Logo Zignet branco

| Blog

Licenciamento em São Paulo: tudo que você precisa saber antes de pagar

Tempo de leitura: 8 minutos
Licenciamento
Índice do conteúdo
Rate this post

Nada como a tranquilidade de rodar com o carro regularizado, concorda? E quem não quer ter dor de cabeça deve ficar de olho no calendário para pagar o licenciamento em São Paulo. 

O licenciamento em São Paulo começa em julho e termina em dezembro, de acordo com o final da placa do carro. O pagamento pode ser feito do primeiro ao último dia do mês de vencimento.

Porém, é preciso fazer a regularização de débitos vinculados ao veículo. E com a Zignet isso é fácil, porque você pode parcelar tudo em até 12X no cartão de crédito.

Vale lembrar que o licenciamento anual é obrigatório, uma vez que é ele que atesta que o veículo está de acordo com as normas de segurança e que permite que o proprietário tire o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que também precisa ser atualizado todos os anos. 

Não esqueça que quem for pego rodando com documento atrasado está sujeito a multa e às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quer saber mais sobre como pagar o licenciamento em São Paulo e evitar  problemas? Então leia este artigo até o fim e descubra tudo sobre o assunto!

 

Quem precisa licenciar o veículo?

A princípio, todos os veículos precisam fazer a renovação de licenciamento em São Paulo. Mas fique atento: não pode haver qualquer restrição judicial ou administrativa, como bloqueio de qualquer tipo (falta de transferência, apreensão etc.), nem registro de furto ou roubo.

Já os veículos movidos a GNV (gás natural) precisam realizar a inspeção anual de segurança antes de pagar o licenciamento. É muito importante que o laudo esteja dentro da validade e que não tenha sido utilizado para emitir outro CRLV-e (a menos que tenha sido emitido até 60 dias antes da data do licenciamento).

Os caminhões cuja carroceria são do tipo basculante e os caminhões-tratores destinados à movimentação e operação de veículos rebocados com carroceria tipo basculante precisam ter instalado um dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária dessa carroceria. 

O agendamento para a regularização pode ser feito diretamente no site do Detran-SP, em Alteração de Características do Veículo. O não cumprimento desse critério está sujeito a penalidades previstas no CTB.

Outro detalhe importante é que é preciso que o veículo já tenha sido licenciado em 2023. Caso contrário, será preciso pagar duas taxas em vez de uma. 

 

Prazo para licenciamento

O prazo para licenciamento começa em julho e vai até dezembro para os veículos de passageiros, que são os carros, motocicletas, ônibus, reboques e semirreboques.

Já caminhões e tratores têm prazos diferentes dos demais, com o calendário começando a partir de setembro. 

Mas seja qual for o tipo de veículo, não é possível pagar licenciamento se houver débitos em aberto, seja IPVA, multas, seguros ou taxas. Qualquer dívida relacionada à placa do carro deve ser quitada antes do pagamento ser feito. 

Em São Paulo, desde 2021 o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) está zerado, mas quem tiver débitos pendentes anteriores pode clicar aqui para consultar os valores.

Na Zignet você paga tudo sem pesar no bolso, parcelando débitos veiculares em até 12X no cartão de crédito. Assim, em pouco tempo a situação fica regularizada no Detran-SP e você já pode fazer o licenciamento 2024 sem qualquer problema.

Veja o calendário a seguir:

Veículos de passageiros

 

Final de Placa Período de Licenciamento 2024 SP 
1 e 2 Julho 
3 e 4 Agosto 
5 e 6 Setembro 
7 e 8 Outubro 
Novembro 
Dezembro 

 

Caminhões e tratores

 

Final de Placa Período de Licenciamento Caminhão e Trator SP
1 e 2 Setembro 
3, 4 e 5 Outubro 
6, 7 e 8 Novembro 
9 e 0 Dezembro 

 

Fique atento às datas, porque se você atrasar o licenciamento, não poderá tirar o CRLV do ano, o documento de porte obrigatório. E, se você for parado em uma blitz ou fiscalização e o carro não estiver licenciado, receberá uma infração gravíssima, além de 7 pontos na carteira e uma multa de R$ 293,43.

 

Passo a passo para fazer o licenciamento

Fazer o licenciamento 2024 em São Paulo não é difícil, mas é preciso entender o passo a passo para não deixar nenhum detalhe de fora. 

1. Pesquise débitos e impedimentos

Faça uma consulta de débitos online pela Zignet para saber se há dívidas em aberto. Basta colocar a placa do carro e em uma só página aparecerão multas, IPVA, taxas e qualquer outro débito veicular que esteja pendente. 

Escolha seu melhor cartão de crédito e parcele em até 12X todos os débitos. É seguro, prático, rápido e não pesa no bolso. Em pouco tempo a situação estará regularizada junto ao Detran-SP e você poderá fazer o licenciamento.

Pesquise também se não há qualquer bloqueio ou impedimento. Você encontra essas informações no próprio site do Detran-SP. 

Se houver algum impedimento é preciso fazer um agendamento especial para atendimento presencial na unidade de registro do veículo, clicando aqui.

2. Pague o licenciamento em São Paulo

O próximo passo é pagar o licenciamento. A taxa deve ser feita pelo sistema bancário ou pela própria Zignet, com seu cartão de crédito, parcelando em até 12X. 

O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no CRLV.

3. Faça o download do documento

Dentro de 24 horas úteis após a confirmação do pagamento, o CRLV já estará disponível. Desde 2020 ele passou a ser digital, mas é possível fazer o download ou imprimir pelo portal do Detran-SP, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal de serviços do Senatran.

 

Documentos necessários

Para agilizar o processo, o ideal é separar todos os documentos necessários com antecedência. É interessante ter o comprovante de pagamento do IPVA atual e do exercício anterior, comprovante de licenciamento do ano anterior (caso o veículo não seja zero) e o comprovante da taxa de licenciamento paga.

Porém, na prática é necessário apenas ter o número do Renavam em mãos, aquele que consta no CRLV. Mas como o veículo não pode ter dívidas pendentes, faça uma busca para saber se há débitos veiculares em aberto. 

Você precisa apenas preencher os dados da placa do carro no portal Zignet para encontrar e quitar qualquer pendência em até 12X pelo cartão de crédito da sua preferência.

 

Custo do licenciamento

Como falamos anteriormente, é preciso pagar uma taxa de licenciamento. Cada estado tem liberdade para determinar o valor cobrado e em São Paulo ele custa R$ 160,22 para motos, carros e caminhões, um aumento de 3,21% em relação a 2023. 

 

Formas de pagamento

Você tem liberdade para escolher como pagar o licenciamento de veículos. O pagamento pode ser feito presencialmente na agência da sua preferência ou online, por PIX, nos bancos conveniados nos quais você tem conta ou nas casas lotéricas.

Ou você pode escolher suavizar o pagamento em até 12 parcelas na Zignet. Assim você quita não só a taxa de licenciamento, mas paga também o DPVAT, IPVA, multas e qualquer outro débito em aberto com todo o conforto e segurança, regularizando de vez a situação do seu veículo.

 

Impacto do IPVA, multas e débitos pendentes no licenciamento

O IPVA atrasado em si não gera multa, mas impede que o licenciamento seja feito – e, consequentemente, a emissão do CRLV atualizado. Por isso é importante manter o imposto em dia, assim como qualquer outro débito veicular. 

Lembre-se de que se for pego em uma fiscalização de licenciamento você provavelmente receberá multa por estar com o documento do carro atrasado, o que vai pesar ainda mais no bolso.

É muito importante que sempre observe o prazo para a renovação anual, evitando que o documento perca a validade.

A Zignet é a ferramenta perfeita para te ajudar a evitar débitos pendentes e surpresas desagradáveis. Basta inserir regularmente a placa do seu carro na plataforma e acompanhar se há alguma multa ou imposto atrasado vinculado ao veículo.

 

Licenciamento para veículos financiados

O licenciamento para veículos financiados ocorre da mesma forma que para os demais. A única diferença é que há uma observação no CRLV referente à existência de alienação fiduciária (ou seja, restrição financeira à transferência de propriedade do veículo). 

A finalidade é garantir que o veículo financiado não seja objeto de outra operação simultaneamente, dando mais segurança à transferência de propriedade e financiamento de veículos.

A atualização é feita eletronicamente pela financeira vinculada ao Sistema Nacional de Gravames (SNG). Depois de quitado o financiamento, o proprietário deverá providenciar um novo CRLV quando for transferida a propriedade.

 

Licenciamento para veículos de outros estados

Se o financiamento do veículo for de outro Estado, a financeira deverá transferir o gravame para o Estado de São Paulo. Depois é preciso apresentar o CRLV original, comprovante de pagamento de débitos veiculares, do novo endereço e da sua CNH. 

Não esqueça que ao atualizar o documento do carro de um estado para o outro, a placa do veículo também deverá ser alterada – o que também gera uma taxa de emplacamento.

 

Dicas para evitar problemas com o licenciamento

O licenciamento costuma ser um processo rápido e simples, mas algumas dicas podem ajudar ainda mais. 

Regularize as pendências relacionadas ao veículo antes de iniciar o processo de licenciamento. Faça uma busca pela Zignet e parcele tudo no cartão de crédito para não atrapalhar seu orçamento.

Se precisar de atendimento presencial, faça logo o agendamento.

Sempre confira a documentação necessária e reúna tudo com antecedência.

Algumas situações podem demandar vistoria do veículo para comprovar as condições de segurança e conformidade. Confira todas as regras no site do Detran-SP.

A fiscalização de licenciamento pode acontecer a qualquer momento e em qualquer local. Ela é feita em blitz ou em situações de emergência, como uma colisão, por exemplo. Então esteja sempre com a documentação em dia.

 

Conte com a Zignet para facilitar o licenciamento em São Paulo

Como você viu, é preciso estar com todos os débitos pagos antes de pagar o licenciamento, por isso é muito importante fazer uma busca detalhada previamente. 

O que é muito fácil pela Zignet, já que basta apenas colocar a placa do carro. Todos os débitos veiculares pendentes vão aparecer na mesma página. Depois é só escolher o cartão de crédito e parcelar tudo em até 12X. Em pouco tempo a situação do veículo estará regularizada e você poderá pagar licenciamento e receber seu CRLV atualizado. 

Venha conhecer todas as facilidades da plataforma Zignet e continue recebendo as dicas do Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações