e receitas você consegue controlar efetivamente a rentabilidade e desempenho das atividades empresariais.
Assim é possível identificar desperdícios e gastos excessivos, quais os setores que precisam de investimento e gargalos financeiros que prejudicam os negócios.
Outro ponto importante é que muitas vezes é impossível prever quando haverá uma dificuldade, como na caso de uma pandemia, doença, crise econômica etc.
Então, é importante ter uma reserva financeira para tempos difíceis. O ideal é que o valor do fundo de reserva seja equivalente a, pelo menos, seis meses de custos da empresa.
Mas há várias outras ferramentas de gestão financeira que podem ser utilizadas, como o balanço patrimonial, auditoria interna, automação dos sistemas de cobrança, conciliação bancária etc.
Faça um planejamento estratégico
O planejamento estratégico define as ações mais adequadas para que a empresa consiga alcançar seus objetivos, tendo como base as necessidades e oportunidades previamente identificadas.
O primeiro passo para a criação de um planejamento estratégico é a definição de metas e objetivos claros e possíveis, a curto, médio e longo prazo.
Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a Análise SWOT (identificação de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em português).
Dessa forma é possível identificar oportunidades de desenvolvimento das equipes e da empresa e gerar um plano de ação e acompanhamento que guie seus negócios para uma posição de liderança no mercado mesmo em tempo difíceis.
Adaptação ao mercado
Para muitos empreendedores, a adaptação ao mercado é um dos grandes desafios, principalmente nos últimos tempos, com mudanças tão rápidas desencadeadas pela pandemia.
E essa adaptação é uma questão de sobrevivência empresarial, já que é preciso estar antenado com os novos hábitos de consumo para atender à demanda com qualidade. Para isso, as pesquisas de mercado são essenciais, porque mostram como seu público-alvo se comporta, o que espera e o que despreza.
O empreendedor deve ter uma mentalidade de vanguarda, sempre buscando formas de adaptar seu produto ou serviço às novas tendências e procurando melhorar seu padrão de qualidade e atendimento constantemente.
Além disso, é preciso estar sempre aberto às inovações que transformam pequenas empresas em líderes, aproveitando oportunidades geradas em tempos de crise, por exemplo, para se reinventar.
Apple, BMW, Marvel, Lego, Nokia, Nintendo e Starbucks são algumas das gigantes que quase morreram e se reinventaram, voltando ainda mais fortes após momentos de crise.
Gestão de pessoas
Os ativos humanos são o maior patrimônio de uma empresa, mas deixar seus colaboradores motivados, engajados e satisfeitos é um sério desafio do empreendedor.
Mas uma gestão de pessoas bem elaborada transforma seu ativo humano em um diferencial poderoso no mercado, potencializando a atração e a retenção de talentos.
Crie uma política de benefícios e incentivos, com plano de carreiras e salários, programas de capacitação e desenvolvimento de habilidades e processos de feedback.
Mas gere uma cultura organizacional alinhada à estratégia, englobando todos os momentos de seus colaboradores na empresa, desde o recrutamento, seleção e onboarding até a formação de lideranças.
Marketing e relacionamento com clientes
Um dos desafios do empreendedor é fazer o seu produto ou serviço conquistar seu público-alvo. Uma estratégia de marketing bem estudada e estruturada conforme a realidade do mercado e da sua empresa pode alavancar suas vendas e fidelizar clientes.
Principalmente depois da pandemia, a digitalização dos processos é uma realidade incontestável em qualquer área. As pessoas pesquisam, escolhem e compram online, se relacionam com outras pessoas e com as marcas através da internet. Por isso, se o seu negócio não tiver uma presença digital, ele está fadado a se perder coberto pela concorrência.
Uma das vantagens do marketing digital é o baixo custo em comparação ao marketing tradicional, offline. Além disso, pode ser mais facilmente mensurado, já que dispõe de diversas métricas que o ajudam a testar caminhos e descobrir as estratégias mais assertivas.
Por outro lado, o marketing digital o aproxima dos clientes, abrindo um ponto de relacionamento que possibilita muito mais interação e até contatos em tempo real com seu público.
Claro que vale uma complementação com o marketing offline, até porque é a junção das estratégias complementares que vão impulsionar seus negócios e conquistar embaixadores para a sua marca através da fidelização de clientes.
O investimento na geração de valor através do marketing de conteúdo, por exemplo, foi a estratégia escolhida por empresas como Nubank, Banco Pan, Friboi e Itambé, entre muitas outras que cresceram e se tornaram referência em seus nichos através do marketing digital.
Burocracia e legislação
Dependendo do tamanho e da área, abrir e manter uma empresa requer tanta burocracia e enquadramento na legislação que para muitos é um dos desafios do empreendedorismo mais desgastantes.
Porém, mesmo lentos, custosos e extremamente detalhados, esses processos precisam ser realizados de forma precisa e criteriosa. Uma empresa de médio porte, por exemplo, tem praticamente uma dezena de impostos que precisam ser pagos (entre eles ICMS, ISS, CPP, Cofins, IRPJ etc.) além das exigências do regime tributário escolhido.
Por isso, o ideal é investir em um serviço de consultoria especializada, com contadores e advogados de confiança, que fiquem atentos aos prazos e às atualizações legais.
Outra forma de facilitar a adequação às leis e à burocracia é através da automação dos processos. Assim é possível reduzir esquecimentos e falhas humanas e ganhando mais agilidade e evitando gastos desnecessários com multas, juros e penalidades por atrasos.
Como a Zignet pode ajudar você a vencer desafios
É muito importante ter uma noção exata dos desafios em manter uma empresa aberta e buscar os meios cabíveis para superá-los com comprometimento, inovação e determinação.
Hoje a tecnologia oferece diversas ferramentas que ajudam o empreendedor a reduzir a carga de preocupações, criando condições mais favoráveis para se relacionar com colaboradores e clientes, e também ficar em dia com suas obrigações financeiras.
A Zignet ajuda o empreendedor oferecendo parcelamento de dívidas e boletos em até 12X no cartão de crédito, dando mais prazo para a sua empresa se capitalizar.
Venha saber mais sobre todas as facilidades do Zignet para sua empresa e continue acompanhando as dicas no nosso Blog!
Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.