Logo Zignet branco

| Blog

Viagens de férias: o que fazer quando vai viajar de carro?

Tempo de leitura: 7 minutos
Viagens de férias: o que fazer quando vai viajar de carro?
Índice do conteúdo
Rate this post

Elas podem até ser curtas, mas são aguardadas com ansiedade. As férias de meio de ano são uma ótima chance de fazer aquela viagem de carro com a família ou os amigos que está sendo programada há tempos. Mas nada como um bom planejamento para evitar aborrecimentos perfeitamente evitáveis.

Roteiro na mão e malas quase prontas? Então é hora de conferir algumas dicas antes de colocar as rodas na estrada. Afinal, toda viagem inesquecível começa com um bom planejamento. 

Veja como fazer um planejamento de viagem perfeito e aproveitar muito mais as suas férias de inverno!

 

Verificação do veículo

O primeiro passo para uma viagem de carro bem sucedida é a verificação do veículo. Há itens que você mesmo pode checar, como luzes, nível e troca do óleo, limpadores de parabrisas, a calibragem e o estado dos pneus, mas o ideal mesmo é fazer uma revisão completa com um mecânico de confiança.

Faça um check-list do que não pode faltar: motor, câmbio, todas as luzes e o sistema elétrico, ar-condicionado, sistema de frenagem, de arrefecimento, suspensão e pneus. 

Só com uma revisão veicular completa antes de viajar você aumenta a segurança na estrada e reduz as chances de ter dor de cabeça por causa do carro.

 

Coloque a documentação em dia

Esse é outro ponto fundamental, já que rodar com a documentação irregular é uma dor de cabeça praticamente certa. Imagine sair de férias e acabar multado porque está com o CRLV atrasado ou a carteira de habilitação vencida? E ainda corre o risco de ter o carro rebocado.

Então não perca tempo e acerte tudo de uma vez. Confira na Zignet se há débitos veiculares em aberto e parcele tudo em até 12X no cartão de crédito.

É só colocar a placa do carro e pagar o que for preciso – multas, taxas, pagar IPVA, licenciamento, seguro – sem pesar no bolso. E com o parcelamento de débitos em até 12X você nem precisa mexer no dinheiro da viagem.

 

Planejamento da rota e condição das estradas

Conhecer novos lugares é uma delícia, mas não deixe de planejar sua rota com antecedência. Faça uma pesquisa sobre os melhores trajetos – mais bonitos, com mais opções de paradas para descanso, com pontos turísticos interessantes, com mais postos de gasolina e melhores condições nas estradas.

Não esqueça que esse planejamento de rota também deve considerar as condições climáticas, então sempre veja a previsão do tempo antes de viajar.

Esteja preparado para situações adversas, como neblina (sempre usando farol baixo), calor intenso (ar-condicionado funcionando) e chuva (aumente a distância dos carros, farol baixo aceso, para-brisas em perfeito estado e velocidade mais baixa com atenção redobrada).

E use a tecnologia como sua aliada: os aplicativos são uma ótima solução para fugir de roubadas como engarrafamentos ou pontos de alagamento. 

Google Maps, Waze, TripAdvisor, Climatempo e WykRota são alguns deles. Assim você pode ter acesso a rotas alternativas e até cálculos de gasto de combustível e pagamento de pedágios.

 

Segurança e prevenção de acidentes

Infelizmente, nem tudo em uma viagem de carro pode ser previsto. Incidentes acontecem, mas você pode estar preparado para eles. A segurança, portanto, deve estar sempre em primeiro lugar. 

Lembre-se de que todos os passageiros devem usar cinto de segurança – crianças e pets com seus equipamentos específicos de acordo com o tamanho e a idade. 

Jamais ultrapasse o limite de velocidade indicado em cada trecho, obedeça à sinalização e não dirija cansado. Pare de 3 em 3 horas para esticar o corpo, beber água e aliviar a cabeça. Segundo o Ministério dos Transportes, 53,7% dos acidentes acontecem por imprudência dos motoristas, inclusive devido ao cansaço.

Mantenha sempre uma distância segura dos outros carros e, em caso de acidente, tente manter a calma. Avise à polícia e às autoridades de trânsito, acione o seguro veicular e procure manter todos em segurança até o socorro chegar.

 

Monte kits de emergência

Os kits de emergência são fundamentais na viagem de carro. Um deles deve ser para o carro, com aqueles itens de segurança obrigatórios e precisam estar sempre em bom estado: estepe, macaco, chave de roda, triângulo e lanterna.

Mas faça também um kit de emergência para as pessoas, com cobertor e agasalhos extras, travesseiros, papel higiênico, água e alimentos não-perecíveis. Não esqueça de incluir alguns medicamentos, como analgésicos e antipiréticos. Esses itens são uma verdadeira salvação se vocês precisarem ficar parados muito tempo na estrada por qualquer motivo.

 

Economia de combustível

Sabia que manter uma velocidade constante, dentro dos limites estipulados para a via, ajuda a economizar combustível? Mais dinheiro para aproveitar as férias.

Então evite acelerações bruscas, procure trocar as marchas na rotação correta do motor, evite carregar peso além do indicado no manual do proprietário, mantenha a calibragem correta dos pneus e abandone o hábito de “aquecer” o motor antes de sair.

Tudo isso colabora para a eficiência no consumo, o que você também consegue mantendo o carro em dia com as manutenções preventivas.

 

Cuide do entretenimento para as crianças e o conforto dos passageiros

O motorista não pode perder a atenção na estrada, mas as crianças merecem se distrair durante a viagem de carro. Providencie jogos e brincadeiras de entretenimento no carro para os pequenos, mas também não esqueça do conforto para os grandinhos. No inverno, mantas e almofadas de apoio para a cabeça são sempre bem-vindos.

 

Alimentação durante a viagem: providencie lanches rápidos

As paradas para alimentação e descanso devem ser feitas a cada 3 horas, como já falamos. Mas nada impede que vocês façam lanches práticos durante o trajeto, como sanduíches naturais, barrinhas de cereais ou proteínas e frutas. 

E não esqueça de manter a hidratação em dia, com bastante água, sucos e refrescos naturais.

 

Hospedagem e paradas noturnas: programe-se

Não deixe nada para em cima da hora: o planejamento é fundamental na viagem de carro. Por isso, programe a hospedagem na viagem e as paradas noturnas com antecedência. 

Além dos aplicativos que já citamos, você também pode programar sua hospedagem pelo Around Me, que reúne informações sobre os arredores através da geolocalização, e o TripIt, que inclusive funciona offline e te ajuda a fazer todo o roteiro, incluindo hospedagens.

Mas sempre evite paradas por pequenos problemas, já que as estradas tendem a ficar mais perigosas no escuro e propícias a abordagens mal intencionadas. Se tiver que parar, procure espaços abertos e bem iluminados. Se oferecerem socorro mecânico, melhor ainda.

Não esqueça que a tecnologia é sua grande aliada. Os dispositivos eletrônicos permitem o acesso aos diversos aplicativos de viagens e ajudam a pedir socorro se necessário – então não esqueça o carregador.

 

Previna-se contra roubos e furtos

Não viaje sem estar com seu seguro em dia, afinal, incidentes acontecem. Evite deixar itens de valor no carro nas paradas e sempre cheque bem o trancamento das portas e fechamentos dos vidros.

Evite parar em locais escuros e desertos. Se possível, instale dispositivos de segurança, como alarmes e rastreadores, que permitam a localização do carro em tempo real.

 

O que fazer se for multado

Por mais cuidado que se tenha, algumas vezes é impossível não ser surpreendido por uma multa. A lei garante seu direito à contestação, mas dependendo do caso o pagamento rápido é o melhor caminho para evitar mais gastos e irregularidades na documentação.

Aproveite as facilidades da Zignet e evite débitos em aberto, parcelando tudo em até 12X no cartão de crédito. Aproveite para colocar em dia também qualquer outro débito, como IPVA, taxas, licenciamento e boletos em geral. Parcelando em até 12X no cartão, o orçamento continua livre para aproveitar a próxima viagem.

 

Volta para casa

A volta para casa também merece atenção, então dirija com calma, mas sempre defensivamente. Respeite a sinalização e as normas de segurança e não esqueça de fazer mais um check-list no carro para a viagem de volta. Confira tudo, renove os itens dos kits e programe as paradas estratégicas para evitar dirigir cansado.

Revise também todos os itens de segurança, especialmente de crianças e pets e não esqueça de checar as condições da estrada e do clima.

 

Viaje mais tranquilo com a Zignet

A viagem de carro é uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos, principalmente quando você valoriza a segurança e a direção defensiva. E a Zignet é a parceira perfeita para te ajudar a regularizar a documentação sem pesar no bolso, sobrando mais recursos para aproveitar as férias.

Venha ver como parcelar tudo e até 12X no cartão de crédito, conheça outras facilidades no nosso site e descubra mais dicas de viagem no nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações