Logo Zignet branco

| Blog

O que faz o gestor de frotas?

Tempo de leitura: 5 minutos
gestor de frotas
Índice do conteúdo
Rate this post

No planejamento estratégico de uma empresa, uma figura ganha cada vez mais destaque: o gestor de frotas. Com o crescimento vertiginoso do setor de delivery e de todo o aparato tecnológico que envolve a logística, a função se tornou fundamental na busca por competitividade.

Mas qual é exatamente o papel do gestor de frota? Na verdade, o profissional faz bem mais do que coordenar entradas e saídas de veículos e condutores. 

Há uma infinidade de detalhes que precisam ser pensados para que as tomadas de decisão sejam embasadas, impactando direta e positivamente na produtividade da empresa e até mesmo na imagem corporativa para o consumidor.

Leia este artigo até o fim para entender tudo sobre o assunto e descobrir como a tecnologia pode ser a maior aliada do gestor de frotas.

 

Qual a função do gestor de frotas?

A principal função do gestor de frotas é garantir que todos os veículos da empresa estejam operacionais, os motoristas sejam capacitados e eficientes, e que ambos estejam de acordo com as normas da empresa e com a legislação vigente. 

É dele também a responsabilidade de decidir entre a compra, leasing ou terceirização da frota, assim como escolher os veículos mais apropriados às necessidades da empresa, considerando todos os setores que serão atendidos por ela.

Dentro deste universo, há um mundo de subfunções que também fazem parte da gestão de frota.

Administração da manutenção e da regularização dos veículos

A manutenção preventiva, corretiva ou emergencial dos veículos é de responsabilidade do gestor. Ele deve organizar um calendário de revisões visando detectar possíveis futuros problemas, assim como escolher oficinas para reparos necessários e tomar decisões rápidas em casos emergenciais.

Da mesma forma, ele deve cuidar para que a documentação dos veículos da frota própria esteja em dia, controlando o pagamento de impostos, taxas e multas, de forma que não haja débitos pendentes que possam gerar mais gastos para a empresa. No caso de frotas terceirizadas, essa função cabe à empresa contratada.

O gestor também deve fazer o acompanhamento da situação legal dos motoristas, como a regularidade da CNH, prazo de validade, pontos na carteira e possíveis bloqueios administrativos.

Organização e planejamento estratégico

O gestor de frotas deve ser capaz de fazer um planejamento estratégico que garanta a efetividade de entregas nos prazos acordados, assim como tomar ações em curto, médio e longo prazo que aumentem a eficiência da frota, evitando desperdícios de tempo, dinheiro e oportunidades. 

Gestão de combustível

Cabe ao gestor monitorar o consumo de combustível e identificar quais os carros e/ou motoristas que têm apresentado maior consumo e por quê. 

O gestor também deve definir os melhores postos de abastecimento em relação a preço e qualidade do combustível, assim como fechar possíveis parcerias que signifiquem redução de custos ou facilidade de pagamento.

Gestão de equipe

Além de gerenciar a documentação dos motoristas, o gestor de frotas também deve ser capaz de identificar a forma como os veículos são conduzidos e aplicar treinamentos e capacitações para melhorar a performance nas vias. 

A direção defensiva reduz o risco de acidentes e de multas, evita o desgaste excessivo de diversos elementos dos veículos – reduzindo os custos com manutenção – e melhora a segurança no trânsito de uma forma geral.

Otimizar o uso dos veículos

É importante que o gestor de frotas otimize o uso dos veículos pesquisando as rotas mais eficientes para reduzir o tempo e os custos de viagem. Ele também deve planejar as paradas estratégicas nos percursos mais longos e monitorar os motoristas em busca de sinais de fadiga e cansaço.

Melhorar sistemas de segurança 

Outro ponto importante para o gestor de frota é a segurança dos motoristas e dos veículos. Cabe a ele implementar procedimentos e políticas de segurança, exigir o uso de acessórios como o cinto de segurança, e também providenciar e manter em dia o seguro de frota e a gestão de sinistros, coordenando os reparos necessários.

Além disso, é importante fazer o monitoramento de rotas com o uso de tecnologias como os sistemas de rastreamento por GPS e telemetria, que também ajudam a monitorar e identificar padrões de comportamento de risco e o desempenho dos motoristas, permitindo tomadas de ações corretivas quando necessário.

 

Tecnologia é a melhor aliada do gestor de frotas

Organização, habilidade de planejamento, pensamento estratégico, liderança e foco em resultados são algumas das competências que um bom gestor de frota precisa ter. Porém, uma coisa é fundamental: que ele esteja sempre alinhado com as novidades do mercado.

E, nesse sentido, a tecnologia é uma aliada poderosa do gestor de frota, automatizando processos, reduzindo gastos, minimizando a ocorrência de erros humanos e otimizando tempo.

Um bom software de gerenciamento de frotas é a ferramenta perfeita para tomadas de decisão mais assertivas. 

Veja algumas formas de como o software pode ajudar profissional:

  • Emite alertas de rodízio, recebimento de multas, prazos de licenciamento e débitos pendentes de veículos e condutores;
  • Permite um controle muito mais fácil e eficiente dos dados de veículos, motoristas e da documentação veicular;
  • Proporciona a consulta e monitoramento em lote da situação dos veículos.

 

Conheça o ZigAuto Frotas da Zignet

Com tantas funções, o gestor de frotas precisa de ferramentas que o ajudem a obter os melhores resultados para a frota e, consequentemente, para os negócios da empresa. 

O ZigAuto Frotas da Zignet foi elaborado por motoristas para motoristas, de forma a otimizar o planejamento estratégico do gestor, e ainda traz uma vantagem: através dele é possível pagar rapidamente todos os débitos veiculares em até 12x no cartão de crédito, ou à vista via PIX.

Dessa forma fica muito mais fácil manter as contas da frota em dia e evitar gastos desnecessários decorrentes de atraso no pagamento dos débitos veiculares, como multas e juros.

Teste o ZigAuto Frotas gratuitamente e conheça todas as vantagens do super app!

 

Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações