Logo Zignet branco

| Blog

Search

Como regularizar os débitos veiculares no Detran-MG

Índice do conteúdo
Rate this post

Já percebeu como uma pequena dívida atrasada pode se tornar uma imensa dor de cabeça? É o que acontece com os débitos veiculares. Quando você atrasa ou fica sem pagar um imposto, uma multa ou uma taxa, como a do licenciamento, as penalidades acabam sendo bem piores do que a dívida original.

Se você mora em Minas Gerais, essa é a hora de resolver esse assunto de uma vez por todas. Leia este artigo até o fim e veja como regularizar os débitos veiculares no Detran-MG!

O que são débitos veiculares

Débitos veiculares são todas as dívidas relativas ao seu carro, moto, ônibus, van, caminhão etc. São obrigações anuais que todo proprietário de veículo automotor possui, e que se não forem pagas geram diversas penalidades. Entre elas estão o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório – DPVAT, a taxa de licenciamento e as multas, por exemplo.

Então imagine que você esqueceu de pagar uma multa – que até poderia ter desconto se fosse quitada até o vencimento. Essa multa gera outros gastos, como juros e encargos, que vão se somar ao valor original. Isso sem falar nos pontos que já foram para a carteira e podem se acumular se outras infrações forem cometidas. 

Já os impostos atrasados, como o IPVA, podem parar na dívida ativa – e aí vem mais multa e juros. Além disso, o não pagamento das multas e do IPVA impede que você renove o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), o documento de porte obrigatório que gera mais multa e até apreensão do veículo se não estiver em dia, mesmo que já tenha pago a taxa do licenciamento.

Enfim, os débitos veiculares viram uma bola de neve de problemas que pesam cada vez mais no bolso se não forem logo resolvidos. 

Como consultar débitos veiculares no Detran-MG

Com a correria do dia a dia, muitas vezes temos débitos veiculares e nem sabemos. Pode ser por causa de um esquecimento, falta de atenção aos prazos ou até mesmo uma multa que não chegou ao seu conhecimento. 

A verdade é que, de uma forma ou de outra, multas de trânsito, IPVA atrasado ou licenciamento anual não pago devem ser regularizados o mais rápido possível.

Por isso é bom fazer uma consulta de débitos veiculares com uma certa regularidade. No próprio site do Detran-MG, na aba “veículos/Situação do veículo” você pode fazer a pesquisa.

Para isso, é bom ter o CRLV em mãos para preencher um formulário eletrônico informando o número do chassis e da placa. Depois de  digitar o código captcha, clique em “pesquisar”.

Ou você pode simplesmente informar a placa do veículo no site da Zignet, parceira do Detran-MG. Rapidamente, e em apenas uma página, aparecerão todos os débitos veiculares devidos, assim como a opção de pagamento em até 12X no cartão de crédito à sua escolha.

Veja como fazer o pagamento dos débitos veiculares

O Detran-MG também oferece algumas formas de pagamento. Uma delas é à vista, ou seja, você pode quitar tudo de uma vez só. A guia de pagamento é gerada no próprio site onde você faz a consulta e o pagamento pode ser feito em lotéricas e nos bancos credenciados, cuja lista também está no site.

Mas se achar que pagar à vista vai ficar pesado no orçamento, não tem problema. O Detran-MG também oferece parcelamento de débitos no cartão de crédito através de empresas credenciadas – e a Zignet é uma delas.

Na Zignet você pode parcelar em até 12X no cartão de crédito que escolher, mas o pagamento entra como à vista nos cofres públicos. Assim, as dívidas pendentes são quitadas rapidamente e a situação do veículo é regularizada.

Vale lembrar que o pagamento em dia das taxas não interfere no parcelamento.

Regularização de IPVA atrasado

Negligenciar o pagamento do IPVA não é um bom negócio. Apesar de cada estado ter liberdade para fazer suas próprias regras, já que o imposto é estadual, no geral há multa adicionada a cada dia de atraso que passar da data de vencimento, até o máximo de 20%. E há ainda o acréscimo de juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, dependendo do que for maior.

Além disso, o não pagamento do imposto impede que você faça a renovação do CRLV. E aí sim, rodar com o documento obrigatório do carro atrasado é infração gravíssima, com multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira de motorista.

Lembre-se também que, sem o CRLV em dia, não é possível fazer a transferência de propriedade, então uma possível venda também é prejudicada.

A verificação e o pagamento do IPVA atrasado no Detran-MG segue o mesmo processo já descrito anteriormente para os débitos veiculares. Assim como na Zignet é ainda mais fácil e rápido consultar e pagar.

Tudo o que você tem a fazer é colocar a placa do carro e a dívida do IPVA atrasado vai aparecer juntamente com qualquer outro débito veicular. 

Depois disso, basta selecionar em quantas vezes quer fazer o parcelamento do débito, que pode ser pago na Zignet em até 12X no cartão de crédito. O Detran-MG recebe o pagamento à vista, portanto em pouco tempo o imposto já está regularizado junto ao órgão.

Regularização das multas de trânsito

Todo motorista tem obrigação de pagar a multa de trânsito, assim como o direito, por lei, de recorrer. Mas muita gente não faz nem uma coisa nem outra e não tem ideia do que acontece quando o pagamento não é efetuado. 

Para começar, há o acréscimo de juros e multas adicionais proporcionais ao valor original da infração. Além disso, ela também pode ser inscrita na dívida ativa, gerando juros ainda maiores e correção monetária, além de sanções como ter o CPF negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Outro problema é que a falta de pagamento das multas, assim como o IPVA, também impede o licenciamento, que é a renovação do CRLV. E, como já vimos, o documento obrigatório precisa ser renovado anualmente sob o risco de mais multas, pontos na CNH e até possível apreensão do veículo.

Além disso, um veículo com multas atrasadas também é mais difícil de vender, assim como com débitos veiculares em aberto.

Você pode verificar se há multas abertas no site do Detran-MG, na aba “Infrações”. Lá, há várias opções de consultas, entre elas as “Infrações”. Clique na opção desejada, como “Consultar edital de publicação de autuação, penalidade e advertência”, preencha o formulário e clique em “Pesquisar”.

Mas pela Zignet é mais fácil. O processo é o mesmo já descrito anteriormente: é só colocar a placa do carro e todas as multas e demais débitos veiculares pendentes aparecerão na mesma página. Depois basta selecionar o que quer pagar e escolher o cartão de crédito de sua preferência para parcelar em até 12X. 

Assim você regulariza a situação do veículo, impede a geração de mais multas, juros, correção monetária e a inscrição da dívida ativa e pode rodar tranquilo novamente.

Regularize seus débitos veiculares com a Zignet

Ter débitos veiculares em aberto só gera problemas e dor de cabeça. A dívida aumenta cada vez mais e você ainda pode ter o carro apreendido. Além disso, você não pode transferir a propriedade do veículo, o que prejudica bastante quem está pensando em trocar de carro.

E na Zignet é tão fácil e leve quitar as dívidas, que não vale a pena correr esse risco. Parcelando em até 12X no cartão de crédito fica tranquilo de encaixar no orçamento.

Venha conhecer esta e outras facilidades da plataforma Zignet e descubra outras dicas no nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações